filmeu

Disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem

  • Apresentação

    Apresentação

    Cabe à Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem a missão de indagar a história do desenvolvimento de um adulto, acompanhando as sucessivas e progressivas alterações desde o momento em que fomos concebidos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos: 1. Princípios gerais do desenvolvimento 2. Características do desenvolvimento      2.1. Desenvolvimento cerebral      2.2. Desenvolvimento cognitivo      2.3.Desenvolvimento sócio-emocional 3. Aquisição e desenvolvimento da linguagem 4. Desenvolvimento e aprendizagem 5. Paradigmas nas teorias de aprendizagem     5.1.Behaviorismo e suas características     5.2.Gestaltismo e cognitivismo e suas características  6. Teorias de aprendizagens      6.1. Modelo behaviourista Condicionamento operante Teoria de aprendizagem social      6.2. Modelo cognitivo             Construtivismo de Piaget             Formação de conceitos de Bruner             Aprendizagem significativa de Ausubel            Teoria de processamento de informação – perceção e atenção, memória e recuperação 7. Modelos de aprendizagem centrados no aluno
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de: - Compreender os princípios que regem o desenvolvimento geral. - Abordar as funções ao nível cognitivo, sócio-emocional e da linguagem. - Compreender os fenómenos de aprendizagem nos diferentes contextos situacionais. - Evidenciar conhecimentos-chave para a compreensão dos processos de aprendizagem. - Entender o papel da atenção, da atenção seletiva e dos vários tipos de memória no processamento da informação
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A centralidade do professor há muito que está posta em causa, sobretudo ao nível do Ensino Superior. O objetivo de todo o ensino é que o aluno aprenda. Por isso, a metodologia prevê uma forte atividade e intervenção do aluno convidado a preparar, expor, discutir os temas tratados.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, V., Northam, E., Wrennall, J. (2016). Developmental neuropsychology: A clinical approach (Brain, Behavior and Cognition). NY: Routledge. Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology A Student's Handbook (7th Ed.). NY: Psychology Press. Giordan, A. (2007). Aprender. Lisboa: Ins. Piaget. Harley, T.A. (2013). The Psychology of Language: From Data to Theory (4th Ed.). Psychology Press. Klein, S. (2012). Learning: principles and applications. Thousand Oaks: SAGE (6th ed.) Miranda, G.; Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa. Relógio d’Água. Sousa, Ó. (2012). Aprender e Ensinar: significados e mediações. In Teodoro, A. & Vasconcelos, M. L. (org.). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na Formação Universitária. S. Paulo: Ed. Mackenzie; Cortez.  Sternberg, R.J., Sternberg, K., Mio, J. (2011). Cognitive Psychology. Belmont: Wadsworth.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Como processo de avaliação será tida em conta cumulativamente a assiduidade (5%) e a leitura, discussão e apresentação de textos propostos para estudo e análise (45%). O aluno será igualmente convidado a preparar individualmente duas curtas recensões sobre as referências bibliográficas sugeridas (50%)

    Os alunos que não  conseguirem cumprir todos os requisitos da avaliação contínua terão oportunidade de se apresentarem a uma prova de exame

    As part of a continuous assessment process, attendance (5%) and the reading, discussion, and presentation of proposed texts for study and analysis (45%) will be cumulatively taken into account. The student will also be invited to individually prepare two short reviews of the suggested bibliographic references (50%).

    Students who do not meet all the requirements of a continuous assessment will have the opportunity to take an exam.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios