-
Apresentação
Apresentação
Os principais assuntos relacionados com a análise e caracterização semiológica e clínica das principais perturbações emocionais são abordados. Assim, serão leccionados temas como a neuropsicofisiologia das emoções, as principais perturbações emocionais e os conceitos por de trás de normalidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT776-10812
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Neuropsicofisiologia das emoções
2.Medo e ansiedade
3.Fobias e obsessões
- Fobias específicas
- Fobias sociais
- Agorafobias
- Ruminações e rituais
- Da impulsidade à compulsividade
- Reacções vivenciais normais e anormais
- O Psicotrauma
- Patologias da afectividade e ansiedade
- O paradigma da Perturbação de Pânico
História dos tratamentos psicológicos e psicofarmacológicos
-
Objetivos
Objetivos
O CP1 permitirá aos estudantes atingir os OA1, nomeadamente, conhecer e compreender o conceito de ansiedade e stress e respetivas respostas fisiológicas e reações psicológicas. Os CP2 -3, por sua vez, permitirá aos estudantes atingir os OA2, capacitando-os a identificar as principais perturbações de ansiedade e relacionadas com trauma e stress. Já o CP4 possibilitará aos estudantes como compreender e reflectir sobre as implicações para a saúde das perturbações previamente abordadas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
N/A
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychiatric Association (2014). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais DSM-5. Lisboa: Climepsi Editores.
Barlow, D.H. (Ed.). 2014. Clinical Handbook of Psychological Disorders: A step-by-step treatment manual. (5thEd). New York: The Guilford Press.
Bourne, E, J. (2010) The Anxiety and Phobia Workbook (5ª ed.). Oakland: New Harbinger Publications.
Dalgleish, T., & Power, M. (2015). Cognition and Emotion: From Order to Disorder. UK: Taylor & Francis.
Leahy, R. L. (2006). Contemporary cognitive therapy: Theory, research, and practice. New York: The Guilford Press.
Moore, K. A. & Buchwlald, P. (2017). Stress and anxiety: coping and resilience. Berlin: Logos Verlag Berlin:
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não