filmeu

Disciplina Cultura Visual I

  • Apresentação

    Apresentação

     A Unidade Curricular foca-se no conhecimento, comentário e integração das fontes históricas do cinema de animação (autorais e técnicas) no futuro trabalho pessoal (autoral ou comercial) do mestrando enquanto artista ou técnico do cinema de animação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Os primórdios e os pioneiros da animação

    2. A animação norte-americana: da formação da indústria aos grandes estúdios

    3. A animação experimental europeia até à 2ª Guerra Mundial

    4. A importância do National Film Board of Canada

    5. A animação europeia dos países da Europa Central e de Leste até à Perestroika

    6. A animação limitada: Zagreb e UPA

    7. A animação japonesa

    8. Estudo de casos na animação contemporânea

  • Objetivos

    Objetivos

    - Promover entendimento da importância das fontes enquanto base da recensão ao conhecimento sobre o cinema de animação. O mestrando adquire saber sobre história e teoria do cinema de animação, aprende a identificar estilos, técnicas e autores do cinema de animação, além da capacidade de analisar filmes de acordo com os conhecimentos adquiridos.

    - Estimular o visionamento, revisionamento, comentário e integração das fontes, bem como procedimentos de pesquisa e autonomia no trabalho autoral ou de investigação em cinema de animação.

    - Permitir cruzamento da análise em curso dos projetos pessoais de cinema de animação ou investigação em cinema de animação através do debate em contexto de aula.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Apresentação keynote. Visionamento de filmes referentes à temática seguidos de debate moderado pelo docente.

    Avaliação feita a partir de uma apresentação (com a entrega do ficheiro de apresentação e material anexo) ou, em alternativa, um ensaio crítico sobre um tema, autor, artista, obra ou técnica relacionados ao cinema de animação (máximo 2500 palavras, mínimo 1500, citação rigorosa e indicação de bibliografia). O exame replicará a fórmula do ensaio crítico.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BENDAZZI, Giannalberto (2015). Animation: A World History. London: CRC Press

    BUCHAN, Suzanne (ed.) (2006). Animated “Worlds”. London: John Libbey Publishing

    CHOLODENKO, Alan (ed.) (1991). The Illusion of Life: Essays on Animation. Sydney: Power Publications

    CRAFTON, Donald (1984). Before Mickey: The Animated Film 1889-1928. Cambridge/MA: MIT Press

    DENIS, Sébastien (2010). O Cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto&Grafia

    DOBSON, Terence (2006). The Film Work of Norman McLaren. London: John Libbey

    FURNISS, Maureen (2016). Animation– The Global History. London: Thames and Hudson

    LENT, John A. (ed.) (2000). Animation in Asia and the Pacific. London: John Libbey

    PAUL, David W. (ed.) (1983). Politics, Art and Commitment in the East European Cinema. London: Macmillan

    PILLING, Jayne (ed.) (1997). A Reader in Animation Studies. London: John Libbey

    RUSSETT, Robert (2008). Hyperanimation Digital Images and Virtual Worlds. London: John Libbey

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios