-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular aborda as intersecções entre política e media, com foco nas transformações contemporâneas dos processos políticos e comunicacionais. Através de uma abordagem teórico-prática, proporciona aos estudantes instrumentos conceptuais e analíticos para compreenderem o papel dos media na constituição da política e na formação da opinião pública.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6997-26326
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Política, origens e definições 2.Transformações político-sociciais: neoliberalismo, cidadania da intimidade e biopolítica 3.Teorias dos media de massas e teorias sociológicas em conexão 4.Espaço público – teorias e críticas 5.Breve história dos estudos dos mass media 6.Temas contemporâneos na política e mass media.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos, tendo concluído com sucesso a unidade curricular, sejam capazes de: 1)Ter uma noção sustentada e atual dos diferentes aspectos do que é política; 2)Compreendam as ligações entre sistemas políticos e sistemas económicos na atualidade; 3)Compreendam como se tem alargado o campo da política a partir dos impactos mediáticos; 4)Compreendam como teorias sobre os media e sobre a sociedade se implicam mutuamente; 5) Compreendam a evolução histórica do estudo dos mass media.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular assenta nas seguintes metodologias de ensino: Leitura acompanhada e debate de diferentes obras, autores e correntes; Análise de casos específicos e de eventos contemporâneos; Realização de trabalho de pesquisa e apresentação do mesmo; Visualização de conteúdo audiovisual documental e reflexão sobre o mesmo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Perloff, R. M. (2021). The dynamics of political communication: Media and politics in a digital age. Routledge. Wolfsfeld, G. (2022). Making sense of media and politics: Five principles in political communication. Routledge. Dunaway, J., & Graber, D. A. (2022). Mass media and American politics. Cq Press. Bennett, T. (2005). Theories of the media, theories of society. In Culture, society and the media (pp. 26-51). Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não