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Disciplina Educação Comparada. Metodologias e Problemáticas

  • Apresentação

    Apresentação

    A análise de como o modelo da escola se afirmou e consolidou tem constituído o campo de estudo privilegiado da Educação Comparada. Ancorada no campo das Ciências da Educação, a Educação Comparada começa a ganhar uma maior expressão e desenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial, resultado do forte impulso dado à internacionalização das problemáticas educacionais por parte das grandes agências internacionais de natureza intergovernamental.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. A Educação Comparada. Percursos e construção de uma identidade
    2. Metodologias de análise em Educação Comparada
    3. Globalização(ões). Um novo mundo para a Educação Comparada
    4. As organizações internacionais de natureza governamental como principais agentes globalizadores
    5. O PISA e outros grandes instrumentos de avaliação internacional. A construção de formas de governação mundial 
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo desta UC é, por um lado, dar a conhecer aos alunos os diferentes paradigmas e abordagens utilizadas em estudos comparados que os ajudem a desenvolver projetos de investigação no âmbito desta disciplina. Por outro lado, dotar dos alunos de instrumentos e conhecimentos que lhes permitam analisar comparativa e criticamente os resultados divulgados pelos grandes estudos estatísticos desenvolvidos pelas agencias de educação transnacionais (OCDE, Unesco; FMI¿) que contrastam os distintos Sistemas Educativos nacionais, reforçando assim a capacidade de compreensão dos mesmos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Tratando-se de um grau académico predominantemente voltado para a aquisição de competências no plano da investigação, as metodologias de ensino usadas centram-se numa pedagogia da descoberta e da argumentação: consulta de bases de dados a partir de palavras-chave; conhecimento dos mais conhecidos indexadores de revistas científicas; treino na escrita científica (realizar um resumo, organizar um artigo; fazer uma recensão crítica).

    A avaliação reflete essa pedagogia: apresentação escrita de uma recensão crítica de uma obra que cruze o programa e a problemática da dissertação do mestrando; apresentação oral de um tema, sublinhando os argumentos em confronto (ou complementares) de quadros teóricos diferentes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Antunes, F. (2008). Nova Ordem Educacional, Espaço Europeu de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida. Almedina.

    Arnove, R. F. & Torres (Ed.) (2013, 4th Ed.). Comparative Education. Rowman & Littlefield.

    Dale, R. (2001). Globalização e Educação: Demonstrando a Existência de uma Cultura Educacional Mundial Comum ou Localizando uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação. Educação, Sociedade & Culturas, 16, 133-169.

    Harvey, D. (2005). A Brief History of Neoliberalism. Oxford University Press.

    Held, D. & McGrew, A. (Eds) (2003, 2ª Ed.). The Global Transformation Reader. Polity Press.

    Nóvoa, A. (1998). Histoire & Comparaison. Educa.

    Phillips, D. & Schweisfurth (2008). Comparative and International Education. Continuum.

    Santos, B. de S. (org.) (2001). Globalização: Fatalidade ou Utopia? Afrontamento.

    Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Edições Universitárias Lusófonas.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Carla Galego

    Mediante agendamento prévio

    Sala Instituto de Educação

     

     

     

     

     

     

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