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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende constituir-se como um espaço alargado de reflexão e análise no campo da sociologia da comunicação e dos media, de modo a habilitar os estudantes ao estudo de temas e aplicação de conceitos e teorias que se prendam com as teorias e os modelos de comunicação, com as tecnologias da comunicação, os media tradicionais e os novos media, a sociedade em rede. Neste âmbito, e não deixando de enquadrar estes temas no contexto histórico do desenvolvimento de modelos e meios de comunicação, visa-se a compreensão dos fenómenos comunicacionais nas sociedades contemporâneas, de modo a conduzir reflexão, análise e aplicação destes conhecimentos, teorias e conceitos a temas e projetos aplicados ou transversais. Os estudantes devem desenvolver capacidades para discutir teórica e epistemologicamente, e aplicar, questões relativas a teorias e modelos de comunicação, media tradicionais e novos média, redes digitais sociais e mediações tecnológicas no espaço público.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6612-24373
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Primeira parte Comunicação. Fundamentos, modelos e teorias A mediatização como construção. Os regimes de verdade. Os media como dispositivo e a sua economia política A Teoria da Comunicação como Teoria da Sociedade Aproximações críticas para uma psicopolítica do marketing A dimensão ontológica da Comunicação. Segunda parte 1. Media, Redes e Sociedade Media tradicionais e novos media. Dos media convencionais e da comunicação de massa à interatividade reticular. Novos media, Participação, não participação e uso individualizado. 2. Medialidade, Ecologia de Mediações e Práticas Mediáticas Ecologia de mediações e condic¿ões episte¿mica e ontolo¿gica Media e mediações. Práticas mediáticas, processos de mediação e mediatização Relacionalidade e ecologias digitais. A comunicação nos media digitais 3. Espaço público, Media, Visibilidade e Invisibilidade Espaço público e media. Visibilidade e Invisibilidade nos Media tradicionais e nas redes digitais.
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular pretende constituir-se como um espaço alargado de reflexão e análise no campo da sociologia da comunicação e dos media, de modo a habilitar os estudantes ao estudo de temas e aplicação de conceitos e teorias que se prendam com as teorias e os modelos de comunicação, com as tecnologias da comunicação, os media tradicionais e os novos media, a sociedade em rede. Neste âmbito, e não deixando de enquadrar estes temas no contexto histórico do desenvolvimento de modelos e meios de comunicação, visa-se a compreensão dos fenómenos comunicacionais nas sociedades contemporâneas, de modo a conduzir reflexão, análise e aplicação destes conhecimentos, teorias e conceitos a temas e projetos aplicados ou transversais. Os estudantes devem desenvolver capacidades para discutir teórica e epistemologicamente, e aplicar, questões relativas a teorias e modelos de comunicação, media tradicionais e novos média, redes digitais sociais e mediações tecnológicas no espaço público.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de projetos, ou aprendizagem baseada em projetos, mediante um trabalho de investigação, a partir da formulação de um questionamento por parte dos estudantes. Esta metodologia complementa as aulas expositivas. Estas também instauram discussões em torno de textos de teorias e autores que são abordados. Discussão ativa de textos a partir de equipas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brighenti, A. M. (2010). Visibility in Social Theory and Social Research. Palgrave Casemajor, Couture, Delfin & Mauricio (2015). Non-participation in digital media: toward a framework of mediated political action. Media, Culture & Society, Vol. 37(6) 850–86 Castells, M. (2009). Comunicación y poder, Alianza Editoria. Guillaume, M. (1986). Digressions sur les masses et les médias, pp. 135-142. Gurevitch, Bennett, Curran & Woollacott (2005). Culture, Society and the Media. Taylor & Francis e-Library. Luhmann, N. (2009). A realidade dos meios de comunicação. Paulus. McQUAIL, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massas. F. Calouste Gulbenkian. A. Mattoni & E. Trere¿, (2014) Media Practices, Mediation Processes, and Mediatization, Communication Theory 24 (2014) 252–271 Miège, B. (2008) Médias, médiations et médiateurs, continuités et mutations. Réseaux, 148-149 Pleyers, G. (Ed.) (2013). Militantisme en réseau, Réseaux, 31(181). Thompson, J. B. (2005). The New Visibility.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não