filmeu

Disciplina Tecnologias Digitais e Comunicação Aumentativa

  • Apresentação

    Apresentação

    As questões de interação e comunicação como base para um ensino eficaz são apontadas como prioritárias no Curso por se tratar de conceitos fundamentais na intervenção junto de alunos com perturbações do domínio cognitivo e motor. Os participantes devem, portanto, adquirir competências de intervenção na área de Perturbações da Comunicação e Linguagem relacionadas com alunos com disfunção comunicativa grave. Os alunos devem também adquirir conhecimentos básicos relacionados com o uso de recursos de comunicação não-verbal, bem como tecnologias de comunicação aumentativa.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à Comunicação e Linguagem. Perturbações da Comunicação e Linguagem e Disfunção comunicativa Recursos de intervenção na área da comunicação e Linguagem.  A importância da eficácia de parceiros de comunicação nos processos de aprendizagem O uso de alta e baixa tecnologia na interação com alunos sem linguagem oral.  Exemplos de tecnologia disponíveis e sua utilização em função das necessidades do aluno. Exemplos em vídeo.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender a importância da comunicação no desenvolvimento e aprendizagem de alunos como disfunção neuromotora e disfunção comunicativa. Desenvolver processos de interação utilizando Sistemas de Comunicação Aumentativa adequados ao aluno. Providenciar aos alunos recursos adequados de Comunicação Aumentativa e Tecnologias de Apoio em todas as atividades de forma a facilitar a inclusão escolar e social. Identificar competências nos alunos com disfunção neuromotora e disfunção comunicativa e proporcionar materiais de alta e baixa tecnologia que facilitem o acesso à comunicação e o acesso à escrita através do uso de computador.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão de carater teórico-prático, com exemplificação de atividades que recorram à comunicação aumentativa e às tecnologias de apoio. Serão apresentados e discutidos vídeos de situações de alunos recorrendo à utilização de Comunicação Aumentativa. Os participantes terão oportunidade de criar uma base de dados onde se identificam tecnologias de Comunicação Aumentativa como suporte para futuras intervenções. A avaliação é composta por um estudo de caso apresentado em aula e discutido em grupo, e duas reflexões sobre aprendizagens feitas individualmente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aitken, J. E., Fairley, J. P. & Carlson , J. (2012). Communication technology for students in special education and gifted programs. Hershey PA: IGI Global. Ferreira, C.R; Nunes da Ponte, M ., Azevedo, L. M. {2003):1novação curricular na implementação de meios alternativos de comunicação em crianças com deficiência neuromotora grave. http://www.snripd.pt/document/Livro014.rtf Kauffman, J. M., Hallahan, D. P. (2011). Handbook of special education. NY: Routledge. Nielsen, L. (2011). Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um guia para professores. Porto Editora. Nunes da Ponte, M. (2007). Plano Nacional de Leitura: Promoção da Leitura - Orientações / Alunos com NEE. Disfunção neuromotora grave. http://www.planonacionaldeleitura.gov.ptllistaAreas.aspx?area=357 Von Tetzchner, S., Martinsen, H. (2000). Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Editora, Coleção Educação Especial.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios