filmeu

Disciplina Populismo Contemporâneo

  • Apresentação

    Apresentação

    Nas últimas três décadas, a política internacional testemunhou uma reconfiguração significativa das grandes famílias políticas do Segundo Pós-Guerra, com o surgimento de novos actores relevantes a nível nacional e transnacional. Neste quadro, assinala-se o emergir de uma nova vaga populista, relevante por intensidade na passagem entre o Século XX e o Século XXI e transversalidade no eixo Esquerda-Direita. O populismo contemporâneo incide na realidade ideológico-partidária nacional e supranacional e no debate político e académico. Nesta última dimensão, em particular, o populismo contemporâneo, de esquerda e de direita, é, hoje, um dos mais importantes objectos de análise devido ao seu impacto sobre o modelo da Democracia Liberal, dominante no Ocidente. Longe de ter produzido um consenso, estas análises representam um estímulo importante para o futuro das instituições políticas, dos valores consolidados, dos projectos de construção das identidades e das sociedades contemporâneas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Populismo contemporâneo no Debate científico
      1. Contexto histórico-político e debate científico
      2. As abordagens científicas ao Populismo em perspectiva comparada
        1. A abordagem da Ideologia
        2. A abordagem Político-Estratégica
        3. A abordagem Sócio-Cultural
    2. Populismo contemporâneo no eixo político
      1. O debate sobre Populismo contemporâneo e Fascismo Histórico
      2. O Populismo de Esquerda
      3. O Populismo de Direita e a questão Extremismo/Radicalismo de Direita
    3. Populismo contemporâneo e Democracia liberal
      1. As críticas liberais ao Populismo contemporâneo como ameaça à Democracia
      2. O impacto do Populismo nos três pilares da Democracia:
        1. Identidade
        2. Representatividade
        3. Pluralismo
    4. Populismo na Democracia portuguesa
      1. As expressões do populismo desde 1974 até aos nossos dias em perspectiva histórica
      2. A nova direita populista em Portugal entre extremismo extraparlamentar e radicalismo parlamentar
  • Objetivos

    Objetivos

    Objectivo: introduzir os alunos ao debate politológico sobre populismo contemporâneo; esclarecer os termos científicos; desenvolver a capacidade analítica para diferenciar análise descritivo-explicativa e polémica política diária. O objectivo preza as diferentes abordagens científicas e a pluralidade de análises do fenómeno no Ocidente contemporâneo. O curso privilegia quatro dimensões fundamentais: 1) os conceitos científicos definidores do populismo contemporâneo e o debate académico à sua volta; 2) a relação entre populismo contemporâneo, dicotomia Esquerda-Direita, conceitos de Radicalismo e Extremismo; 3) a relação entre o populismo contemporâneo e a Democracia liberal; 4) o populismo na Democracia portuguesa e novos actores do Século XXI.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No princípio da UC, será proposto aos estudantes um treino prático para selecionar nas plataformas audivisuais on-line (videos youtube e podcats) materiais científicos sobre os temas salientes do curso. Hoje são disponíveis também nos sites das maiores universidades internacionais, conferências e seminários de académicos de renomes na área de estudo dos populismos que funcionam como suporte precioso à análise apresentada na sala de aula e à bibliografia indicada.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DE LA TORRE, Carlos - Routledge Handbook of Global Populism. New York: Routledge, 2019.

    KALTWASSER Cristóbal Rovira, TAGGART Paul, ESPEJO Paulina Ochoa, and OSTIG UY Pierre (eds) - The Oxford Handbook of Populism. Oxford: Oxford University Press, 2017.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios