-
Apresentação
Apresentação
- A Unidade Curricular é essencial para alunos que procuram compreender como uma investigação científica é desenhada, desenvolvida e aplicada.
- Prepara os estudantes para o pensamento crítico, análise rigorosa e aplicação prática de conhecimentos em contextos científico e profissionais.
- Oferece ferramentas e habilidades fundamentais para a realização de investigações independentes e eficazes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6233-22791
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. INTRODUÇÃO
1.1. Conceito de investigação científica
1.2. Ciência e conhecimento2. PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
2.1. Fase conceptual
2.2. Fase metodológica
2.3. Fase empírica3. PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
3.1. Execução do Projeto de investigação
3.2. Relatório do Projeto de Investigação / Dissertação (ESCE)4. MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
4.1. Conceito e variantes do método científico
4.2. Métodos de investigação
4.2.1. Abordagem aos métodos de investigação
4.2.2. Investigação estudo de caso na área financeira
4.2.3. Análise de conteúdo e sua aplicação na área financeira
-
Objetivos
Objetivos
1. Objective: To comprehend the fundamental concepts and significance of scientific research.
2. Objective: To master the various phases of the research process, from conception to execution.
3. Objective: To develop skills for conducting research projects, with an emphasis on accounting and finance.
4. Objective: To learn how to apply various methods of scientific research and conduct critical analyses of case studies.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino : Aulas teóricas, aulas práticas para resolver exercícios práticos (com orientação) e realização de trabalhos autónomos, mas com colaboração entre estudantes.
Metodologias inovadoras: Os trabalhos práticos a realizar pelos alunos incidirão sobre papers de investigação, bases de dados científicas. Serão utilizados programas informáticos para análise de investigação e análise de dados para projetos científicos (ex: VOSviewer, Orange3, Power BI)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baptista C. & M. Sousa (2011). Como Fazer Investigação, Dissertações, Tese e Relatórios. Lisboa: Pactor.
Bhattacherjee A. (2012). Social Science Research: Principles, Methods, and Practices. Textbooks collection. 3.
Creswell J. & C. Poth (2016). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches. United States. Sage Publications Inc
Ellis e Levy (2008). Framework of Problem-Based Research: A Guide for Novice Researchers on the Development of a Research-Worthy Problem. Informing Science: International Journal of an Emerging Transdiscipline, 11, 17-33.
Gilbert (1991). Model building and a definition of science. Journal of Research in Science Teaching, 28(1), 73-39
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não