-
Apresentação
Apresentação
O programa desta disciplina é abrangente: procura uniformizar conhecimentos anteriores nesta área, pelo que aborda metodologias de investigação na perspectiva quantitativa e qualitativa (não esquecendo o método histórico comparativo). Aborda igualmente a escrita científica e a fraude académica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT94-8739
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Ciência, conhecimento científico, senso comum
- Paradigmas e metodologias: quantitativa e qualitativa
- O processo de investigação
- Hipóteses, variáveis, natureza e níveis de medida
- Tipos de desenhos e processos de investigação
- Inquérito por questionário e inquérito por entrevista
- As metodologias quantitativas e o tratamento de dados: a importância das estatísticas descritivas e inferenciais.
- Pacotes estatísticos para o tratamento de dados: SPSS
- Amostragem: amostras quantitativas e qualitativas
- As metodologias qualitativas: sua importância.
- A observação livre e a observação participante
- As histórias de vida
- O método comparativo e a análise histórica comparativa
- A importância da Análise documental,
- A análise de conteúdo
- A escrita científica
- As Normas da APA
- Estratégias de divulgação dos resultados científicos
-
Objetivos
Objetivos
- Aquisição de conhecimentos relativos à escrita científica e aos seus aspectos normativos.
- Incrementar nos alunos o gosto pela investigação.
- Potenciar a capacidade para os alunos desenvolverem de forma autónoma um projecto de investigação a partir de uma boa questão de partida.
- Aquisição de competências para o tratamento de dados quantitativos e qualitativos.
- Desenvolver competências para o manuseamento do package estatístico IBM/SPSS
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Irão ser incluídos recensões criticas de artigos científicos com especial incidência na parte da metodologia utilizada.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Box-Steffensmeier, J. M., Brady, H. E., & Collier, D., eds. (2008). The Oxford Handbook of Political Methodology. Oxford: Oxford University Press.
Della Porta, D. e Keating, M., eds. (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. Cambridge: CUP.
McNabb, D. (2010). Research Methods for Political Science: Quantitative and Qualitative Approaches. New York: ME Sharpe.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não