filmeu

Disciplina Sistemas Alternativos de Produção Animal

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina consiste no estudo dos conceitos e técnicas para a gestão dos sistemas de produção animal em modo biológico, envolvendo: (a) os animais de produção (bovinos, suínos e aves) suas dietas, cuidados sanitários e bem-estar animal; o (b) meio ambiente e a manutenção da biodiversidade no contexto animal e vegetal. Estes conhecimentos destinam-se a introduzir os conceitos de gestão e criação animal em modo biológico a fim de obter produtos mais saudáveis em sistemas de produção mais sustentáveis no contexto dos ecossistemas e biodiversidade animal e vegetal.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Os sistemas alternativos de produção animal e os produtos biológicos/orgânicos 
    2. A produção de bovinos em modo biológico
    3. A produção de suínos em modo biológico
    4. A produção de aves e ovos em modo biológico.
    5. Os animais, a compactação de solos e agricultura regenerativa.
    6. Os animais ruminantes e a energia dos sistemas (agricultura Sintrópica)
    7. O papel dos animais na agricultura biodinâmica. 
    8. Os insumos usados em agricultura biológica
    9. As matérias primas para a alimentação animal. 
    10. Obtenção e transformação de produtos no modo biológico

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer os aspetos gerais dos sistemas alternativos de produção animal e os alimentos produzidos em modo biológico;

    2. Estudar as características da produção em modo biológico de bovinos (carne e leite), suínos e aves (carne e ovos) e as operações associadas ao bem-estar animal, sanidade, maneio alimentar e reprodução dos animais criados em modo biológico, bem como as restrições regulamentares.

    3. Relacionar os sistemas alternativos de agricultura, suas características na produção vegetal e medidas para a manutenção e recuperação de ecossistemas.

    4. Reconhecer as normas para controlo, embalagem, rótulos e certificação de produtos obtido em modo biológico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino incluem aulas teórico-prática (TP) e orientação tutorial (OT). Em aulas TP o docente apresenta o tema e estudos de caso. Nas aulas de orientação tutorial (OT) os alunos relembram conceitos e confecionam pequenos projetos (com desenvolvimento de partes especificas).

    A avaliação será realizada através de uma frequência final de matéria e através do conjunto de miniprojectos. A aprovação é obtida com a nota mínima de 9,5 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kristiansen, P., Taji, A., Reganold, J. (2006) Organic agriculture: opportunities and challenges. In: Kristiansen, P.; Taji, A. and Reganold, J. (Eds.) Organic Agriculture: a Global Perspective. CSIRO Publishing, Collingwood.

    Lopes A, Frias P., Ferreira, J. (2022). Manual de Agricultura Biológica. Contraponto Editores. ISBN:9789896663407

    Meemken, E., and Qaim, M. (2018). Organic agriculture, food security, and the environment. Annu. Rev. Resour. Econ. 10, 39–63. doi: 10.1146/annurev-resource-100517-023252. 

    Penteado, S.R. (2012). Criação Animal Orgânica - Regulamentos e Normas da Produção Orgânica. Via Orgânica (Ed.): ISBN: 978-85-907882-4-9

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios