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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular fornece aos alunos conteúdos e instrumentos de estímulo à concretização do Projeto de Dissertação (Plano de Trabalhos), enquanto base coerente e consistente para a elaboração de dissertação de mestrado. Apresenta três módulos de ensino: 1. Aulas teóricas/expositivas com cinco sessões de apresentação de conteúdos que abordam assuntos filosóficos e da filosofia da ciência, disciplinares, teóricos, historiográficos e matérias sobre a dialética entre a prática da arquitetura e a investigação. 2. Sessões de acompanhamento de desenvolvimento de metodologias e processos de investigação. 3. Seminário/ Aula abertas com arquitetos/investigadores convidados de instituições ou unidades de investigação exteriores, com os seguintes tópicos: 3.1 - Trabalho de Mestrado e Prática Posterior Investigação 3.2 - Inquietação: Interacção da Teoria com a Prática da Arquitetura
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
5 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-12635
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I- Noções de Investigação Académica
II- Tipos de Pesquisa
III- Investigação em Arquitetura
IV- Pesquisa Arquitetónica
V- Espistemologia e Fenomenologia
VI- Teoria, Investigação e Prática Profissional (ciclo de aulas com convidados externos)
a - Trabalho de Mestrado e Prática Posterior Investigação
b - Inquietação: Interacção da Teoria com a Prática da Arquitetura
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Objetivos
Objetivos
O objectivo estratégico visa fomentar a concretização do Projeto de Dissertação, enquanto base coerente e consistente, expressa duma forma inteligível, para a elaboração de dissertação pertinenente e original, a concluir com sucesso académico.
Objectivos complementares:
1. Desenvlover competências de autonomia para a organização do conhecimento.
2. Desenvolver a aptidão para distinguir não apenas os domínios fundamentais da arquitetura – prática, crítica, teoria, história – bem como as articulações e inter-relações que entre eles se estabelecem.
3. Consolidação de métodos e processos de pesquisa e investigação em Arquitetura.
4. Consolidação de competências relativas à realização de sínteses escritas.
5. Consolidação de competências de expressão oral e defesa de trabalho de investigação próprio.
6. Consolidação de competências de sistematização de dados, informação e documentação.
7. Desenvolver aptidões para escolher um tema pertinente e em consciência optar por um tipo de abordagem.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Aulas teóricas:
1.1 Sessões expositivas dos conteúdos programados.
1.2 Sessões de debate conjunto.
2. Aulas teórico/práticas:
2.1 Apoio ao desenvolvimento dos trabalhos práticos;
2.2 Apoio na recolha e sistematização de dados e informação;
2.3 Apoio na investigação documental (desenhos, projectos, imagens, etc.);
2.4 Apoio no trabalho de pesquisa.
3. Actividades complementares:
3.1 Seminário/Ciclo de aulas abertas com arquitectos e investigadores externos.
Critérios de avaliação (A+B+C):
A - Mérito de artigo escrito sobre tema à escolha do aluno (máx. 10 pág.) ou de trabalho de casos de estudo (máx. 10 pág.) = 25%
B - Mérito do Projecto (Plano de Trabalhos) de Dissertação de Mestrado (dossier A4 c/ texto e imagens (máx. 15 pág.) + anexos ou elementos físicos (documentos, imagens, painéis, maquetas, etc.) = 50%.
C - Mérito da Apresentação do Projecto de Dissertação de Mestrado = 25%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BACHELARD, Gaston (1971). A Epistemologia. Edições 70, Lisboa, 2018.
ECO, Umberto (1977). Como se faz uma tese em Ciências Sociais. Editorial Presença, Lisboa, 1980-2019.
FRAMPTON, Kenneth (2002). Teoria. Editorial Gustavo Gili. Barcelona, 2020.
HACHING, Ian (1983) - Representing and Intervening. Cambridge University Press, Cambrige, UK, 1983.
QUARONI, Ludovico (1980). Proyectar un Edifíco. Ocho Lecciones de Arquitectura. Xarait Ediciones, Madrid.
PIAZZA, Tommaso (2017). O que é o conhecimento. Edições 70, Lisboa, 2019.
KRÜGER, Mário Teixeira (2002). A Arte de Investigação em Arquitectura. Revista “Em Cima do Joelho”, nº 5, 2002, pp. 22-39, Editorial do Departamento de Arquitectura, Universidade de Coimbra, ISSN: 0874-6168.
SANTOS, Boaventura Sousa (1987). Um Discurso sobre as Ciências. Edições Afrontamento, Lisboa, 10ª edição,1998.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Francisco Portugal e Gomes
Quinta-feira, 10-12H
G.3.4
Mário Teixeira Kruger
Quinta-feira, 18-19H
G.3.3
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Mobilidade
Mobilidade
Não