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  • Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor

Universidade Lusófona

Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração

Candidatar-me a este curso

Fotografia do Diretor(a)
Direção do Curso

Maria Odete Emygdio da Silva

Apresentação do Curso

O Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor confere o grau de Mestre, tem a duração de dois anos letivos (4 semestres), e atribui 120 ECTS. Integra a componente Formação Especializada (1º ano), numa área específica, de acordo com o Decreto-Lei 95/97, de 23 de abril, concedendo 12 créditos para progressão na carreira profissional.
O plano de estudos, que se enquadra nos princípios da Educação Inclusiva, visa a aquisição de conhecimentos e de competências necessárias ao desempenho dos profissionais que atuam nesta área, bem como o desenvolvimento da investigação e da produção de conhecimentos na mesma.



Razões para frequentar este curso

  • Plano de Estudos enquadrado nos princípios da Educação Inclusiva e um corpo docente de reconhecido mérito;
  • Excelente interação teórico-prática;
  • Leque alargado de perspetivas, ao nível teórico e ao nível prático;
  • Bom reconhecimento do curso no meio académico-profissional;
  • Reconhecida competência profissional, nos locais de trabalho, dos profissionais formados nesta área, na ULHT;
  • Boa empregabilidade.

Despacho do curso

Despacho n.º 9143/2007, de 18 de maio, alterado pelo Despacho n.º 4024/2020, de 1 de abril

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado - Deliberação da A3ES

Data da publicação

17/02/2020

Registo

R/A-Ef 85/2012/AL01

Auto-Avaliação

Relatório Auto-Avaliação

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS

Direção do Curso

Maria Odete Emygdio da Silva

Secretariado

Anabela Moura

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.


Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
- 75% apreciação curricular
- 25% Motivação e Justificação

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS

Objetivos

- Formar Educadores, Professores e outros profissionais, na área da Educação Inclusiva, de acordo com os Normativos em vigor, numa perspetiva transversal e inovadora;
- Qualificar para o exercício da docência, no âmbito do grupo de recrutamento 910, desde que, à entrada no curso, satisfaça os requisitos exigidos pela formação especializada (DL 95/97, de 23 de abril);
- Promover a investigação e a produção de conhecimentos, através de estudos aprofundados sobre questões relativas à Inclusão.

Destinatários

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal.
-Titulares do grau de licenciado em outra área, mas com experiência profissional em educação/formação;
- Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
- Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Adquirir conceitos fundamentais sobre Educação Inclusiva.
- Analisar criticamente conhecimentos produzidos com base em investigação
recente sobre Educação Inclusiva.
- Analisar e caraterizar situações educativas, nas suas múltiplas dimensões, com recurso a procedimentos cientificamente sustentados.
- Identificar necessidades e incrementar o desenvolvimento de medidas educativas que tenham em conta a equidade e a igualdade de oportunidades, no acesso ao currículo, na frequência e na progressão ao longo da escolaridade obrigatória.
- Participar na elaboração e no desenvolvimento de projetos educativos promotores de inclusão, que respondam às caraterísticas e às necessidades do contexto em que se processam.
- Conceber, implementar e avaliar processos de intervenção facilitadores de aprendizagem tendo como objetivo a inclusão.
- Fundamentar a tomada de decisão, no âmbito da Educação Inclusiva, em processos de investigação e de inovação.
- Trabalhar em equipas multidisciplinares.
- Estabelecer relações empáticas e pró-sociais com todos os atores envolvidos no processo educativo das crianças e dos alunos.
.

Equipamentos e Instalações

Sala de Aula, Laboratório de Informática, Biblioteca, Centro Trabalho Tecnológico, Salas de Estudo, Bares e Cantinas e Gabinetes.
Videoprojetor fixo, PC Desktop HP5800 - Core duo 3.0GHz - RAM 2 Gb - HD 250Gb, PC/Netbook Portátil (requisição) e Retroprojetor (requisição).

