filmeu

Disciplina Observação de Contextos Educativos e Diferenciação Pedagógica

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC "Observação Educativa e Diferenciação Pedagógica" tem grande relevância na formação em Ciências da Educação, quer para quem vai intervir como professor, quer para quem se vai dedicar à investigação. O ato de observar está intimamente ligado ao ato de conhecer, de compreender o que se passa no mundo. O mundo da Educação que é um vasto campo de atuação e de investigação, a observação pode ser utilizada com diferentes finalidades, a da avaliação e a da investigação, mas também em diferentes contextos. Existem diferentes tipos de observação, desde a observação participante (investigação-ação) à observação naturalista. Nesta UC os estudos vão aprender a distinguir diferentes tipos de observação e as finalidades correspondentes. A Diferenciação Pedagógica é um domínio relacionado com uma intervenção pedagógica inclusiva, que pode ser encarada de diversas perspetivas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Observação naturalista: conceito, finalidades e condições Prática de observação em contextos educativos: preparação, registo e análise Abordagem etnográfica e notas de campo - observação participante Diferenciação pedagógica: conceito, implicações e práticas inclusivas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Discutir conceitos, tipologias e processos de observação em contextos educativos e articulá-los com as finalidades em questão Compreender e integrar práticas de diferenciação pedagógica Experienciar métodos, técnicas e instrumentos de recolha/tratamento de dados Refletir sobre práticas e partilhar saberes em contexto
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As aulas serão teórico-práticas de modo a mobilizar as experiências e o trabalho desenvolvido pelos estudantes, quer individualmente, quer em pequenos grupos, sobre análise de estudos de casos, a simulação de instrumentos de observação. Pretende-se promover o debate e a reflexão crítica. Haverá lugar à apresentação de relatórios e dos portfólio reflexivos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dias, C. M. (2009). “Olhar com Olhos de Ver.” Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 43-1, 175–188. https://share.google/i9Fxs41LXwaKww8hS Rebolo, A. (2021). Observação. In conceção & análise e aplicações (Eds.), Manual de Investigação Qualitativa (pp. 87–101). PACTOR. https://drive.google.com/file/d/1_rinZcAYNPLdVpfb0JKa1c8YLJSMDSy9/view?usp=sharing Reis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente (M. da E. – C. C. para a A. de Professores, Ed.). https://share.google/viMgTeKt2LHQfiTu   Goodson, I. (2020). A Crise da Mudança Curricular. Revista de Estudos Curriculares. Grave-Resendes, L. & Soares, J. (2009) “Diferenciação pedagógica”. Universidade Aberta. Meirieu, Dominique. “Pedagogia diferenciada”. Porto Editora, diversos anos.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios