filmeu

Disciplina Seminários e Oficinas de Formação sobre Temáticas do Curso

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC aborda a intervenção pedagógica inclusiva, a gestão de conflitos e dificuldades de aprendizagem decorrentes de dislexia, disortografia e disgrafia. É uma UC essencialmente prática, tendo em conta que os estudantes que frequentam este Mestrado desenvolvem a sua ação profissional no âmbito da Educação, com alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, que se pretende que sejam inclusivas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Investigação em Educação Especial e Educação Inclusiva: o ponto de vista de uma arguente. Medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão: passo a passo na construção do RTP e do PEI. Intervenção com jovens com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão na Transição para a Vida Pós-Escolar. A construção de uma investigação em Educação Especial e Educação Inclusiva - fases de um processo. Intervenção com alunos com Perturbação do Espectro do Autismo, nível 3 de suporte. Perturbação do Espectro do Autismo: a voz dos irmãos. Perfil do Docente de Educação Especial: o dia-a-dia na profissão. Intervenção pedagógico-expressiva em educação incliusiva. 
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer diferentes estratégias de intervenção para alunos com necessidades específicas no domínio cognitivo-motor; Compreender a importância do trabalho cooperativo e da articulação com a família; Entender os pressupostos fundamentais para a planificação da intervenção. Criar e apoiar a criação de contextos cooperativos de aprendizagem que potenciem o desenvolvimento de climas sociais positivos promotores da aprendizagem e participação de todos os alunos. Identificar indicadores de dislexia, de disortografia e de disgrafia. Conhecer estratégias de intervenção pedagógica com alunos com dificuldades de aprendizagem.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Metodologias a implementar: -Exposição pelo/a docente para introdução ou sistematização de conteúdos. -Visualização de vídeos explicativos, a partir dos quais os estudantes são convidades a elaborar um trabalho reflexivo, tendo em conta a introdução dos conteúdos realizada pelo/a docente e a bibliografia de suporte ao tema em questão, previamente enviada. -Leitura antecipada de textos sobre o tema de cada aula.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ferreira, M. (2017). Guia para uma Pedagogia Diferenciada em Contexto de Sala de aula: Teoria, Práticas e Desafios. Lisboa: Coisas de Ler. Jackson, R., M. (2005). Curriculum Access for Students with Low-Incidence Disabilities: The Promise of Universal Design for Learning. Wakefield, MA: National Center on Accessing the General Curriculum. Consultado em janeiro de 2024: https://sde.ok.gov/sites/ok.gov.sde/files/LowIncidence.pdf Santos, N., & Mogarro, M. J. (2023). Se queremos práticas inclusivas poderemos continuar a conceptualizar a diferenciação pedagógica como medida? If we want inclusive practices can we continue to conceptualise pedagogical differentiation as a measure?. Revista Cocar, (19). Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5815 Teles, P. (2004). Dislexia: Como identificar? Como Intervir? Revista Portuguesa de Clínica Geral; dezembro de 2004.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Portefólio de cada uma das aulas

    4 de maio de 2026

    100%

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios