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Informações Académicas
GrauMestrado
Semestres4
Créditos120 ECTS
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Apresentação
Apresentação
O Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor confere o grau de Mestre, tem a duração de dois anos letivos (4 semestres), e atribui 120 ECTS. Integra a componente Formação Especializada (1º ano), numa área específica, de acordo com o Decreto-Lei 95/97, de 23 de abril, concedendo 12 créditos para progressão na carreira profissional. O plano de estudos, que se enquadra nos princípios da Educação Inclusiva, visa a aquisição de conhecimentos e de competências necessárias ao desempenho dos profissionais que atuam nesta área, bem como o desenvolvimento da investigação e da produção de conhecimentos na mesma.
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Condições de Ingresso
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente do CUP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação: - 50% nota da habilitação anterior - 50% apreciação curricular Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior: - 75% apreciação curricular - 25% Motivação e Justificação
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Destinatários
Destinatários
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre: - Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal. -Titulares do grau de licenciado em outra área, mas com experiência profissional em educação/formação; - Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; - Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; - Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULusófona como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
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Competências
Competências
- Adquirir conceitos fundamentais sobre Educação Inclusiva. - Analisar criticamente conhecimentos produzidos com base em investigação recente sobre Educação Inclusiva. - Analisar e caraterizar situações educativas, nas suas múltiplas dimensões, com recurso a procedimentos cientificamente sustentados. - Identificar necessidades e incrementar o desenvolvimento de medidas educativas que tenham em conta a equidade e a igualdade de oportunidades, no acesso ao currículo, na frequência e na progressão ao longo da escolaridade obrigatória. - Participar na elaboração e no desenvolvimento de projetos educativos promotores de inclusão, que respondam às caraterísticas e às necessidades do contexto em que se processam. - Conceber, implementar e avaliar processos de intervenção facilitadores de aprendizagem tendo como objetivo a inclusão. - Fundamentar a tomada de decisão, no âmbito da Educação Inclusiva, em processos de investigação e de inovação. - Trabalhar em equipas multidisciplinares. - Estabelecer relações empáticas e pró-sociais com todos os atores envolvidos no processo educativo das crianças e dos alunos. .
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Razões para frequentar este curso
Razões para frequentar este curso
- Plano de Estudos enquadrado nos princípios da Educação Inclusiva e um corpo docente de reconhecido mérito;
- Excelente interação teórico-prática;
- Leque alargado de perspetivas, ao nível teórico e ao nível prático;
- Bom reconhecimento do curso no meio académico-profissional;
- Reconhecida competência profissional, nos locais de trabalho, dos profissionais formados nesta área, na ULHT;
- Boa empregabilidade.
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Plano de estudos
Plano de estudos
Despacho n.º 9143/2007, de 18 de maio, alterado pelo Despacho n.º 4024/2020, de 1 de abril-
1º Ano / Tronco comum
- [Anual]
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Práticas de Educação Inclusiva em Contexto
7 ects
- [1º Semestre]
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Desenvolvimento e Aprendizagem
5 ects -
Diversidade Funcional e Desenvolvimento Humano: Dimensão Cognitiva e Motora
8 ects -
Estratégias de Aprendizagem e Educação Inclusiva
5 ects -
Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva
4 ects -
Gestão do Currículo
4 ects -
Inclusão Social e Educativa como Projeto de Justiça Social
4 ects -
Tecnologias Digitais e Comunicação Aumentativa
6 ects
- [2º Semestre]
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Educação, Família e Comunidade: Intervenção Precoce e Transição para a Vida Pós-Escolar
8 ects -
Metodologias de Investigação
5 ects -
Técnicas de Escrita Científica
4 ects
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2º Ano / Tronco comum
- [Anual]
- Dissertação / Trabalho de Projeto / Relatório de Estágio
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Seminário de Apoio à Elaboração da Dissertação/ Trabalho de Projeto/ Estágio
5 ects -
Seminários e Oficinas de Formação sobre Temáticas do Curso
5 ects
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1º Ano / Tronco comum
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Opções
Opções
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Corpo Docente
Corpo Docente
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Docentes convidados
Docentes convidados
o curso não tem corpo docente convidado.
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Saídas Profissionais
Saídas Profissionais
- Trabalho em instituições públicas, privadas e do setor cooperativo. - Acesso ao concurso para o grupo de recrutamento 910, em 1ª prioridade, desde que, à entrada no curso, satisfaça os requisitos exigidos pela formação especializada (DL 95/97, de 23 de abril). - Participação em projetos de intervenção com públicos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e/ou com deficiência motora.
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Estudos Futuros
Estudos Futuros
Acesso a Cursos de Doutoramento.
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Infra-estruturas e Equipamentos
Infra-estruturas e Equipamentos
Sala de Aula, Laboratório de Informática, Biblioteca, Centro Trabalho Tecnológico, Salas de Estudo, Bares e Cantinas e Gabinetes. Videoprojetor fixo, PC Desktop HP5800 - Core duo 3.0GHz - RAM 2 Gb - HD 250Gb, PC/Netbook Portátil (requisição) e Retroprojetor (requisição).
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Áreas Científicas
Áreas Científicas
Ciências da educação
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Investigação
Investigação
Ciências da educação | Formação de professores/Formadores e Ciências da educação | Educação
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Observações
Observações
Registo CCPFC/CFE: Número de créditos: 12 Data de validade: 2020-2023 Progressão na carreira, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, 12 créditos. Curso de Formação Especializada, com acesso a concurso para o grupo 910, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de entrada no curso tenham, pelo menos, 5 anos de serviço docente. Área de formação especializada: Educação Especial. Especialização: Domínio cognitivo e motor. Modalidade de formação: Parte curricular de mestrado (1º ano). Regime pós-laboral. Início das aulas: 22 de Outubro de 2022 (os alunos receberão o calendário e a informação do arranque do ano letivo dos cursos do Instituto da Educação).
Centro Universitário
Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
Fases de candidaturas a decorrer
Valores
A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
Direção do Curso
Secretariado
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Extensão Telefónica636
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Local de atendimentoSala C.0.9
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Horário de atendimento2ªf a 6ªf - 10h às 12h30 e 15h às 16h30
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS.