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Disciplina Práticas de Educação Inclusiva em Contexto

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende fazer a ligação entre a formação de cariz mais académico e a atividade profissional no seu sentido mais lato (alunos e as suas problemáticas, os docentes  e a atividade colaborativa, a instituição e as famílias)

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O Trabalho Docente e a sua complexidade;

       A escola como organização do trabalho docente

       As práticas educativas em diferentes contextos; análise crítica

      Avaliação dos contextos familiares e educativos; e dos fatores facilitadores da intervenção dentro e fora do contexto escolar

      O diagnóstico de alunos com perturbações do âmbito cognitivo e ou/motor; perturbações da personalidade ou de conduta; multideficiência

    Elaboração de programas de intervenção tendo por base o diagnóstico dos alunos e a avaliação dos contextos;

      O estudo de caso enquanto processo de investigação e base da intervenção.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que no final da UC os mestrandos sejam capazes de:           

    • Caracterizar as problemáticas de alunos com perturbações do âmbito cognitivo e ou/motor, perturbações da personalidade ou da conduta, multideficiência;
    •   Identificar diferentes práticas educativas em contexto de Escola e em contexto de sala de aula;
    •    Participar na implementação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão
    •     Colaborar com os docentes do ensino regular na organização e desenvolvimento de estratégias e atividades de diferenciação curricular;
    •     Elaborar, implementar e avaliar programas de intervenção com alunos com medidas adicionais,
    •     Justificar as decisões por si tomadas em função dos contextos e dos alunos;
    •     Intervir no âmbito das suas funções,
    •     Refletir criticamente sobre as práticas desenvolvidas, por si e por outros professores;
    •     Apresentar e debater em equipa casos de alunos com NEE
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Visitas a locais de trabalho e Escolas com populações especiais

    Visitas de Especialistas às aulas.

    Webinars.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alarcão, I.; Roldão. M.C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Ed. Pedago

    Correia, L.M (2003). Inclusão e Necessidades Educativas especiais- um guia para Educadores e professores. Porto. Porto Ed. Nielsen, L.B. (1999) Necessidades Educativas especiais na sala de aula - um guia para professores. Porto Ed.

    Ferreira, W.B.& Martins, R.C.B.(2007) De docente para docente -Práticas de Ensino e diversidade para a Educação Básica). summus editorial

    Rief, S. F.; Heimburge. (2000). Como ensinar todos os alunos na sala de aula inclusiva 1º vol.. Porto Ed.

    Silva, M.O.E. (2019). Gestão das Aprendizagens na sala de aula inclusiva. E.U. Lusófonas, 2ª edição.

    Tardif, M. Lessard, C. (2014). O trabalho Docente- elementos para uma teoria da Docência como profissão de interações humanas. Ed. Vozes -9ªed.

    Ysseldyky, J.E.; Algozzine, Bob (1995). Special Education- a practical approach for teachers.  Ed Houhhton Miffin Company.

     

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