A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Microbiologia alimentar, controlo de qualidade e métodos de deteção

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular visa desenvolver nos estudantes a compreensão da importância da microbiologia alimentar e das suas aplicações na indústria biotecnológica e alimentar. Serão abordadas as interacções entre microrganismos e alimentos, numa perspectiva centrada na segurança e qualidade alimentar. Os alunos adquirirão competências para identificar os microrganismos presentes nos alimentos e reconhecer os seus efeitos, quer benéficos, como na produção e conservação, quer prejudiciais, enquanto potenciais agentes patogénicos. A componente prática permitirá a aplicação de técnicas microbiológicas em diferentes matrizes alimentares, promovendo capacidades de análise, controlo e interpretação de resultados. Os estudantes estarão ainda aptos a elaborar relatórios/boletins laboratoriais e a consultar literatura científica internacional, preparando-se para os desafios do sector alimentar.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    -Introdução à microbiologia dos alimentos. -Microrganismos nos alimentos, fatores que afetam sua multiplicação. -Controlo de qualidade e vigilância alimentar. Análise microbiológica dos alimentos e águas. Sistemas de prevenção dos riscos microbiológicos. Implementação das boas práticas de fabrico na indústria. - Controlo de microrganismos de deterioração dos alimentos. Métodos clássicos. -Origem e identificação de patogénicos transmitidos pelos alimentos e doenças associadas. -Epidemiologia. -Inovação e investigação de novos agentes antimicrobianos. -Métodos  clássicos e inovadores na deteção microbiológica. -Identificação de patogénicos alimentares. -Regulamento europeu 2073:2005 -Princípios e métodos de conservação dos alimentos. -Infeções e intoxicações alimentares. Programa laboratorial: Análises microbiológicas a alimentos. Aplicação de métodos inovadores de quantificação de microrganismos indicadores e patogénicos. Critérios microbiológicos e regulamentações.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos compreendam a relevância da microbiologia alimentar e suas aplicações na Indústria biotecnológica e alimentar. Serão abordados temas que permitirão estudar a interação entre microrganismos e os alimentos, na perspetiva da segurança e qualidade. Nesta unidade serão ministrados conteúdos específicos que permitem aos futuros profissionais identificar os microrganismos que existem nos alimentos e prever as interações, benéficas ou prejudiciais destes com os alimentos, tanto como potenciais causadores de doenças quanto como aliados na produção de alimentos seguros e de qualidade. Na vertente prática os alunos devem ser capazes de utilizar as técnicas microbiológicas lecionadas nas aulas laboratoriais para a identificação, análise e controlo de microrganismos presentes em diferentes matrizes alimentares. Estarão ainda aptos a elaborar relatórios das atividades desenvolvidas e a consultar trabalhos publicados em revistas internacionais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos na forma de seminários, com recurso a apresentações e casos de estudo, estimulando a discussão ativa, a troca de ideias e a compreensão aprofundada dos conteúdos do programa. Os alunos podem relacionar temas específicos da microbiologia/controlo de qualidade alimentar com casos de estudo reais, promovendo a investigação independente e a capacidade de comunicação. Nas práticas em laboratório, os alunos irão aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos e desenvolver habilidades essenciais, como manipulação de amostras, execução de ensaios, discussão e interpretação de resultados. A integração de diferentes metodologias de ensino, como seminários teóricos, práticas em laboratório, visa proporcionar uma formação completa e abrangente que facilitará a aquisição de conhecimentos teóricos, o desenvolvimento de habilidades práticas e a capacidade de aplicar os conhecimentos em situações reais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      -Giovanna, S. and Corsetti, A. (2020). Food Microbiology: The Past and the New Challenges for the Next 10 Years. Frontiers in microbiology 11, 237. -Bintsis T. (2017). Foodborne pathogens. AIMS microbiology, 3(3), 529–563. https://doi.org/10.3934/microbiol.2017.3.529. -Jankovic, I. et al. (2010). Application of probiotics in food products--challenges and new approaches. Current opinion in biotechnology, 21(2), 175–181. -Borchers, A., Teuber, S.S., Keen, C. L., Gershwin, M.E. (2010). Food safety. Clinical reviews in allergy & immunology, 39(2), 95–141.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios