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Disciplina Som e Movimento

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina tem como objectivo geral favorecer o desenvolvimento de competências na conceção de materiais audiovisuais no que se refere especificamente às técnicas de produção e pós-produção áudio. A disciplina permite igualmente, desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar aplicações derivadas das recentes tecnologias áudio, quer através da capacidade de analisar criticamente as estratégias comunicacionais e o papel da comunicação audiovisual na sociedade atual. Ao longo do programa proposto, estudar-se-ão aspectos associados aos mecanismos que permitem a articulação som/imagem favorecendo a aquisição de competências na consolidação de narrativas sonoras com recurso a aplicações de edição áudio e design sonoro. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O som no cinema: perspectiva histórica
    2. Perspetivas estéticas/ semióticas associadas à relação entre o som e a imagem em movimento;
    3. Noções gerais de acústica;
    4. Introdução ao áudio digital: sistemas de conversão de sinal e formatos áudio;
    5. Equipamentos de estúdio: equalização, processamento dinâmico, de modulação e de efeitos;
    6. Microfones: tipos e padrões diretivos;
    7. Captação de foleys;
    8. ADR e dialogue replacement;
    9. Técnicas de edição, montagem e mistura;
    10. Normalização dinâmica;
    11. Abordagens criativas à manipulação sonora;
    12. Técnicas de restauro sonoro;
    13. Exercícios de aplicação de conhecimentos; 
  • Objetivos

    Objetivos

    a) Compreender o potencial comunicacional do discurso áudio no contexto audiovisual;

    b) Compreender os mecanismos que permitem a articulação som/imagem;

    c) Demonstrar autonomia no domínio das aplicações áudio (software) no que respeita à edição áudio, mistura e design sonoro;

    d) Demonstrar autonomia na consolidação de um projecto utilizando o discurso áudio como elemento integrante de um projecto audiovisual, potenciando a eficácia comunicacional deste. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sessões teóricas de exposição oral com o recurso a tecnologia multimédia através da projecção de powerpoints, equipamentos de suporte áudio e teclado musical. Alguma documentação de apoio em formato digital será disponibilizada através da plataforma e-Learning (Moodle) da ULHT e via email de turma.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AMENT, Vanessa (2009), The Foley Grail: The Art of Performing Sound for Film, Games, and Animation, Oxford, Focal Press.
    CHION, Michel (1994),  AudioVision, New York, Columbia University Press.
    FARNELL, Andy (2010), Designing Sound, Cambridge, Massachusetts, MIT Press.
    FONSECA, Nuno (2010), Introdução à Engenharia do Som, Lisboa, Lidel.
    GIBBS, Tony (2007), The Fundamentals of Sonic Art and Sound Design, Laussane, AVA Publishing SA.
    HOLMAN, T. (2012), Sound for Film and Television. Taylor & Francis
    HUBER, David M., RUNSTEIN, Robert E. (2005), Modern Recording Techniques, Oxford, Focal Press-Elsevier.
    RUMSEY, Francis, McCORMICK, Tim (2009), Sound and Recording, Oxford, FocalPress-Elsevier. 
    SONNENSCHEIN, David (2001), Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice, and Sound Effects in Cinema, Studio City, Michael Wiese Productions..
    ZETTL, Herbert (1999 ), Sight Sound Motion. Applied Media Aesthetics, Belmont, California, Wadsworth.

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