filmeu

Disciplina Gestão do Currículo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende contribuir para a formação dos alunos no âmbito do desempenho futuro enquanto docentes do ensino básico e secundário, que deverá fundar-se nos princípios da educação inclusiva. A UC assume toda a pertinência se considerarmos que o currículo como núcleo central e definidor da instituição educativa. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Escola inclusiva Políticas Culturas Práticas Conceção curricular Conceito Políticas curriculares Paradigmas e teorias curriculares Níveis e intervenientes no currículo Modelos Pedagógicos e Curriculares Diversidade e diferenciação curricular Modelos e estratégias de avaliação
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer os vários sentidos do conceito de currículo. 2. Identificar as várias teorias curriculares. 3. Refletir sobre a educação inclusiva nas suas múltiplas dimensões. 4. Demonstrar semelhanças e diferenças entre modelos pedagógicos e curriculares. 5. Interpretar atitudes e estratégias conducentes a práticas que tenham em conta a diversidade da população, num contexto inclusivo. 6. Investigar sobre modelos curriculares e de avaliação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Trabalho cooperativo a partir de uma atividade de campo realizada no âmbito de uma visita a uma escola.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Apple, M. W. (1997). Os professores e o currículo: Abordagens Sociológicas. Educa. Correia, L. M. (2008). A Escola Contemporânea e a Inclusão de Alunos com NEE. Porto Editora. Goodson, I. (2001). O Currículo em Mudança, Estudos na Construção Social do Currículo.  Porto Editora. Pacheco, J. (2002). Políticas Curriculares. Porto Editora. Roldão, M. (1999). Os Professores e a Gestão do Currículo. Porto Editora. Roldão, M. (2003). Diferenciação curricular revisitada ¿ conceito, discursos e práticas. Porto Editora. Silva, M. O. E. (2016). Formação de Professores para a Inclusão de Alunos com NEE - contributos de investigação. Edições Universitárias Lusófonas. Stainback, S. & Stainback, W. (2007). Aulas inclusivas. Un nuevo modo de enfocar y vivir el currículo. Narcea Ediciones. UNESCO (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educac¿a¿o. Comissa¿o Internacional sobre os Futuros da Educac¿a¿o, UNESCO.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios