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Apresentação
Apresentação
Ao longo da sua história a Psicologia Educacional investigou muitos temas que são necessários para entender os protagonistas que se cruzam na sala de aula e em contextos educativos: professores, alunos, conteúdos, estratégias de ensino. Este programa pretende abordar e refletir sobre alguns deles para que sejam estudados e aprofundados.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-7210
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos 1 Psicologia, Educação e Desenvolvimento . Desenvolvimento e património biológico . Desenvolvimento e herança cultural . Educação e Desenvolvimento 2 - Aprendizagens e Desenvolvimento . Conceções sobre o desenvolvimento humano . . Aprendizagens e desenvolvimento . Os grandes paradigmas teóricos de Aprendizagem 3 - Desenvolvimento pessoal e social . A epigenética do desenvolvimento pessoal e social . Construção pessoal e valores . O desenvolvimento da consciência moral . Educação e cidadania
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Objetivos
Objetivos
-Adquirir conhecimentos aprofundados no âmbito dos temas trabalhados; -Dominar conceitos e aplicar os termos/linguagens próprios da Unidade Curricular; -Iniciar-se na investigação no âmbito dos temas trabalhados; -Ser capaz de aplicar os conhecimentos e estratégias em situações novas; -Ser capaz de apresentar com clareza e rigor científico, oralmente ou por escrito, o resultado do seu trabalho
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Serão distribuídos textos de apoio de leitura obrigatória que serão discutidos em cada aula, de acordo com uma programação prévia. Será solicitada a participação dos alunos e eventualmente a dinamização da discussão. As aulas teóricas serão orientadas para cobrir os temas da unidade curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alberoni, F. (2000 ). Valores. O bem, o mal, a natureza, a cultura, a vida. R. de Janeiro: Rocco. Damásio, A (1995). O Erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano . Lisboa: Pub. Europa América. Erikson, E. (1976). Infância e Sociedade . R. de Janeiro: Zahar Ed . Kohlberg, L. (1984). The Psychology of moral development . S. Francisco: Harper & Row. Lourenço, O.M. (2002). Psicologia do Desenvolvimento Moral . Coimbra: Liv. Almedina. Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro . S. Paulo: Cortez Ed. Piaget,J. (1932). The Moral Judgement of the Child . London: Routledge. Sprinthall, N.A . & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill. Teodoro, A. & Vasconcelos, M.L. (2012). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma Epistemologia da Curiosidade na Formeção Universitária. S. Paulo: Cortez Ed. Vygotsky, L. (1978). Mind in society:
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Avaliação
Avaliação
Como processo de avaliação será tida em conta cumulativamente a assiduidade (5%) e a leitura, discussão e apresentação de textos propostos para estudo e análise (50%). O aluno será igualmente convidado a preparar individualmente duas curtas recensões sobre as referências bibliográficas sugeridas (45%).
Os alunos que não conseguirem realizar a avaliação contiínua, prestarão provas de exame
As an assessment process, attendance (5%) and the reading, discussion, and presentation of texts proposed for study and analysis (50%) will be taken into account cumulatively. The student will also be invited to individually prepare two short reviews on the suggested bibliographic references (45%).
Students who are unable to complete the continuous assessment will take exams.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




