Disciplina Psicologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Ao longo da sua história a Psicologia Educacional investigou muitos temas que são necessários para
    entender os protagonistas que se cruzam na sala de aula e em contextos educativos: professores,
    alunos, conteúdos, estratégias de ensino. Este programa pretende abordar e refletir sobre alguns deles
    para que sejam estudados e aprofundados.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 Psicologia, Educação e Desenvolvimento
              . Desenvolvimento e património biológico
              . Desenvolvimento e herança cultural
              . Educação e Desenvolvimento
    2 - Aprendizagens e Desenvolvimento
              . Conceções sobre o desenvolvimento humano .
              . Aprendizagens e desenvolvimento
              . Os grandes paradigmas teóricos de Aprendizagem
    3 - Desenvolvimento pessoal e social
              . A epigenética do desenvolvimento pessoal e social
              . Construção pessoal e valores
              . O desenvolvimento da consciência moral . Educação e cidadania

  • Objetivos

    Objetivos

    -Adquirir conhecimentos aprofundados no âmbito dos temas trabalhados;
    -Dominar conceitos e aplicar os termos/linguagens próprios da Unidade Curricular;
    -Iniciar-se na investigação no âmbito dos temas trabalhados;
    -Ser capaz de aplicar os conhecimentos e estratégias em situações novas;
    -Ser capaz de apresentar com clareza e rigor científico, oralmente ou por escrito, o resultado do seu
    trabalho
     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão distribuídos textos de apoio de leitura obrigatória que serão discutidos em cada aula, de acordo
    com uma programação prévia. Será solicitada a participação dos alunos e eventualmente a dinamização
    da discussão. As aulas teóricas serão orientadas para cobrir os temas da unidade curricular.
    A avaliação será feita com base num trabalho individual, em formato de um artigo científico, que implique
    pesquisa empírica ou de campo sobre um ¿objecto¿ de estudo proposto ao grupo, dentro da área da
    unidade curricular, recorrendo à metodologia mais adequada aos seus objectivos da pesquisa. O
    número de páginas não deve exceder as 15. Os critérios de avaliação obedecerão ao cumprimento de
    regras de construção de um artigo científico.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alberoni, F. (2000 ). Valores. O bem, o mal, a natureza, a cultura, a vida. R. de Janeiro: Rocco.
    Damásio, A (1995). O Erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano . Lisboa: Pub. Europa
    América.
    Erikson, E. (1976). Infância e Sociedade . R. de Janeiro: Zahar Ed .
    Kohlberg, L. (1984). The Psychology of moral development . S. Francisco: Harper & Row.
    Lourenço, O.M. (2002). Psicologia do Desenvolvimento Moral . Coimbra: Liv. Almedina.
    Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro . S. Paulo: Cortez Ed.
    Piaget,J. (1932). The Moral Judgement of the Child . London: Routledge.
    Sprinthall, N.A . & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
    Teodoro, A. & Vasconcelos, M.L. (2012). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma Epistemologia
    da Curiosidade na Formeção Universitária. S. Paulo: Cortez Ed.
    Vygotsky, L. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge:Harvard Univ. Press.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    O Docente

    Acordado com o aluno

    Disponibilidades da Universidade

     

       
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