Estudos Futuros

Acesso a Cursos de Doutoramento.

Saídas Profissionais

- Trabalho em instituições públicas, privadas e do setor cooperativo.
- Acesso ao concurso para o grupo de recrutamento 910, em 1ª prioridade, desde que, à entrada no curso, satisfaça os requisitos exigidos pela formação especializada (DL 95/97, de 23 de abril).
- Participação em projetos de intervenção com públicos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e/ou com deficiência motora.



Investigação

Ciências da educação | Formação de professores/Formadores e Ciências da educação | Educação

Observações

Registo CCPFC/CFE:
Número de créditos: 12
Data de validade: 2020-2023
Progressão na carreira, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, 12 créditos.
Curso de Formação Especializada, com acesso a concurso para o grupo 910, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de entrada no curso tenham, pelo menos, 5 anos de serviço docente.
Área de formação especializada: Educação Especial.
Especialização: Domínio cognitivo e motor.
Modalidade de formação: Parte curricular de mestrado (1º ano).

Regime pós-laboral.






Docentes Convidados

o curso não tem corpo docente convidado.

Áreas Científicas

Ciências da educação | Formação de professores/formadores e ciências da educação | Educação

Ligações

  • CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento

Plano de Estudos

Despacho n.º 9143/2007, de 18 de maio, alterado pelo Despacho n.º 4024/2020, de 1 de abril
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Práticas de Educação Inclusiva em ContextoAnual7
Desenvolvimento e Aprendizagem1º Semestre5
Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva1º Semestre4
Gestão do Currículo1º Semestre4
Inclusão Social e Educativa como Projeto de Justiça Social1º Semestre4
Metodologias de Investigação1º Semestre5
Técnicas de Escrita Científica1º Semestre4
Diversidade Funcional e Desenvolvimento Humano: Dimensão Cognitiva e Motora2º Semestre8
Educação, Família e Comunidade: Intervenção Precoce e Transição para a Vida Pós-Escolar2º Semestre8
Estratégias de Aprendizagem e Educação Inclusiva2º Semestre5
Tecnologias Digitais e Comunicação Aumentativa2º Semestre6
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Dissertação / Trabalho de Projeto / Relatório de EstágioAnual50
Seminário de Apoio à Elaboração da Dissertação/ Trabalho de Projeto/ EstágioAnual5
Seminários e Oficinas de Formação sobre Temáticas do CursoAnual5

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Ana Maria Benavente Da Silva NunoDoutoramentoTempo Integral
António Neves Duarte TeodoroAgregaçãoTempo Integral
Elsa Maria Bacala EstrelaDoutoramentoTempo Integral
Francisco Alberto Ramos LeitãoDoutoramentoTempo Integral
Isabel Maria Rodrigues Do Amaral OliveiraDoutoramentoTempo Parcial
Jorge Alexandre Gaspar OliveiraDoutoramentoTempo Integral
Luzia Mara Silva Lima RodriguesDoutoramentoTempo Parcial
Maria Odete Pereira Da Silva Emygdio Da SilvaDoutoramentoTempo Integral
Miguel Leite Borges Da Mata PereiraDoutoramentoTempo Parcial
Oscar Conceição De SousaDoutoramentoTempo Integral
Rosa Maria Da Silva Serradas DuarteDoutoramentoTempo Integral
Vitor Manuel Neves Duarte TeodoroDoutoramentoTempo Integral

Valores

Candidatura

2022/23
Titular de curso superior 150 €
Titulares de Curso Superior Estrangeiro 350 €

Matrícula e Inscrição

2022/23
Matrícula e Inscrição230 €
Seguro Escolar40 €

Propinas

2022/23
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 278,4 €
Valor por ECTS 9,28 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona para o presente ano letivo

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Pós-Laboral
3.ª e 5.ª Feira

Diurno
Sábados

O estacionamento é gratuito no campus da Universidade Lusófona para todos os alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento do período noturno. Ler mais

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