-
Apresentação
Apresentação
É importante formarmos pessoas para que estas estejam preparadas para implementarem as estratégias de intervenção mais adequadas, para que promovam oportunidades de aprendizagem que fomentem a participação de todos, independentemente da sua condição. Encarando a Educação como um vetor de promoção de justiça social é importante desenvolver uma cultura de respeito da diversidade, capacidade crítica e agentes promotores de direitos humanos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT456-22232
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O que é aprendizagem e como aprendemos. 2. Diferenciação e Flexibilidade: estratégias para a modificação do currículo e das práticas 3. Desenho Universal para a Aprendizagem: dos princípios às práticas em sala de aula – como ensinar todos os alunos. 4. Trabalho colaborativo e desenvolvimento de práticas inclusiva. 5. Estratégias de intervenção com alunos com graves dificuldades cognitivas e motoras: modelos de intervenção educativa ABA – Applied Behaviour Analisys (Análise Funcional do Comportamento). PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental¿
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver a reflexão crítica nos alunos sobre questões de intervenção com alunos com necessidades específicas. É nossa intenção capacitá-los de um conjunto de saberes para conseguirem mobilizar as melhores ferramentas de intervenção pedagógica de forma a responder às especificidades dos alunos. Pretendemos desenvolver os seguintes objetivos e competências: Revelar capacidade para pesquisar, selecionar e interpretar informação pertinente no domínio da Educação Inclusiva; Demonstrar capacidade para analisar, discutir e refletir sobre tópicos relevantes relacionados com a educação, nomeadamente para alunos com necessidades específicas; Analisar de forma crítica diferentes modelos de intervenção educativa; Conhecer diferentes estratégias de intervenção para alunos com necessidades específicas no domínio cognitivo-motor; Compreender a importância do trabalho cooperativo e da articulação com a família; Entender os pressupostos fundamentais para a planificação da intervenção.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os diferentes momentos serão organizados em sessões teórico-práticas e onde combinaremos: i) momentos de exposição teórica, com a apresentação dos pressupostos teóricos relativo às diferentes temáticas abordadas; ii) momentos de debate e reflexão sobre os temas em estudo; iii) análise e discussão de textos/artigos científicos e/ou de vídeos; iv) momentos de trabalho a pares e dinâmicas de grupo, jogos pedagógicos e sociodramáticos. Regime de avaliação: Avaliação contínua: participação nas aulas registadas num portfólio de aprendizagens que será entregue na plataforma Moodle e apresentada oralmente ao final da UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bondie, R., & Zusho, A. (2018). Differentiated instruction made practical: engaging the extremes through classroom routines. Routledge. Eredics, N. (2018). Inclusion in action: practical strategies to modify your curriculum. Paul H. Brookes Publishibng Co. Mentis, M. (coord.) (1997). Aprendizagem mediada dentro e fora da sala de aula. Trad. José Francisco Azevedo. Editora Senac/Instituto Pieron. Rapp. W.H. (2014). Universal Design for Learning in action: 100 ways to teach all learners. Paul H. Brooks Publishing Co. Westwood, P. (2015). Commonsense methods for children with special educational needs. 7.ª Ed. Routledge.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Apresentação oral do portfólio de aprendizagens
11—4—-2026
30%
Portfólioide aprendizagens
11—04—2026
70%
O portfólio de aprendizagens deverá abordar todos os tópicos dos conteúdos programáticos. Seguindo o DUA: Desenho Universal para a Aprendizagem, o seu formato é livre - pode ser produzido um vídeo, um podcast, um website ou blog, pode ser apresentado em formato Word, PowerPoint ou qualquer outro em que o estudante entenda que é a melhor forma de expressar o seu saber.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





