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Disciplina Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC debruça-se sobre os fundamentos conceptuais e legais que enquadram a Educação Especial e a Educação Inclusiva, para que possam ser interpretados à luz do contexto sócio-histórico-filosófico em que se situam e deem sustentação às práticas profissionais dos futuros docentes de Educação Especial. Pretende-se que estas potenciem o processo de aprendizagem e inclusão de todas as crianças e alunos com necessidades específicas de educação e, em particular, o dos alunos com perturbações do foro cognitivo e/ou motor, perturbações da personalidade ou de conduta, e multideficiência, tendo em conta que no quadro legal atual, a Educação para todas as crianças e alunos deve ser inclusiva e equitativa, de qualidade e processar-se ao longo da vida.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    -Fundamentos e práticas da Educação Especial: Integração e Normalização;

    -Quadros teóricos da Inclusão;

    -Documentos internacionais e nacionais norteadores da Inclusão (Conferência Mundial sobre NEE: Acesso e Qualidade, Salamanca, 1994; Fórum Mundial de Educação, Dakar, 2000; Declaração de Lisboa, 2007; Conferência Global Sobre Educação Inclusiva, Salamanca, 2009; Declaração de Incheon, 2015; Fórum Internacional sobre Inclusão e Equidade na Educação – Todo o aluno importa, Cali, 2019; Resumo do Relatório de Monitorização Global da Educação 2020 – Inclusão e Educação: Todos sem exceção);

    -Quadro legal da Educação Inclusiva (DL 54/18 e DL 55/18, de 6 de julho, Lei 116/19, de 13 de setembro);

    -Perfil de competências dos docentes de Educação Especial do grupo 910;

    -Desenho Universal para a Aprendizagem.

  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC, os estudantes devem ser capazes de:

    -Entender a Educação Especial e a Educação Inclusiva no contexto sócio-histórico-cultural em que se inserem;

    -Compreender a evolução dos documentos norteadores internacionais e nacionais que fundamentam a integração e a inclusão;

    -Situar-se face a modelos de resposta a crianças e alunos com perturbações do foro cognitivo e/ou motor, perturbações da personalidade ou de conduta e multideficiência, tendo em conta os quadros conceptuais em que se fundamentam;

    -Conhecer o quadro legal que enquadra a inclusão educativa;

    -Conhecer e enquadrar as competências inerentes ao desempenho profissional dos professores de Educação Especial do grupo 910;

    -Incentivar e apoiar as escolas na implementação de projetos educativos que envolvam os alunos com necessidades educativas especiais e os contextos em que vivem;

    -Refletir sobre a Inclusão Educativa nas suas múltiplas dimensões.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição para introdução e/ou sistematização de conceitos;

    Visionamento de documentários e debate sobre os mesmos;

    Trabalhos individuais e de grupo sobre as temáticas a abordar e abordadas;

    Problematização e reflexão sobre situações profissionais apresentadas pelos estudantes.

    Privilegiando metodologias ativas para as temáticas a abordar, os estudantes receberão antecipadamente os documentos para a elaboração do trabalho proposto, que será apresentado e discutido no grupo-turma. Os trabalhos de grupo serão organizados a pares e segundo algumas estruturas cooperativas, de modo que os estudantes possam experienciar estratégias que permitem compreender a importância da diversidade e, como tal, são facilitadoras da inclusão.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agran, M., Brown, F., Hughes, C. & Ryndak, D. (2014). Equity & Full Participation for Individuals with Severe Disabilities A Vision for the Future. Baltimore: Paul H. Brooks Publishing Co.

    Leitão, F., A., R.; Silva, M., O., E. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais ESTUDOS. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

    Rodrigues, D. (2015). Equidade e Educação Inclusiva (2ª edição). Porto: PROFEDIÇÕES, Lda.

    Silva, M, O. E. (2009). Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas: Breve Perspectiva Histórica. Revista Lusófona de Educação, 13, 135-153.

    Silva, M. O. E. (2019). Gestão das Aprendizagens na sala de aula inclusiva. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

    UNESCO. (2020). Resumo do Relatório de Monitorização Global da Educação 2020- Inclusão e educação: Todos, sem exceção. UNESCO.

INSCRIÇÃO AVULSO
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