Disciplina Laboratório de Investigação / Seminários

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular fornece aos alunos conteúdos e instrumentos de estímulo à concretização do Projeto de Dissertação (Plano de Trabalhos), enquanto base coerente e consistente para a elaboração de dissertação de mestrado. Apresenta três módulos de ensino: 1. Aulas teóricas/expositivas com cinco sessões de apresentação de conteúdos que abordam assuntos filosóficos e da filosofia da ciência, disciplinares, teóricos, historiográficos e matérias sobre a dialética entre a prática da arquitetura e a investigação. 2. Sessões de acompanhamento de desenvolvimento de metodologias e processos de investigação. 3. Seminário/ Aula abertas com arquitetos/investigadores convidados de instituições ou unidades de investigação exteriores, com os seguintes tópicos: 3.1 - Trabalho de Mestrado e Prática Posterior Investigação 3.2 - Inquietação: Interacção da Teoria com a Prática da Arquitetura

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I- Noções de Investigação Académica  

    II- Tipos de Pesquisa

    III- Investigação em Arquitetura

    IV- Pesquisa Arquitetónica

    V- Espistemologia e Fenomenologia

    VI- Teoria, Investigação e Prática Profissional (ciclo de aulas com convidados externos)

    a - Trabalho de Mestrado e Prática Posterior Investigação

    b - Inquietação: Interacção da Teoria com a Prática da Arquitetura

  • Objetivos

    Objetivos

    O objectivo estratégico visa fomentar a concretização do Projeto de Dissertação, enquanto base coerente e consistente, expressa duma forma inteligível, para a elaboração de dissertação pertinenente e original, a concluir com sucesso académico.

    Objectivos complementares:

    1. Desenvlover competências de autonomia para a organização do conhecimento.

    2. Desenvolver a aptidão para distinguir não apenas os domínios fundamentais da arquitetura – prática, crítica, teoria, história – bem como as articulações e inter-relações que entre eles se estabelecem.

    3. Consolidação de métodos e processos de pesquisa e investigação em Arquitetura.

    4. Consolidação de competências relativas à realização de sínteses escritas.

    5. Consolidação de competências de expressão oral e defesa de trabalho de investigação próprio.

    6. Consolidação de competências de sistematização de dados, informação e documentação.

    7. Desenvolver aptidões para escolher um tema pertinente e em consciência optar por um tipo de abordagem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Aulas teóricas:

    1.1 Sessões expositivas dos conteúdos programados.

    1.2 Sessões de debate conjunto.

     

    2. Aulas teórico/práticas:

    2.1 Apoio ao desenvolvimento dos trabalhos práticos;

    2.2 Apoio na recolha e sistematização de dados e informação;

    2.3 Apoio na investigação documental (desenhos, projectos, imagens, etc.);

    2.4 Apoio no trabalho de pesquisa.

     

    3. Actividades complementares:

    3.1 Seminário/Ciclo de aulas abertas com arquitectos e investigadores externos.

    Critérios de avaliação (A+B+C):

    A - Mérito de artigo escrito sobre tema à escolha do aluno (máx. 10 pág.) ou de trabalho de casos de estudo (máx. 10 pág.) = 25%

    B - Mérito do Projecto (Plano de Trabalhos) de Dissertação de Mestrado (dossier A4 c/ texto e imagens (máx. 15 pág.) + anexos ou elementos físicos (documentos, imagens, painéis, maquetas, etc.) = 50%.

    C - Mérito da Apresentação do Projecto de Dissertação de Mestrado = 25%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BACHELARD, Gaston (1971). A Epistemologia. Edições 70, Lisboa, 2018.

    ECO, Umberto (1977). Como se faz uma tese em Ciências Sociais. Editorial Presença, Lisboa, 1980-2019.

    FRAMPTON, Kenneth (2002). Teoria. Editorial Gustavo Gili. Barcelona, 2020.

    HACHING, Ian (1983) - Representing and Intervening. Cambridge University Press, Cambrige, UK, 1983.

    QUARONI, Ludovico (1980). Proyectar un Edifíco. Ocho Lecciones de Arquitectura. Xarait Ediciones, Madrid.

    PIAZZA, Tommaso (2017). O que é o conhecimento. Edições 70, Lisboa, 2019.

    KRÜGER, Mário Teixeira (2002). A Arte de Investigação em Arquitectura. Revista “Em Cima do Joelho”, nº 5, 2002, pp. 22-39, Editorial do Departamento de Arquitectura, Universidade de Coimbra, ISSN: 0874-6168.

    SANTOS, Boaventura Sousa (1987). Um Discurso sobre as Ciências. Edições Afrontamento, Lisboa, 10ª edição,1998.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Francisco Portugal e Gomes 

            Quinta-feira, 10-12H

    G.3.4

    Mário Teixeira Kruger 

              Quinta-feira, 18-19H

    G.3.3

     

     

     

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