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Disciplina Comunicação Política

  • Apresentação

    Apresentação

    Comunicação Política é uma unidade curricular do curso de Mestrado em Ciência Política - Cidadania e Governação, semestral e ministrada no 1º ano. Proporciona a base teórica para o entendimento da relação entre Comunicação e Política. Estimula o sentido crítico sobre a influencia do marketing político na comunicação; sobre a relação entre o jornalismo/opinião pública; sobre os principais desafios da actualidade nos media: desinformação e fake news e, ainda, sobre os conceitos de comunicação, democracia e cidadania.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A teoria da comunicação política: comunicação, poder e política. 
    2. Poder e mídia. 
    3. Marketing político. 
    4. Comunicação instrumental: publicidade e manipulação da informação 
    5. Os efeitos políticos da comunicação: O policy-show e as estratégias de campanha; a influência das urnas. 
    6. Fake News e desinformação: a resposta política. 
    7. Spin doctor e assessoria política. 
    8. Comunicação política e ética. 
    9. Jornalismo e seu código de ética. 
    10. Redes, comunicação e democracia deliberativa.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos, no final do semestre, devem estar aptos a: a) Definir e relacionar cientificamente os conceitos de comunicação, poder e política. b) Analisar, de forma critica, o poder e os media. c) Relacionar o marketing e a propaganda nos efeitos políticos da comunicação. d) Compreender o poder e o efeito político-social das redes. e) Elaborar sobre os principais desafios políticos para conter a desinformação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos a utilizar serão essencialmente o expositivo e interrogativo tendo em conta a natureza das matérias. As técnicas pedagógicas a utilizar serão: a técnica da exposição; técnica do ice-breaker; técnica do brainstorming; técnica do estudo de caso; técnica de trabalho de grupo e técnica de debate. A unidade curricular terá avaliação contínua com análise de frequência e participação/ trabalhos com debates e um teste final. A nota será atribuída em função dos seguintes parâmetros: Assiduidade e participação/ trabalhos e apresentações - 40% 1 Testes de avaliação - 60%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Barreiros, José Jorge (2012). Democracia, Comunicação e Media. Lisboa: Mundos Sociais. Camponez, Carlos (2011). Deontologia do Jornalismo. Coimbra: Ed. Almedina. Castells, M. (2011). Comunicación y Poder. Madrid: Alianza Editorial. Correia, Fernando (1997). Os Jornalistas e as Notícias. Lisboa: Editorial Caminho. Cunha, Isabel Ferin, Estrela Serrano (orgs) (2016). Media, Corrupção Política e Justiça. Lisboa: Mariposa Azul Lampreia, J. Martins & Caetano, Joaquim (coord.) (2009). Marketing e Comunicação Política. Lisboa: Edições Sílabo. Negrine, Ralph (2008). The Transformation of Political Communication. Red Globe Press. Nobre-Correia, J.M. (2019). Média, Informação e Democracia. Coimbra: Ed. Almedina. Santos, J. A. (2012). Media e Poder. O poder mediático e a erosão da democracia representativa. Lisboa: Vega. Santos, J. A. (Orgs.). (2020). Política e Democracia na Era Digital. Lisboa: Ed. Parsifal.
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