filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    O programa pretende conduzir o mestrando a analisar de forma crítica vários tipos de conhecimento, reconhecer os atributos de uma produção científica de forma a ser capaz de construir um projeto de pesquisa autónomo. Para o efeito, será introduzido na estrutura de uma produção científica, nos passos do processo de construção, na necessidade de rutura prévia, na forma de realizar uma revisão bibliográfica adequada e no cuidado e rigor a ter na abordagem da verificação. Aprenderá a definir o problema/objeto de pesquisa, a enunciar os objetivos da pesquisa, a escolher o paradigma adequado à investigação, a selecionar as fontes/sujeitos para a verificação delineada e a escolher as técnicas adequadas. Será igualmente instruído na recolha, organização e análise dos dados, quer sejam quantitativos quer qualitativos. Por fim entrará em contacto com os aspetos formais de uma escrita científica, utilizando as Normas em vigor.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Ciência e comunicação Ciências da Educação e comunicação científica Produção textual da escrita científica Regras da escrita científica II. A construção do conhecimento científico Do senso comum ao conhecimento científico: fases de um processo Tipologias de modelos de investigação Abordagens quantitativas/qualitativas/mistas III - Planeamento da investigação Construção de um problema de investigação em educação: do tema ao problema Delimitação do campo empírico, estratégia e plano de observação Conceitos, dimensões e categorias de análise Instrumentos de recolha de dados e informação empírica Análise e sistematização de dados e informação empírica IV. Elementos-chave na ética de pesquisa Relação do investigador com os Participantes Relação do investigador com o Conhecimento Relação do investigador com a Sociedade Relação do investigador com a Comunidade de Investigadores Relação do investigador com os Instituições de Financiamento da Investigação.
  • Objetivos

    Objetivos

    -Compreender os processos de produção do conhecimento científico -Descobrir os passos do processo de construção de uma pesquisa científica -Desenvolver sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos no âmbito dos domínios Definir problemáticas e objetos de pesquisa, cognitivo e motor, formulando a sua questão de investigação -Definir objetivos gerais e específicos de forma concisa e objetiva -Encontrar metodologias adequadas aos objetos de pesquisa propostos -Desenvolver um projeto de pesquisa autónomo no campo selecionado -Conduzir a sua pesquisa de forma a garantir a fiabilidade dos instrumentos e a validade da pesquisa -Aplicar as técnicas de análise de dados adequada aos dados que recolheu -Elaborar, por escrito, um relatório de uma pesquisa científica
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    -Exposição para sistematização de conteúdos previamente trabalhados pelos estudantes. -Trabalhos de grupo sobre textos fornecidos pelos docentes. Para cada sessão, os mestrandos receberão indicações sobre referências bibliográficas que deverão consultar antes da aula, para poder participar, em contexto de grupo, na construção dos saberes, que serão posteriormente sistematizados pelos docentes. Ao longo das sessões, pretende-se que os mestrandos analisem, de forma crítica, algumas produções científicas, também previamente fornecidas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bell, J., 1997. Como realizar um projeto de investigação. Lisboa: Gradiva Birkmann, J., Kienberger, S., & Alexander, D., 2014. Assessment of Vulnerability to Natural Hazards. A European Perspective. Waltham. Elsevier Cresswell ,J. W., 2009. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed method approaches. (3rd edition). Sage Publications. Dawson, C., 2002. Practical research methods: a user-friendly guide to mastering research techniques and projects. How To Books Ltd. Flick, U., 2006. An introduction to qualitative research. London: Sage Publications. Holliday, A., 2016. Doing and writting qualitative research. UK: Sage Publications Klinke , A., Renn, O., 2002. A new approach to risk evaluation and management: risk-based, precaution-based, and discourse-based strategies. Risk Analysis. Wiley Online Library. DOI: 10.1111/1539-6924.00274  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios