-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como principal objectivo complementar a formação iniciada em Biologia Celular I, bem como servir de introdução a UCs como a Genética Humana, a Farmacognosia e a Biologia Molecular. Desta forma, permite uma melhor integração entre as UCs.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT477-3077
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Diversidade biológica Vírus e priões Os três domínios 2 - Biologia vegetal Fotossíntese e respiração Histologia vegetal Desenvolvimento vegetal, especialização dos órgãos vegetais Sistemática e taxonomia de plantas. Evolução e diversidade biológica. Chave dicotómica e floras. Comparação da anatomia, morfologia, ciclo de vida e ecologia entre famílias botânicas com interesse farmacológico 3 - Diversidade biológica como fonte de produtos farmacêuticos Recursos naturais como fonte de novas moléculas Metabolitos primários e principais vias biossintéticas de metabolitos secundários Medicina tradicional, isolamento, purificação e inovações na obtenção de novos fármacos 4 - Biologia animal Estrutura e função Diversas formas, desafios comuns 5 - Técnicas de biologia celular Cultura de células Microscopia Citometria de fluxo Fraccionamento celular 6 - Genética Leis de Mendel Hereditariedade recessiva, dominante e ligada ao sexo Variações de dominância
-
Objetivos
Objetivos
Após a frequência desta unidade curricular, o estudante deverá reconhecer a diversidade biológica como fonte de moléculas bioativas com interesse farmacêutico, compreendendo a importância dos recursos naturais, especialmente das plantas, na descoberta de novos fármacos. Deverá identificar os principais metabolitos primários e vias de biossíntese de metabolitos secundários. Terá ainda conhecimentos sobre processos fundamentais como respiração celular, fotossíntese, transporte em plantas e desenvolvimento vegetal e animal. Será capaz de descrever estruturas e funções dos principais grupos de seres vivos, compreender as bases da hereditariedade e aplicar os princípios mendelianos na análise de pedigrees. Na vertente prática, adquirirá competências laboratoriais como microscopia, coloração de Gram, extração de pigmentos, técnicas de separação e cultura celular. Desenvolverá espírito crítico, autonomia e responsabilidade científica na aplicação dos conhecimentos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular adota metodologias inovadoras que estimulam a aprendizagem ativa e o pensamento crítico, com enfoque na integração entre teoria e prática. Para além das aulas laboratoriais, que desenvolvem competências técnicas essenciais, os estudantes participam em seminários criativos que os desafiam a aplicar os conhecimentos em contextos reais e a comunicar ciência de forma acessível. Estas atividades incluem o desenvolvimento de campanhas de divulgação científica ou estudos de caso sobre o impacto de fármacos em processos celulares, promovendo literacia científica, criatividade e competências de comunicação. É ainda promovido o uso de ferramentas digitais e plataformas interativas para apoio à aprendizagem contínua, fomentando a autonomia e a colaboração entre pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alberts, B., Bray, D., Hopkin, K., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., & Walter, P. (2017). Fundamentos da biologia celular (4ª ed.). Artmed. Campbell, N. A., Urry, L. A., Cain, M. L., Wasserman, S. A., Minorsky, P. V., & Reece, J. B. (2021). Campbell biology(12th ed.). Pearson Education, Inc. Campos, L. S. (2009). Entender a bioquímica (5ª ed.). Escolar Editora. Lodish, H., Berk, A., Kaiser, C. A., Krieger, M., Bretscher, A., Ploegh, H., Amon, A., & Scott, M. P. (2021). Molecular cell biology (9th ed.). W. H. Freeman and Company. Reece, J. B., Urry, L. A., Cain, M. L., Wasserman, S. A., Minorsky, P. V., Jackson, R. B., & Campbell, N. A. (2021). Campbell biology (12th ed.). Pearson Education, Inc.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não