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Apresentação
Apresentação
A disciplina de Comunicação e Prática Farmacêutica constitui-se como o suporte da intervenção farmacêutica a nível da farmácia comunitária e visa o desenvolvimento de competências (o saber, o saber-fazer, o saber-estar e o saber-ser) nesta área do exercício profissional promovendo uma atitude profissional ética. A presente unidade curricular tem também como objetivo geral proporcionar aos alunos uma formação em prática de farmácia comunitária, comunicação e técnicas de atendimento, bem como em práticas de aconselhamento terapêutico.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Trimestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
5 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT477-8501
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução Boas Práticas de Farmácia Conceção do espaço físico e Equipamentos Comunicação Práticas de comunicação na farmácia comunitária Técnicas de comunicação Aprovisionamento Critérios de arrumação da farmácia Gestão de Stocks, inventários, contagens físicas, validades, devoluções, quebras, sem consumo, erros de stock Compras (negociação, distribuidores e grupos) Dispensa de medicamentos Script de Atendimento MNSRM, MSRM, Genéricos, Psicotrópicos e Estupefacientes Medicamentos Manipulados (Serviço de Preparação de Medicamentos Individualizados) Farmacovigilância Dispensa de Dispositivos e Produtos de Saúde e Bem Estar (PSBE) Dispositivos Terapêuticos e de Autovigilância (Serviço Uso Correto de Dispositivos PSBE ¿ Noções de Gestão de Categorias Serviços Farmacêuticos Essenciais iSaúde Parâmetros bioquímicos e fisiológicos (CheckSaúde) Troca de Seringas Avançados Cuidados Farmacêuticos Vacinas e injectáveis TARV-HIV
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Objetivos
Objetivos
Conhecer os principais processos e operações da farmácia, atuando com vista à sua melhoria contínua. Compreender a importância da comunicação no dia-a-dia de um Farmacêutico Identificar as várias fases do aprovisionamento farmacêutico Promover o uso correto, seguro e eficaz de medicamentos e outros produtos de saúde Identificar as etapas para um atendimento de qualidade e diferenciado Reconhecer a importância da notificação de RAMs ao Sistema Nacional de Farmacovigilância Saber notificar RAMs ao SNF Descrever os aspetos legais e éticos relativos à preparação e dispensa de medicamentos Aplicar os procedimentos gerais de verificação de validade/autenticidade e de conteúdo da prescrição médica. Dominar técnicas de comunicação e linguagem adequadas ao nível sócio cultural do Utente Identificar os serviços farmacêuticos que podem ser prestados na farmácia Aplicar o método SOAP no acompanhamento de Doentes Identificar, classificar e resolver Problemas Relacionados com Medicamentos
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas Teóricas - Aulas magistrais com frequência voluntária, seguindo o programa definido de acordo com os objetivos da disciplina. Aulas Teórico-Práticas - Aulas tutoradas, orientadas por um docente, destinadas a complementarem os conteúdos programáticos ministrados nas aulas teóricas. Trabalho de campo - 4 horas de aulas práticas passadas em uma farmácia, com apresentação de relatório final. Requisitos para aproveitamento final A avaliação da Unidade Curricular será contínua; A classificação final da Unidade Curricular será efetuada mediante avaliação contínua calculada da seguinte forma: 50% Um teste escrito (A) 25% Resolução de casos práticos (B), com role play 25% Apresentação de relatório do trabalho de campo (C) Classificação final = A(50%) + 25%(B) + 25% (C) Regime exame: exame escrito, abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos. Melhoria: exame oral abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos, com role-play
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aguiar, AH. Boas Práticas de Comunicação na Farmácia, Hollyfar, Lisboa .2013 Soares, MA. Medicamentos de prescrição não obrigatória, Associação Nacional das Farmácias. 2002 Ordem dos Farmacêuticos. Código Deontológico. INFARMED. Prontuário Terapêutico (13ª edição)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala João Pedro Bernardo Gregório 3a feira; 15-16h Coordenação da ECTS
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Mobilidade
Mobilidade
Não