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Apresentação
Apresentação
Esta UC apresenta uma abordagem da Inclusão (Social e Educativa) a partir do princípio do reconhecimento da universalidade da condição humana e da igual dignidade de todos os seres humanos. Esse princípio conduz a se considerar a educação como um projeto de ação tendo como núcleo a justiça social (e cognitiva), a utopística (ou inédito viável) das políticas e processos educativos contemporâneos. A UC assume um carácter eminentemente reflexivo, tomando como ponto de partida as histórias de vida dos estudantes participantes no curso.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT456-22230
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O Ser Humano – visões antropológicas: A Condição Humana: Arendt, H. (1958). Triângulo da Vida: D'Ambrosio, U. (2003). Direitos Humanos: DUDH (1948) da Declaração Universal aos desafios do “viver juntos” As dimensões da Justiça social: equidade, distribuição de recursos e reconhecimento: Paulo Freire; Manual para a Equidade e Igualdade (UNESCO, 2019); Relatórios da UNESCO: Faure (1972), Delors (1996) e "Reimaginar os nossos Futuros juntos - um novo contrato social para a Educação" (2021); “Eu sou porque nós somos” (UBUNTU). Uma visita a epistemologias subalternas e invisibilizadas. Inter e multiculturalidade: uma revisitação aos trabalhos de Stephen Stoer e Luiza Cortesão Os clássicos da Educação e a Inclusão. Uma visita a obras de autores como Paulo Freire, John Dewey, Celestin Freinet e João dos Santos
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Objetivos
Objetivos
No final da UC, os estudantes devem ser capazes de: - Problematizar a abordagem da Inclusão (Social e Educativa) a partir do princípio do reconhecimento da universalidade da condição humana e da igual dignidade dos seres humanos. - Reconhecer a educação como um projeto de ação tendo como núcleo a justiça social (e cognitiva) - Compreender a perspetiva utopística (ou inédito viável) das políticas e processos educativos contemporâneos. - Refletir a educação a partir das histórias de vida dos estudantes participantes no curso.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Depois de apresentada a FUC aos estudantes, é elaborado um calendário com a sua participação, com os temas que escolheram para apresentar e sua calendarização ao longo do semestre. É utilizada uma metodologia dialógica e interativa de participação, de envolvimento dos estudantes e de escuta ativa dos mesmos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arendt, H. (1958). A Condição Humana / The Human Condition. Editora Forense Universitária. Belchior, M. (2021). Becoming a Sociodramatist: Sociodrama in Education. In D. Adderley, M. Belchior, A. Blaskó, K. Galkocsi, M. Maciel, M. Westberg, & M. Werner (Eds.), Sociodrama - The Art and Science of Social Change (pp. 266–286). L’Harmattan. D’Ambrosio, U. (2002). Educação, Tecnologia e Sociedade. Conferência No VII EPREM,. Rodrigues, D. (2016). Direitos Humanos e Inclusão. Profedições. Stoer, S. R. & Cortesão, L. (1999). Levantando a pedra: Da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Afrontamento. Teodoro, A. (2020) Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education. Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization. Routledge. UNESCO. (2019). Manual para garantir inclusão e equidade na educação (UNESCO, Ed.). Weil, P. (2005). A Arte de viver em Paz - Manual de Educação para uma Cultura de Paz. Edições ASA.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não