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Disciplina Análise de Políticas Públicas

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de especialização em Análise de Políticas Públicas visa proporcionar que os/as estudantes adquiram os saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários a uma análise das políticas educativas, na sua relação com as transformações da educação e da sociedade e com os processos de recomposição do papel e modos de intervenção do Estado.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A. A emergência do campo científico das políticas públicas: os conceitos de policy analysis e de política de educação/política educativa. B. Modelos da análise das políticas educativas: Relações da educação com a mudança social, e entre a educação e as suas formas de governo: a “agenda globalmente estruturada para a educação” e o “ciclo de políticas”; As políticas de educação sob o prisma da ação pública: contextos de ação, atores e decisão política. C. Regulação política da educação: o papel do Estado, as dinâmicas nacionais e a influência das organizações internacionais.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da Unidade Curricular os/as estudantes serão capazes de: Identificar conceitos e modelos de análise de políticas públicas; Adquirir capacidades de análise das políticas educativas, nas suas relações com a mudança social, e sob o prisma da ação pública; Problematizar a investigação sobre políticas educativas, na sua relação com o processo de intensificação e complexificação da regulação política.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Os modos de trabalho pedagógico centram-se no desenvolvimento das capacidades de pesquisa dos/as estudantes, trabalho cooperativo, reflexão teórico-prática e análise crítica e incluem: Exposição teórica (apresentação, exploração e síntese de conteúdos programáticos) dialogada com os/as estudantes; Análise de documentos escritos iconográficos e audiovisuais, discussão e debate. Será privilegiada a análise de situações-problema e de casos relativos a investigações reais no domínio da análise das políticas públicas, com ênfase nas políticas educativas, trabalhados em subgrupos, com apresentação e discussão de resultados desse trabalho em plenário.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo, L., & Rodrigues, M. L (2017). Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, Problemas e Práticas, 83, 11-35. Carvalho, L. M. (2015). As políticas públicas de educação sob o prisma da ação pública: Esboço de uma perspetiva de análise e inventário de estudos. Currículo sem Fronteiras, 15(2), 314-333. Dale, R. (2000). Globalização e educação. Demonstrando uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda para a educação globalmente estruturada". Educação, Sociedade & Culturas, 16, 133-169. Mainardes, J. (2006). A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais. Educação & Sociedade, 27(94), 47-69. Teodoro, A. (2001). A construção política da educação: Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Afrontamento.    
  • Avaliação

    Avaliação

    • Participação nas atividades da unidade curricular: 25%
    • Participação em pelo menos duas atividades de promoção da cultura científica (e.g., conferências, colóquios,  webinars, visitas de estudo ou outras atividades): 10%
    • Trabalho realizado em grupo e apresentado oralmente em sala de aula: 25%
    • Trabalho escrito individual, realizado com recurso a ferramentas de IAGen limitadas à exploração generativa de dados para revisão bibliográfica e ortográfica. Em caso de dúvida, o/a estudante será convocado/a para uma prova de defesa oral, que determinará a classificação final a atribuir ao trabalho escrito: 40%

    Estudantes com estatuto de trabalhador, para os quais não seja possível recolher elementos suficientes de avaliação contínua realizarão uma prova escrita individual, a realizar em data/hora queserá divulgada no Moodle da UC: 100%

    Classificação final: a atribuir e escala numérica (0 a 20 valores).

     

     

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