Apresentação do Curso
O Mestrado em Ciência Política: Cidadania e Governação foi criado pela Portaria nº 391/99, de 28 de maio, como consequência lógica do sucesso científico-pedagógico alcançado pela licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais.
Os destinatários do Mestrado não se reduzem apenas aos licenciados em Ciência Política e Relações Internacionais, uma vez que os alunos provenientes de cursos da área das Ciências Sociais e Humanas, designadamente, Sociologia, História, Economia e Direito, podem adaptar-se, totalmente, ao plano de estudos do Mestrado.
O Mestrado funciona em regime pós-laboral, às sextas-feiras, depois das 18horas, e aos sábados.
Razões para frequentar este curso
- Oferecemos um Mestrado acreditado pela A3ES pelo tempo máximo e sem quaisquer condições.
- Optámos por um Plano de Estudos que visa a problematização dos grandes temas que hoje se colocam à Humanidade num Mundo globalizado, mas que não dispõe de um eficaz sistema de governação à escala global.
- Organizamos eventos - Congresso, Conferências, Colóquios - com a participação de figuras de relevo na vida política interna e externa.
- Dispomos de um Corpo Docente integralmente doutorado e especializado nesta área científica.
- Proporcionamos o desenvolvimento da Dissertação no âmbito dos programas de investigação do CICPRIS - Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança, acreditado pela FCT e que garante o acesso a uma rede nacional e internacional de instituições de referência no âmbito da investigação.
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
- 75% apreciação curricular
- 25% Motivação e Justificação
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
O principal objetivo do Mestrado em Ciência Política: Cidadania e Governação visa a problematização dos grandes temas que hoje se colocam à Humanidade num Mundo globalizado, mas que não dispõe de um eficaz sistema de governação à escala global. Para tal, o plano de estudos está estruturado no sentido de proporcionar o acesso a um conhecimento teórico aprofundado dos sistemas políticos nacionais na sua relação com as estruturas políticas supranacionais num Mundo organizado em rede.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Os Mestrandos em Ciência Política: Cidadania e Governação adquirem competências específicas em áreas como as Teorias Políticas Contemporâneas, Sistema Político Comunitário, Administração Pública, Instituições Regionais e Locais, Cidadania e Direitos Humanos.
Os Mestrandos devem dominar o sistema conceptual específico da Ciência Política e os procedimentos metodológicos que lhes permitem desenvolver uma analítica dos processos sociopolíticos, gerindo com eficácia a análise em registo científico.
Os Mestrandos em Ciência Política: Cidadania e Governação adquirem as competências necessárias para integrar os quadros e participar nos projetos de investigação no âmbito das Linhas de Investigação do Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Sociedade (CICPRIS).
Os Mestres dispõem de conhecimentos, capacidades e competências que lhes permitem autonomia científico-pedagógica, condição exigida para o prosseguimento dos estudos ao nível do Doutoramento.
Estudos Futuros
O Mestrado em Ciência Política-Cidadania e Governação é o ciclo intermédio entre a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais e o Doutoramento em Ciência Política. Corresponde, assim, ao termo do processo de amadurecimento intelectual e ao início do processo que culminará no reconhecimento da capacidade para desenvolver investigação autónoma.
Saídas Profissionais
O Mestrado é frequentado tanto por estudantes a tempo integral como por alunos já integrados na vida profissional, sendo que, neste último caso, há ainda a ter em conta que nem todas as atividades profissionais se inserem no âmbito das temáticas do curso.
As constatações anteriores apontam para a existência de alguma heterogeneidade no que concerne às razões que presidem à escolha do Mestrado e ao aproveitamento que os objetivos do mesmo compreendem. De facto, as saídas profissionais são numerosas, uma vez que o Mestrado está direcionado para os mais diversos setores da vida social. Assim, os Mestres em Ciência Política-Cidadania e Governação poderão vir a desempenhar funções em órgãos da administração central, regional e autárquica, partidos políticos, empresas, sindicatos, associações, organizações internacionais e agentes de desenvolvimento e cooperação.
Áreas Científicas
Ciência política e cidadania | Ciências sociais e do comportamento | Ciências sociais, comércio e direito