-
Apresentação
Apresentação
"Os direitos humanos têm sido, ao longo dos tempos, um sinal de valorização da dignidade humana enquanto pressuposto de manifestação e incremento dos princípios mais elementares de cidadania. Contudo, apesar deste esforço, como decorre da História - inclusive dos periodos mais recentes -, nem sempre o Ser Humano tem sido alvo das preocupações de outros Seres Humanos" (Campos, F. 2019, p.15). É nesta perspectiva, que se acabou de citar, que se apresenta a UC de Cidadania e Direitos Humanos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT94-7254
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Cidadãos e Cidadania 1.1.De onde vêm os nossos direitos? Do súbdito ao cidadão. 1.2. O cidadão e os comportamentos activos. 1.3. Cidadãos iguais ou diferentes? II. Cidadania e Valores Éticos 2.1. Imigração e cidadania 2.2. A dignidade humana 2.3.Tolerância e pluralismo 2.4. A solidariedade 2.5. Os três princípios da justiça III. O Direito, Deveres e Instituição 3.1. A Ética dos Direitos Humanos 3.2. Direito e Poder nas sociedades democráticas: o Estado de Direito e o Estado Constitucional 3.3. A sociedade internacional e os Direitos Humanos IV. Os desafios da Cidadania e dos Direitos Humanos 4.1. Direitos Humanos: definição (ONU) 4.2. História dos Direitos Humanos 4.3. Principais instrumentos de Direitos Humanos. A Declaração Universal dos Direitos do Homem 4.4. Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança 4.5. Direitos Humanos e cidadania cosmopolita4.6. Novas acepções de justiça e injustiça 4.7. Os Direitos Humanos e a Paz 4.8. Século XXI e os novos desafios aos Direitos Humanos.
-
Objetivos
Objetivos
Trabalhar os conteúdos referentes aos Direitos Humanos e à Cidadania, procurando compreender o lugar e o papel dos cidadãos nas sociedades e, como o respeito, ou o desrespeito pelos Direitos Humanos pode condicionar a integração dos seres humanos nas sociedades, tendo como fim último, o pleno respeito pela individualidade e dignidade do ser humano no contexto dos grupos, dos países, das comunidades e das sociedades. Fazer compreender a importância dos Direitos Humanos no âmbito da Diplomacia e das Relações Internacionais. Adquirir competências de reflexão crítica, capazes de diagnosticar o tipo de violação dos Direitos Fundamentais praticados por regimes antidemocráticos, à luz da DUDH e documentação afim. Desenvolver uma consciência multicultural. Contribuir para a necessidade de cada um se comprometer ética e solidariamente com a cidadania nacional e global.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Pretende-se nesta UC fazer uma apresentação e debate dos temas constantes no Programa da disciplina, sendo relevante a intervenção dos mestrandos. A avaliação é continua e pressupõe a elaboração de um trabalho escrito individual, 15-20 páginas sobre um tema de cidadania e direitos humanos, submetido na Plataforma Moodle, com apresentação obrigatória e debate em aula, bem como a possibilidade de pequenos trabalhos (exercícios) em aula sobre casos práticos de violação de direitos humanos. O trabalho, como elemento de avaliação torna-se importante, na medida em que, permite que o mestrando desenvolva as capacidades investigativas, por um lado e por outro, com a apresentação do trabalho na aula, não só partilha os resultados da sua investigação, como contribui para a aquisição de novos conhecimentos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BALDÉ, Aua. O Sistema Africano de Direitos Humanos e a experiência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Lisboa: Universidade Católica Editora. 2017. BALTAZAR, Maria da Saudade; et al (Coords.). Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança. Lisboa: Edições Sílabo. 2020. CAMPOS, Fernando. Na Senda dos Direitos Humanos. Breves Passos . Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. 2019. DECLARAÇÃO DE LISBOA . Os Direitos Humanos e os desafios do século XXI . Globalizar a dignidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.2016 GARCIA, MARIA da GLÓRIA. Como defender hoje a Dignidade Humana . Lisboa: Universidade Católica Editora.2016 GOULÃO, João . O futuro dos Direitos Humanos. Lisboa: Nova Vega.2015 HOSTMAELINGEN, N. Direitos Humanos num relance. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.2016. MIRANDA, Jorge. Cidadania Sempre. Lisboa: Universidade Católica Editora. 2022. WELLS, H.G. (2020). Os Direitos do Homem. Silveira: Letras Errantes, Lda.
-
Avaliação
Avaliação
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
1 Trabalho final submetido na Plataforma Moodle, com apresentação obrigatória em aula
dd-mm-yyyy
90% (1)
Presença + participação e a possibilidade de pequenos exercícios em aula
dd-mm-yyyy
10%
(...)
A data da submissão do trabalho final na plataforma Moodle, bem como, as apresentações do trabalho em aula serão marcadas com os alunos no primeiro dia de aulas.
(1) Esta percentagem compreende 40% parte escrita; 50% apresentação obrigatória em aula.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




