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Apresentação
Apresentação
A UC Diversidade Funcional e Desenvolvimento Humano: Domínio Cognitivo e Motor é estruturante neste ciclo de estudos, uma vez que se destina aos "estudos das deficiências". São abordados aspectos socio-históricos da educação e da deficiência, a abordagem social da deficiência e os aspectos específicos de etiologia e classificação das deficiências motoras e das dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A UC aborda também os modelos de apoio às diversidades funcionais nos domínios cognitivo e motor. As propostas de intevervenção são um tema transversal à UC e emergem do diálogo e das reflexões que ocorrem durante as aulas, quer em momentos síncronos como assíncronos. Espera-se que os estudantes desenvolvam competências de análise e proposição de intervenção em contextos inclusivos e dentro de uma perspectiva social da deficiência e das dificuldades dos alunos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT456-22233
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Diversidade Funcional: da abordagem clínica à abordagem social e educativa da deficiência. 2.Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. 3.Desenvolvimento Humano e Funcionalidade Cognitiva. Etiologia, caracterização e avaliação de com alunos com: .Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, Perturbação do Espectro do Autismo 4.Desenvolvimento Humano e Funcionalidade Motora. Etiologia, caracterização e avaliação de com alunos com Deficiência Motora. 5.Intervenção com alunos com dificuldades cognitivas e motoras: Acomodações curriculares e medidas de suporte à aprendizagem. Desenho Universal para a Aprendizagem. Metodologias Ativas e Expressivas de Aprendizagem Acessibilidade Física, Curricular, Comunicacional, Informacional e Atitudinal. 6. Diversidade Funcional e Contextos Educativos Suporte à aprendizagem e à inclusão em contexto escolar. Suporte à aprendizagem e à inclusão em contextos não escolares.
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Objetivos
Objetivos
No final desta UC, os estudantes devem ser capazes de: - Identificar necessidades específicas de aprendizagem, com base na funcionalidade cognitivo-motora e nas desvantagens sociais dos alunos, no quadro do seu desenvolvimento social e educativo. - Saber participar no processo de diagnóstico de necessidades específicas de aprendizagem, em equipas multidiscipinares, tendo como referenciais o currículo e a diversidade funcional dos alunos e os projetos educativos das escolas. - Conhecer programas e propor estratégias de avaliação e intervenção em áreas específicas de aprendizagem e/ou no âmbito das medidas de suporte à aprendizagem, para alunos com dificuldades cognitivas e motoras. - Apoiar a flexibilização curricular, a diferenciação pedagógica e a diversificação de métodos e de estratégias educativas, de modo a promover o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos com dificuldades cognitivas e motoras, segundo valores e práticas de uma educação inclusiva.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas são o Zoomdrama, os Métodos Ativos presenciais e online, a sala de aula invertida e a utilização de AVA - Ambientes Vituais de Aprendizagem.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Lani Florian & Mhairi Beaton (2017): Inclusive pedagogy in action: getting it right for every child, International Journal of Inclusive Education, DOI: 10.1080/13603116.2017.1412513 Leitão, F., & Silva, M. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais – Estudos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Lima-Rodrigues, L.; Silva, M.O.E.; Rodrigues, D. (2021). Inclusão em Portugal: Inspirações para o Atendimento Psicopedagógico. In Oliveira, G., Fini, L.; Burochovitch, E. & Brenelli, R. (Orgs). Psicopedagogia: Desafios e Prática no Contexto Educativo. Vozes. Walker, J. D., & Barry, C. (2018). Assessing and Supporting Social-Skill Needs for Students With High-Incidence Disabilities. TEACHING Exceptional Children, 51(1), 18–30. https://doi.org/10.1177/0040059918790219
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não