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Apresentação
Apresentação
A UC revela-se bastante pertinente para o mestrado em questão tendo em conta que permite desenvolver um conhecimento ao nível macro, não apenas da formulação das políticas, mas também ao nível dos instrumentos necessários à sua análise. Por outro lado, a compreensão e capacidade analítica das políticas públicas, no seio das quais encontramos as políticas educativas, manifesta-se determinante para compreender e identificar modos de regulação em educação, mas também para desenvolver a capacidade crítica relativamente ao nível meso, nomeadamente em relação à gestão escolar, fundamental para os mestrandos deste curso.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-1-9436
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A Administração escolar: dimensão cogniscitiva, prática e valorativa.
- A racionalidade instrumental, democrática e emancipatória.
- O conceito de políticas públicas e políticas educativas
- Metodologias de análise
- A regulação da educação
- Os novos modos de regulação transnacional das políticas educativas
- A gestão participada da educação
- Autonomia, regulação e emancipação em educação e empowerment
- A Administração escolar: dimensão cogniscitiva, prática e valorativa.
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Objetivos
Objetivos
- Analisar o significado político da participação e da organização do processo educativo
- Articular a política, o direito e a moral
- Identificar e construir políticas públicas
- Analisar as políticas educativas nas dimensões epistemológicas e metodológicas
- Aplicar metodologias de análise das políticas educativas
- Compreender o conceito de regulação em educação
- Identificar e analisar novos modos de regulação transnacional das políticas educativas
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas metodologias de ensino encontram-se sobretudo aulas teórico-práticas, aulas teóricas e orientação tutorial. É a partir das aulas teórico-práticas que os mestrandos chegarão aos conceitos, sendo as aulas teóricas para sistematização da docente. As aulas teórico-práticas serão desenvolvidas a partir de metodologias ativas, como leitura e elaboração de textos, debates, reflexões em pequeno grupo e trabalhos de grupo. Os mestrandos contam com a orientação tutorial do docente na elaboração dos trabalhos de avaliação.
A avaliação é simultaneamente processual e de produto. Neste sentido, os mestrandos serão avaliados em 60% pelo trabalho produzido nas aulas da UC e em 40% pela produção de um trabalho escrito individual de comentário crítico a partir das leituras realizadas a ser entregue no final da UC.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barroso, J. (2005). O estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, 92 (26), 725-751.
Dale, R. (2010). A Sociologia da Educação e o Estado após a globalização. Educação e Sociedade, 31(113), 1099-1120.
Mainardes, J. (2006). Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais.Educação & Sociedade, 94 (27), 47-69.
Tello, C. (Coord.) (2013). Epistemologias de la Política Educativa. Posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas,SP: Mercado das Letras.
Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticasde educação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas
Teodoro, A. (1999). Políticas educativas: considerações breves sobre a transdisciplinaridade de um campo de estudo.Revista de Humanidades e Tecnologias (1): 117-121.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não