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Disciplina Animais e Terapias Assistidas

  • Apresentação

    Apresentação

    As Intervenções Assistidas por Animais (IAA) e as especificidades do campo das Terapias Assistidas por Animais (TAA).

    Públicos e âmbito da intervenção em TAA.

    Métodos e técnicas usadas para o recrutamento de animais em TAA.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • As IAA, desenvolvimento, púbicos e âmbitos. 
    • As TAA e as novas ideias sobre a relação entre humanos e não humanos. 
    • Representatividade dos animais co-performers em TAA. 
    • Âmbitos e públicos – as aplicações das TAA em diferentes públicos; pressupostos dos benefícios; Os principais programas em Portugal e no mundo.  
    • Principais procedimentos na seleção de animais (com principal foco no cão), aprendizagem animal e aquisição de comportamentos para integrar uma sessão de TAA 
    • O treino de um animal para as TAA  
    • Observação de sessões de TAA
    • Levantamento de questões éticas e de bem-estar animal 
    • Principais procedimentos na planificação de sessões em TAA
  • Objetivos

    Objetivos

    • Conhecer as IAA a partir da sua evolução até ao presente e as principais questões que se levantam no campo das TAA.
    • Compreender a importância das TAA e relação homem-animal no âmbito da saúde humana;
    • Compreender as principais questões éticas do campo e refletir sobre o bem-estar animal.
    • Conhecer os mecanismos de seleção e aprendizagem dos animais que integram as TAA.
    • Conhecer e selecionar diferentes comportamentos num animal para integrar uma sessão de TAA;
    • Ser capaz de analisar uma sessão de TAA e reconhecer as competências do animal vs a sua performance e objetivos na terapia.
    • Planificar uma sessão de TAA com facilitação do papel do animal
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  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino empregues baseiam-se nas aulas teóricas magistrais com exposição de conhecimento, recorrendo a exemplos práticos e videos demonstrativos Esta será complementada com recurso a metodologias ativas que se baseiam no principio de que as alunos procuram e adquiram conhecimento de forma autónoma de forma a complementar as aprendizagens.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Marino , L. (2021) Construct Validity of AnimalAssisted Therapy and Activities: How Important Is the Animal in AAT? Anthrozoos , 25(3):139-151 DOI:10.2752/175303712X13353430377219
    • Fine, A. (2019) Handbook of Animal- Assisthed therapy , Academic Press.
    • Fine, A. et al. (2019) The State of Animal-Assisted Interventions: Addressing the Contemporary Issues that will Shape the Future, Int. J. Environ. Res. Public Health 16, 3997; doi:10.3390/ijerph16203997
    • Murthy, R., Bearman, G., Brown, S., Bryant, K., Chinn, R., Hewlett, A., . . . Weber, D. J. (2015). Animals in healthcare facilities: recommendations to minimize potential risks. Infect Control Hosp Epidemiol, 36(5), 495- 516. Lefebvre, S. L., Golab, G. C., Christensen, E. L., Castrodale, L., Aureden, K., Bialachowski, A., . . . Weese, J. S. (2008). Guidelines for animal-assisted interventions in health care facilities. American Journal of Infection Control, 36(2), 78-85. 
INSCRIÇÃO AVULSO
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