-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende contribuir para a formação dos alunos no âmbito do desempenho futuro enquanto docentes do ensino básico e secundário, que deverá fundar-se nos princípios da educação inclusiva. A UC assume toda a pertinência se considerarmos que o currículo como núcleo central e definidor da instituição educativa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT456-22238
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Escola inclusiva Políticas Culturas Práticas Conceção curricular Conceito Políticas curriculares Paradigmas e teorias curriculares Níveis e intervenientes no currículo Modelos Pedagógicos e Curriculares Diversidade e diferenciação curricular Modelos e estratégias de avaliação
-
Objetivos
Objetivos
1. Conhecer os vários sentidos do conceito de currículo. 2. Identificar as várias teorias curriculares. 3. Refletir sobre a educação inclusiva nas suas múltiplas dimensões. 4. Demonstrar semelhanças e diferenças entre modelos pedagógicos e curriculares. 5. Interpretar atitudes e estratégias conducentes a práticas que tenham em conta a diversidade da população, num contexto inclusivo. 6. Investigar sobre modelos curriculares e de avaliação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalho cooperativo a partir de uma atividade de campo realizada no âmbito de uma visita a uma escola.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Apple, M. W. (1997). Os professores e o currículo: Abordagens Sociológicas. Educa. Correia, L. M. (2008). A Escola Contemporânea e a Inclusão de Alunos com NEE. Porto Editora. Goodson, I. (2001). O Currículo em Mudança, Estudos na Construção Social do Currículo. Porto Editora. Pacheco, J. (2002). Políticas Curriculares. Porto Editora. Roldão, M. (1999). Os Professores e a Gestão do Currículo. Porto Editora. Roldão, M. (2003). Diferenciação curricular revisitada ¿ conceito, discursos e práticas. Porto Editora. Silva, M. O. E. (2016). Formação de Professores para a Inclusão de Alunos com NEE - contributos de investigação. Edições Universitárias Lusófonas. Stainback, S. & Stainback, W. (2007). Aulas inclusivas. Un nuevo modo de enfocar y vivir el currículo. Narcea Ediciones. UNESCO (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educac¿a¿o. Comissa¿o Internacional sobre os Futuros da Educac¿a¿o, UNESCO.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não