filmeu

Disciplina Psicologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Ao longo da sua história a Psicologia Educacional investigou muitos temas que são necessários para entender os protagonistas que se cruzam na sala de aula e em contextos educativos: professores, alunos, conteúdos, estratégias de ensino. Este programa pretende abordar e refletir sobre alguns deles para que sejam estudados e aprofundados.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos 1 Psicologia, Educação e Desenvolvimento . Desenvolvimento e património biológico . Desenvolvimento e herança cultural . Educação e Desenvolvimento 2 - Aprendizagens e Desenvolvimento . Conceções sobre o desenvolvimento humano . . Aprendizagens e desenvolvimento . Os grandes paradigmas teóricos de Aprendizagem 3 - Desenvolvimento pessoal e social . A epigenética do desenvolvimento pessoal e social . Construção pessoal e valores . O desenvolvimento da consciência moral . Educação e cidadania
  • Objetivos

    Objetivos

    -Adquirir conhecimentos aprofundados no âmbito dos temas trabalhados; -Dominar conceitos e aplicar os termos/linguagens próprios da Unidade Curricular; -Iniciar-se na investigação no âmbito dos temas trabalhados; -Ser capaz de aplicar os conhecimentos e estratégias em situações novas; -Ser capaz de apresentar com clareza e rigor científico, oralmente ou por escrito, o resultado do seu trabalho
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Serão distribuídos textos de apoio de leitura obrigatória que serão discutidos em cada aula, de acordo com uma programação prévia. Será solicitada a participação dos alunos e eventualmente a dinamização da discussão. As aulas teóricas serão orientadas para cobrir os temas da unidade curricular.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alberoni, F. (2000 ). Valores. O bem, o mal, a natureza, a cultura, a vida. R. de Janeiro: Rocco. Damásio, A (1995). O Erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano . Lisboa: Pub. Europa América. Erikson, E. (1976). Infância e Sociedade . R. de Janeiro: Zahar Ed . Kohlberg, L. (1984). The Psychology of moral development . S. Francisco: Harper & Row. Lourenço, O.M. (2002). Psicologia do Desenvolvimento Moral . Coimbra: Liv. Almedina. Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro . S. Paulo: Cortez Ed. Piaget,J. (1932). The Moral Judgement of the Child . London: Routledge. Sprinthall, N.A . & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill. Teodoro, A. & Vasconcelos, M.L. (2012). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma Epistemologia da Curiosidade na Formeção Universitária. S. Paulo: Cortez Ed. Vygotsky, L. (1978). Mind in society:
  • Avaliação

    Avaliação

    Como processo de avaliação será tida em conta cumulativamente a assiduidade (5%) e a leitura, discussão e apresentação de textos propostos para estudo e análise (50%). O aluno será igualmente convidado a preparar individualmente duas curtas recensões sobre as referências bibliográficas sugeridas (45%).

    Os alunos que não conseguirem realizar a avaliação contiínua, prestarão provas de exame 

    As an assessment process, attendance (5%) and the reading, discussion, and presentation of texts proposed for study and analysis (50%) will be taken into account cumulatively. The student will also be invited to individually prepare two short reviews on the suggested bibliographic references (45%).

    Students who are unable to complete the continuous assessment will take exams.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios