-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular analisa os impactos da globalização na construção de identidades sociais e culturais, promovendo uma reflexão sobre o surgimento de novas cidadanias. A UC aborda os dilemas entre globalização e cidadania democrática, problematizando os efeitos da homogeneização cultural e os desafios colocados pela diversidade étnica no contexto educativo. Destaca, ainda, a importância da educação como espaço de diálogo e de transposição de fronteiras culturais e identitárias, favorecendo aprendizagens transformadoras que reconheçam a diversidade como um recurso emancipatório.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT82-2-14780
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Globalização em Análise e Perspetiva II. O Papel do Estado e as Novas Cidadanias em Tempos Globais III. Identidades em Diálogo: Diversidade e Direitos no Século XXI IV. As “Pedadogias Sem Fronteiras”, o Diálogo Intercultural e a Prática Cidadã
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular tem como objetivo fomentar uma compreensão crítica dos impactos da globalização na construção de identidades sociais e culturais, refletir sobre o surgimento de novas formas de cidadania no contexto global e analisar os dilemas entre globalização e cidadania democrática. Procura-se também problematizar os efeitos da homogeneização cultural e os desafios colocados pela diversidade étnica no campo educativo, refletindo a educação, através dos seus agentes dinamizadores, como um espaço privilegiado para o diálogo intercultural e de aprendizagens transformadoras. Competências 1. Interpretar fenómenos sociais e educativos à luz das dinâmicas da globalização e da diversidade cultural. 2.Identificar, refletir e propor respostas aos desafios da homogeneização cultural e da exclusão. 3.Problematizar práticas pedagógicas que valorizem a inclusão, a equidade e o pluralismo. 4.Desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva que integre diálogo, cidadania e interculturalidade.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino: Ensino a distância Aulas teóricas de teor mais expositivo Aulas teórico-práticas com exercícios práticos de análise de textos e construção de cenários utópicos. Exposição oral com a participação dos alunos Promoção do debate e da participação contínua de estudantes Recurso a documentação audiovisual integrando contributos de estudantes Avaliação: trabalhos práticos sobre os temas trabalhados na unidade curricular (30%) Ensaio sobre os temas trabalhados na unidade curricular (40%) Participação nas aulas, debates e exploração de conteúdos (30%) Critérios de avaliação: qualidade da escrita, capacidade de sintetizar e enquadrar a problemática; argumentação original e crítica; utilização e referenciação de fontes relevantes; aspetos formais e apresentação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bauman, Z. 1998. Globalization. The Human Consequences. Columbia University Press. Castells, M. (2004). The Power of Identity (2nd ed.). Chichester: Wiley-Blackwell. Direção Geral da Educação. Educação para a Cidadania – linhas orientadoras. (Nov.2013) https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/educacao_para_cidadania_linhas_orientadoras_ nov2013.pdf Ng¿g¿ wa Thiong’o. (1993). Moving the centre: The struggle for cultural freedoms. London, UK: James Currey. Nussbaum, M. (2010). Not for Profit: Why Democracy Needs the Humanities. Princeton University Press. Santos, B.de Sousa. 2001. Globalização. Fatalidade ou Utopia?. Edições Afrontamento. Teodoro, A. 2020. Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education. Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization. Routledge. Walsh, C. (2018). Educación decolonial: teoría y práctica. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
dd-mm-yyyy
30%
Portfolio
dd-mm-yyyy
40%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




