filmeu
mestrado-ciencia-politica-cid-gov-lisboa

Mestrado Ciência Política - Cidadania e Governação

Lisboa
O Mestrado em Ciência Política: Cidadania e Governação foi criado pela Portaria nº 391/99, de 28 de maio, alterado pelo aviso nº. 2457/2014, de 17 de fevereiro, como consequência lógica do sucesso científico-pedagógico alcançado pela licenciatura em Ciênci... Ler mais

Partilhar

Email

GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O Mestrado em Ciência Política: Cidadania e Governação foi criado pela Portaria nº 391/99, de 28 de maio, alterado pelo aviso nº. 2457/2014, de 17 de fevereiro, como consequência lógica do sucesso científico-pedagógico alcançado pela licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais. Os destinatários do Mestrado não se reduzem apenas aos licenciados em Ciência Política e Relações Internacionais, uma vez que os alunos provenientes de cursos da área das Ciências Sociais e Humanas, designadamente, Sociologia, História, Economia e Direito, podem adaptar-se, totalmente, ao plano de estudos do Mestrado. O Mestrado funciona em regime pós-laboral, às sextas-feiras, depois das 18horas, e aos sábados.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente do CUL como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação: - 50% nota da habilitação anterior - 50% apreciação curricular Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior: - 75% apreciação curricular - 25% Motivação e Justificação
  • Competências

    Competências

    Os Mestrandos em Ciência Política: Cidadania e Governação adquirem competências específicas em áreas como as Teorias Políticas Contemporâneas, Sistema Político Comunitário, Administração Pública, Instituições Regionais e Locais, Cidadania e Direitos Humanos. Os Mestrandos devem dominar o sistema conceptual específico da Ciência Política e os procedimentos metodológicos que lhes permitem desenvolver uma analítica dos processos sociopolíticos, gerindo com eficácia a análise em registo científico. Os Mestrandos em Ciência Política: Cidadania e Governação adquirem as competências necessárias para integrar os quadros e participar nos projetos de investigação no âmbito da Ciência Política. Os(as) mestrandos(as) dispõem de conhecimentos, capacidades e competências que lhes permitem autonomia científico-pedagógica, condição exigida para o prosseguimento dos estudos ao nível do Doutoramento.
  • Objetivos

    Objetivos

    O principal objetivo do Mestrado em Ciência Política: Cidadania e Governação visa a problematização dos grandes temas que hoje se colocam à Humanidade num Mundo globalizado, mas que não dispõe de um eficaz sistema de governação à escala global. Para tal, o plano de estudos está estruturado no sentido de proporcionar o acesso a um conhecimento teórico aprofundado dos sistemas políticos nacionais na sua relação com as estruturas políticas supranacionais num Mundo organizado em rede.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Oferecemos um Mestrado acreditado pela A3ES pelo tempo máximo e sem quaisquer condições.
    • Optámos por um Plano de Estudos que visa a problematização dos grandes temas que hoje se colocam à Humanidade num Mundo globalizado, mas que não dispõe de um eficaz sistema de governação à escala global.
    • Organizamos eventos - Congresso, Conferências, Colóquios - com a participação de figuras de relevo na vida política interna e externa.
    • Dispomos de um Corpo Docente integralmente doutorado e especializado nesta área científica.
    • Proporcionamos o desenvolvimento da Dissertação no âmbito dos programas de investigação do CICPRIS - Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança, acreditado pela FCT e que garante o acesso a uma rede nacional e internacional de instituições de referência no âmbito da investigação.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    O Mestrado é frequentado tanto por estudantes a tempo integral como por alunos já integrados na vida profissional, sendo que, neste último caso, há ainda a ter em conta que nem todas as atividades profissionais se inserem no âmbito das temáticas do curso. As constatações anteriores apontam para a existência de alguma heterogeneidade no que concerne às razões que presidem à escolha do Mestrado e ao aproveitamento que os objetivos do mesmo compreendem. De facto, as saídas profissionais são numerosas, uma vez que o Mestrado está direcionado para os mais diversos setores da vida social. Assim, os Mestres em Ciência Política-Cidadania e Governação poderão vir a desempenhar funções em órgãos da administração central, regional e autárquica, partidos políticos, empresas, sindicatos, associações, organizações internacionais e agentes de desenvolvimento e cooperação.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    O Mestrado em Ciência Política-Cidadania e Governação é o ciclo intermédio entre a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais e o Doutoramento em Ciência Política. Corresponde, assim, ao termo do processo de amadurecimento intelectual e ao início do processo que culminará no reconhecimento da capacidade para desenvolver investigação autónoma.

Centro Universitário

Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Secretariado

Catarina Martins

  • Extensão Telefónica
    732
  • Local de atendimento
    Sala C.1.23
  • Horário de atendimento
    3ª e 5ª feira das 15:00 às 18:00 4º feira das 11:00 às 13.00

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 3534/2011

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios