-
Apresentação
Apresentação
No início das aulas serão transmitidas noções dos vários tipos de produtores, noções essas que serão fundamentais na produção de obra cinematográfica. Será explicado e demonstrado o que são autorias e prestação de serviços, bem como as suas diferenças no que diz respeito a uma obra cinematográfica. Será apresentada a definição de vários tipos de produções cinematográficas e serão visualizados alguns dossiers de apresentação de projetos já concretizados em âmbito profissional, de forma a criar consciência de olhar de produtor.
Assim sendo, pretende-se dotar o aluno de conhecimentos do funcionamento do sector de produção cinematográfico, do funcionamento do mercado e dos organismos públicos e privados que concedem financiamento na área. A diferença do que são financiadores, coprodutores e apoios serão também abordadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2165-15909
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Será lançado um exercício prático que consiste na elaboração do dossier de apresentação do projeto o qual vai abordar as fases de produção do mesmo. Pré produção, produção e finalização.
1. Noções de Produção
- O que é a Produção
- Definição e Estrutura de Produção
- Cargos e Funções
- Definição de valores de produção
- Produção em Animação
2. Noções de práticas de Produção
- Elaboração de Mapas de Produção
- Cronogramas de Produção Animação
- Elaboração de Mapas de Trabalho
- Elaboração de breakdown
- Elaboração de Orçamento detalhado
3. Definição das fases de Produção
- Desenvolvimento
- Pré-Produção
- Produção
- Pós-Produção
- Promoção
- Distribuição / Exibição
4. Modelos de Montagem Financeira
- Produção Independente
- Co-Produção
- Produção Executiva
- Produção Delegada
5. Apoios e Sistemas de Produção
- Definição do Sistema Produção Europeu
- Definição do Sistema Produção Americano
- Apoios
- Instituições
- Concursos
- Subsídios
-
Objetivos
Objetivos
- Saber planear a estratégia de produção para um projecto de animação;
- Saber desenhar o fluxo de trabalho para o desenvolvimento de animações;
- Saber criar hierarquia de trabalho, definindo as tarefas para uma equipa de animação
- Criar uma apresentação de projeto - Dossier de apresentação de projeto ( exercicio compilado segundo projeto a realizar )
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias previstas apontam no sentido de favorecer a componente prática do trabalho, sendo o objetivo proposto é que os alunos adquiram competências de produção cinematográfica, de modo a conseguirem apresentar as suas "ideias" estruturadas sobre o que poderão vir a querer criar no futuro. Os alunos ficarão, assim, capacitados para estruturar por escrito as fases do desenvolvimento da produção de um projeto cinematográfico - apresentação de um projeto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BACHER, H. (2013). Dream Worlds: Production Design for Animation. Burlington: Focal Press.
LEVY, D. & LEVY, D.B. (2009). Animation Development: From Pitch to Production. New York: Allworth Press.
LORD, P. & SIBLEY, B. (2004). Cracking Animation. London: Thames & Hudson. (cota: AV/137-BC ULHT 32701).
MILIC, L. & McCONVILLE, Y. (2006). The Animation Producer's Handbook. Maidenhead, Berkshire: Open University Press.
SIMON, M. (2003). Producing Independent 2D Character Animation. Amsterdam: Focal Press.
SHAW, S. (2004). Stop motion : craft skills for model animation. Amsterdam: Focal Press. (cota: AV/405-BC ULHT 26067).
SULLIVAN, K., et. al (2008). Ideas for the animated short : finding and building stories. Amsterdam: Focal Press. (cota: AV/593-BC ULHT 31705).
WINDER, C. e DOWLATABAD, Z. (2001). Producing Animation, Burlington: Focal Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não