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Disciplina Estágio em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva

  • Apresentação

    Apresentação

    UC of internship to be carried out in the partner institutions of the EC.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    . Regulamento do estágio, definição das funções do estagiário, ética e deontologia; 2. Apresentação de atividades e casos práticos e articulação com conhecimentos teóricos e estado da arte; 3. Reflexão sobre aplicação, limitações e potencialidades da avaliação/intervenção, em articulação com os conteúdos abordados no ano anterior; 4. Treino de competências de comunicação (observação e implementação; psicólogo/cliente; psicólogo/equipa); 5. Práticas de avaliação em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva 6. Relatórios de estudo de caso 7. Elaboração do Relatório de Estágio.

  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta UC pretende-se que os estudantes adquiram competências de trabalho na área da ciberterapia e reabilitação neurocognitiva. Neste sentido, serão apresentados e discutidos elementos que introduzem o estudante à realidade de uma UC de estágio (OA1). Posteriormente, a aquisição destas competências será realizada numa primeira fase através da observação da prática dos orientadores de estágio no local e sob supervisão dos docentes desta UC. Numa segunda fase, os estudantes serão envolvidos na prática supervisionada essencialmente de atividades de avaliação psicológica e neuropsicológica. Estas fases organizam-se me torno do OA2. As tarefas desempenhadas sob supervisão devem constituir atos específicos da psicologia e serem adequados aos objetivos e missão da instituição. Cabe ao estudante adequar as aprendizagens ao contexto onde será¿ desenvolvido o estágio. Paralelemente, é solicitado ao estudante que redija relatórios de estágio, intermédios e final (OA3)

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino consistem no método expositivo (ME) e demonstrativo (MD). Inicialmente as metodologias são expositivas dos pontos iniciais do programa. Na fase seguinte da UC será¿ desenvolvido o treino em roleplay das principais competências de comunicação. Com o decorrer das atividades de estágio, será¿ desenvolvido o treino específico em situações relacionadas com os diferentes contextos de intervenção em ciberterapia e reabilitação neurocognitiva, onde será igualmente privilegiada a discussão clínica de casos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chesham, R. K., Malouff, J. M., & Schutte, N. S. (2018). Meta-Analysis of the Efficacy of Virtual Reality Exposure Therapy for Social Anxiety. Behaviour Change, 35,1-15. doi: https://doi.org/10.1017/bec.2018.15 Fernández-Álvarez, J., Rozental, A., Carlbring, P., Colombo, D., Riva, G., Anderson, P. L., ... & Cárdenas, G. (2018). Deterioration rates in Virtual Reality Therapy: An individual patient data level meta-analysis. Journal of anxiety disorders. doi: 10.1016/j.janxdis.2018.06.005 Wiederhold, B. & Riva, G. Fullwood, C., Attril-Smith, A., Kirwan, G. (2017). Annual Review of Cybertherapy and Telemedicine 2017: A Healthy Mind in a Healthy Virtual Body: The Future of Virtual Reality in HealthCare (Studies in Health Technology and Informatics). ISSN: 1554-8716.

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