filmeu

Disciplina Análise de Políticas Públicas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC revela-se bastante pertinente para o mestrado em questão tendo em conta que permite desenvolver um conhecimento ao nível macro, não apenas da formulação das políticas, mas também ao nível dos instrumentos necessários à sua análise. Por outro lado, a compreensão e capacidade analítica das políticas públicas, no seio das quais encontramos as políticas educativas, manifesta-se determinante para compreender e identificar modos de regulação em educação, mas também para desenvolver a capacidade crítica relativamente ao nível meso, nomeadamente em relação à gestão escolar, fundamental para os mestrandos deste curso.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Administração escolar: dimensão cogniscitiva, prática e valorativa.
      1. A racionalidade instrumental, democrática e emancipatória.
    2. O conceito de políticas públicas e políticas educativas
      1. Metodologias de análise
      2. A regulação da educação
      3. Os novos modos de regulação transnacional das políticas educativas
    3. A gestão participada da educação
      1. Autonomia, regulação e emancipação em educação e empowerment
  • Objetivos

    Objetivos

    • Analisar o significado político da participação e da organização do processo educativo
    • Articular a política, o direito e a moral
    • Identificar e construir políticas públicas
    • Analisar as políticas educativas nas dimensões epistemológicas e metodológicas
    • Aplicar metodologias de análise das políticas educativas
    • Compreender o conceito de regulação em educação
    • Identificar e analisar novos modos de regulação transnacional das políticas educativas
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas metodologias de ensino encontram-se sobretudo aulas teórico-práticas, aulas teóricas e orientação tutorial. É a partir das aulas teórico-práticas que os mestrandos chegarão aos conceitos, sendo as aulas teóricas para sistematização da docente. As aulas teórico-práticas serão desenvolvidas a partir de metodologias ativas, como leitura e elaboração de textos, debates, reflexões em pequeno grupo e trabalhos de grupo. Os mestrandos contam com a orientação tutorial do docente na elaboração dos trabalhos de avaliação.

    A avaliação é simultaneamente processual e de produto. Neste sentido, os mestrandos serão avaliados em 60% pelo trabalho produzido nas aulas da UC e em 40% pela produção de um trabalho escrito individual de comentário crítico a partir das leituras realizadas a ser entregue no final da UC.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barroso, J. (2005). O estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, 92 (26), 725-751.

    Dale, R. (2010). A Sociologia da Educação e o Estado após a globalização. Educação e Sociedade, 31(113), 1099-1120.

    Mainardes, J. (2006). Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais.Educação & Sociedade, 94 (27), 47-69.

    Tello, C. (Coord.) (2013). Epistemologias de la Política Educativa. Posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas,SP: Mercado das Letras.

    Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticasde educação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas

    Teodoro, A. (1999). Políticas educativas: considerações breves sobre a transdisciplinaridade de um campo de estudo.Revista de Humanidades e Tecnologias (1): 117-121.

     

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios