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Disciplina Democracia, Transições e Paradoxos

  • Apresentação

    Apresentação

    Após um período de transição de regimes autoritários para regimes democráticos, as democracias liberais têm estado sob a pressão tanto de tendências autoritárias, tais como o populismo ou o constitucionalismo autoritário, como dos seus antigos e novos paradoxos. Neste contexto, esta unidade curricular é um locus privilegiado da análise crítica das teorias desenvolvidas no âmbito da ciência política para: a) descrever e explicar a complexidade desses processos e paradoxos, b) contribuir para a qualidade da cidadania e governação democrática.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Democracia(s) e desafios à democracia: autoritarismo e totalitarismo.

    CP2: Teorias da transição democrática: estruturalista, escolha estratégica, institucionalista, económica.

    CP3: Transições do autoritarismo para a democracia e transições da democracia para o autoritarismo: o populismo iliberal, o autoritarismo constitucional.

    CP4: Transições falhadas.

    CP5: Os paradoxos da democracia: baixos níveis de satisfação do funcionamento da democracia vs. a crença que a democracia é o melhor regime; individualismo liberal vs. homogeneidade democrática; inclusão vs. exclusão democrática; o paradoxo da inovação.

    CP6: O impacto dos paradoxos democráticos na governação política.

    CP7:  O contributo da ciência política para a compreensão dos processos de transição democrática e dos paradoxos da democracia.

  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta UC os estudantes devem se capazes de:

    OA1: reconhecer e identificar a complexidade e as crises da democracia.

    OA2: analisar criticamente as principais teorias da transição democrática, assim como alguns dos mais importantes paradoxos da democracia, em geral, e da democracia liberal, em particular.

    OA3: apresentar ideias complexas e estimular a discussão em grupo.

    OA4: compreender as dificuldades da concetualização dos processos de transição e de explicação dos paradoxos da democracia pela ciência política.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Apresentações orais seguidas de debate, relacionadas com as referências bibliográficas (30%) + trabalho escrito individual (30%) + teste escrito (30%) + participação nas aulas (10%) = 100%. O trabalho pode ser sobre um  filme relacionado com o conteúdo da UC. Por exemplo, o filme Os Capitães de Abril, realizado por Maria de Medeiros está explicitamente relacionado com os conteúdos desta UC.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dahl, R. A Democratic Paradox. Political Science Quarterly, 2000, 115 (1), pp. 35-40.https://doi.org/10.2307/2658032.

    Haggard, S. and Kaufman, R. Inequality and Regime Change: Democratic Transitions and the Stability of Democratic Rule. American Political Science Review , 106 (3) August 2012 doi:10.1017/S0003055412000287.

    Linz, J. Autoritarismo e democracia. Prefácio de António Costa Pinto . Lisboa: Livros Horizonte, 2015. ISBN:978-972-24-1801-0.

    March, J. and Olsen, J. The New Institutionalism: Organizational Factors in Political Life. The American Political Science Review , 1984), 78 (3), pp. 734-749, https://doi.org/10.2307/1961840.

    Mouffe, C. Carl Schmitt and the Paradox of Liberal Democracy. Canadian Journal of Law and Jurisprudence , 1997, 10 (l), pp. 21-33. DOI: https://doi.org/10.1017/S0841820900000217

     

     

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