filmeu

Disciplina Diálogo Inter-religioso e Direitos Humanos

  • Apresentação

    Apresentação

    O diálogo entre as diferentes religiões sempre foi importante para a concretização dos principais objectivos emanados com a criação  da ONU:  ¿Manter a paz e a segurança internacionais¿ (artº. 1º., §1). A paz entre as religiões permite cumprir este objectivo fundamental, a Paz entre os Povos. Por outro lado, dando cumprimento à Declaração Universal dos Direitos do Homem, a paz entre as religiões só será uma realidade, se os Direitos do Homem forem postos em cima da mesa, tendo em conta, de um modo particular, o artº. 18º "Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdadede mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos". Nesta UC, pretende-se fazer conjugação entre diálogo interreligioso, tão nnecessário, e os direitos humanos, em ordem à Paz e Segurança mundiais.      
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Cidadão e Cidadania. - O princípio ecuménico - O movimento ecuménico no século XX. -  O ecumenismo e o Concílio Vaticano II. -  Diferenças entre ¿diálogo ecuménico¿ e ¿diálogo inter-religioso. -  Bases teológicas para o diálogo inter-religioso. -  O valor do humano e da ética para o diálogo inter-religioso. -  Religiões: unidade na pluralidade e tolerância, para a construção da paz. - Religiões monoteístas: que diálogo(s)? - Diálogo Inter-Religioso: um imperativo para a paz. -  Os conflitos religiosos como obstáculos à paz. -  Os riscos das tentativas de politização da religião. -  O diálogo entre as diferentes confissões religiosas com vista à promoção da inclusão. -  Espiritualidade e diálogo inter-religioso. -  O ecumenismo em Portugal. A   Declaração Universal dos Direitos do Homem- - Direitos Humanos, Ética e Dignidade Humana. - As três gerações de Direitos Humanos. - Religiões, Diálogos e Direitos Humanos. O diálogo inter-religioso, os Direitos Humanos  e os novos desafios para o século XXI.      
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se com esta UC que o mestrando conheça os processos de diálogo entre as religiões, os saiba identificar e analisar criticamente, em ordem à Declaração Universal dos Direitos do Homem e tenha a percepção  da importância e das dificuldades passadas e presentes nesse mesmo diálogo como impulsionador e até garante da Paz e Segurança mundiais. Pretende-se que os os mestrandos aduiram a capacidade de analisar criticamente os fenómenos religiosos de forma imparcial, atendendo à obtenção de resultados o mais objectivamente possíveis.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adragão, P. P. (2002). A Liberdade Religiosa e o Estado. Coimbra: Livraria Almedina. Campos, F. (2019). Na Senda dos Direitos Humanos. Breves passos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Dupuis, J. (2002). O diálogo inter-religioso numa sociedade pluralista. In ¿Didaskalia¿. Vol. XXXII.Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, pp. 69-81. Goulão, J. (2015). O futuro dos Direitos Humanos. Lisboa: Nova Vega Hostmaelingen, N. (2016). Direitos Humanos num Relance. Lisboa: Edições Sílabo. Kukathas, C. & Pettit, P. (2005). Rawls: «uma teoria da justiça» e os seus críticos. Lisboa: Gradiva. Novais, J.R. (2016). A Dignidade da Pessoa Humana: Dignidade e Direitos Fundamentais. Vol. I. Coimbra: Edições Almedina, S.A. Pannikkar, R. (2007). O diálogo indispensável ¿ paz entre as religiões. Corroios: Zafiro. Ribeiro, C. & Cunha, M. (2013). O Rosto Ecumênico de Deus. Reflexões sobre ecumenismo e paz. São Paulo: Fonte Editorial, Lda.
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Elaboração de 1 Trabalho escrito individual com submissão na Plataforma Moodle*

    (*)

    90%

    Assiduidade e participação

    ----------

    10%

    (...)

     

     

    (*) A data da submissão do Trabalho na Plataforma Moodle será marcada com os alunos, no primeiro dia de aulas.

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria