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Mestrado Ciências da Educação: Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

Lisboa
O Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor confere o grau de Mestre, tem a duração de dois anos letivos (4 semestres), e atribui 120 ECTS. Integra a componente Formação Especializada (1º ano), numa área específica, de... Ler mais

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GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor confere o grau de Mestre, tem a duração de dois anos letivos (4 semestres), e atribui 120 ECTS. Integra a componente Formação Especializada (1º ano), numa área específica, de acordo com o Decreto-Lei 95/97, de 23 de abril, concedendo 12 créditos para progressão na carreira profissional. O plano de estudos, que se enquadra nos princípios da Educação Inclusiva, visa a aquisição de conhecimentos e de competências necessárias ao desempenho dos profissionais que atuam nesta área, bem como o desenvolvimento da investigação e da produção de conhecimentos na mesma.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente do CUP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação: - 50% nota da habilitação anterior - 50% apreciação curricular Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior: - 75% apreciação curricular - 25% Motivação e Justificação
  • Destinatários

    Destinatários

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre: - Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal. -Titulares do grau de licenciado em outra área, mas com experiência profissional em educação/formação; - Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; - Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; - Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULusófona como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
  • Competências

    Competências

    - Adquirir conceitos fundamentais sobre Educação Inclusiva. - Analisar criticamente conhecimentos produzidos com base em investigação recente sobre Educação Inclusiva. - Analisar e caraterizar situações educativas, nas suas múltiplas dimensões, com recurso a procedimentos cientificamente sustentados. - Identificar necessidades e incrementar o desenvolvimento de medidas educativas que tenham em conta a equidade e a igualdade de oportunidades, no acesso ao currículo, na frequência e na progressão ao longo da escolaridade obrigatória. - Participar na elaboração e no desenvolvimento de projetos educativos promotores de inclusão, que respondam às caraterísticas e às necessidades do contexto em que se processam. - Conceber, implementar e avaliar processos de intervenção facilitadores de aprendizagem tendo como objetivo a inclusão. - Fundamentar a tomada de decisão, no âmbito da Educação Inclusiva, em processos de investigação e de inovação. - Trabalhar em equipas multidisciplinares. - Estabelecer relações empáticas e pró-sociais com todos os atores envolvidos no processo educativo das crianças e dos alunos. .
  • Objetivos

    Objetivos

    - Formar Educadores, Professores e outros profissionais, na área da Educação Inclusiva, de acordo com os Normativos em vigor, numa perspetiva transversal e inovadora; - Qualificar para o exercício da docência, no âmbito do grupo de recrutamento 910, desde que, à entrada no curso, satisfaça os requisitos exigidos pela formação especializada (DL 95/97, de 23 de abril); - Promover a investigação e a produção de conhecimentos, através de estudos aprofundados sobre questões relativas à Inclusão.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Plano de Estudos enquadrado nos princípios da Educação Inclusiva e um corpo docente de reconhecido mérito;
    • Excelente interação teórico-prática;
    • Leque alargado de perspetivas, ao nível teórico e ao nível prático;
    • Bom reconhecimento do curso no meio académico-profissional;
    • Reconhecida competência profissional, nos locais de trabalho, dos profissionais formados nesta área, na ULHT;
    • Boa empregabilidade.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    - Trabalho em instituições públicas, privadas e do setor cooperativo. - Acesso ao concurso para o grupo de recrutamento 910, em 1ª prioridade, desde que, à entrada no curso, satisfaça os requisitos exigidos pela formação especializada (DL 95/97, de 23 de abril). - Participação em projetos de intervenção com públicos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e/ou com deficiência motora.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    Sala de Aula, Laboratório de Informática, Biblioteca, Centro Trabalho Tecnológico, Salas de Estudo, Bares e Cantinas e Gabinetes. Videoprojetor fixo, PC Desktop HP5800 - Core duo 3.0GHz - RAM 2 Gb - HD 250Gb, PC/Netbook Portátil (requisição) e Retroprojetor (requisição).
  • Investigação

    Investigação

    Ciências da educação | Formação de professores/Formadores e Ciências da educação | Educação
  • Observações

    Observações

    Registo CCPFC/CFE: Número de créditos: 12 Data de validade: 2020-2023 Progressão na carreira, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, 12 créditos. Curso de Formação Especializada, com acesso a concurso para o grupo 910, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de entrada no curso tenham, pelo menos, 5 anos de serviço docente. Área de formação especializada: Educação Especial. Especialização: Domínio cognitivo e motor. Modalidade de formação: Parte curricular de mestrado (1º ano). Regime pós-laboral. Início das aulas: 22 de Outubro de 2022 (os alunos receberão o calendário e a informação do arranque do ano letivo dos cursos do Instituto da Educação).

Centro Universitário

Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
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Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Candidatos estrangeiros 400€
      Candidatos nacionais ou equiparados 169€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Seguro Escolar 40€
      Reingresso 90€
      Matrícula e Inscrição 245€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 298.2€
      Valor por ECTS 9.94€

Secretariado

Alexandra Oliveira

  • Extensão Telefónica
    636
  • Local de atendimento
    Sala C.0.9
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 12h e 15h às 17h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 85/2012/AL01

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
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