-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular é essencial para alunos que procuram compreender como uma investigação científica é desenhada, desenvolvida e aplicada. Prepara os estudantes para o pensamento crítico, análise rigorosa e aplicação prática de conhecimentos em contextos científico e profissionais. Oferece ferramentas e habilidades fundamentais para a realização de investigações independentes e eficazes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6233-22791
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. INTRODUÇÃO 1.1. Conceito de investigação científica 1.2. Ciência e conhecimento 2. PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 2.1. Fase conceptual 2.2. Fase metodológica 2.3. Fase empírica 3. PROJETO DE INVESTIGAÇÃO 3.1. Execução do Projeto de investigação 3.2. Relatório do Projeto de Investigação / Dissertação (ESCE) 4. MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 4.1. Conceito e variantes do método científico 4.2. Métodos de investigação 4.2.1. Abordagem aos métodos de investigação 4.2.2. Investigação estudo de caso na área financeira 4.2.3. Análise de conteúdo e sua aplicação na área financeira
-
Objetivos
Objetivos
1. Objective: To comprehend the fundamental concepts and significance of scientific research. 2. Objective: To master the various phases of the research process, from conception to execution. 3. Objective: To develop skills for conducting research projects, with an emphasis on accounting and finance. 4. Objective: To learn how to apply various methods of scientific research and conduct critical analyses of case studies.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino : Aulas teóricas, aulas práticas para resolver exercícios práticos (com orientação) e realização de trabalhos autónomos, mas com colaboração entre estudantes. Metodologias inovadoras: Os trabalhos práticos a realizar pelos alunos incidirão sobre papers de investigação, bases de dados científicas. Serão utilizados programas informáticos para análise de investigação e análise de dados para projetos científicos (ex: VOSviewer, Orange3, Power BI)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baptista C. & M. Sousa (2011). Como Fazer Investigação, Dissertações, Tese e Relatórios. Lisboa: Pactor. Bhattacherjee A. (2012). Social Science Research: Principles, Methods, and Practices. Textbooks collection. 3. Creswell J. & C. Poth (2016). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches. United States. Sage Publications Inc Ellis e Levy (2008). Framework of Problem-Based Research: A Guide for Novice Researchers on the Development of a Research-Worthy Problem. Informing Science: International Journal of an Emerging Transdiscipline, 11, 17-33. Gilbert (1991). Model building and a definition of science. Journal of Research in Science Teaching, 28(1), 73-39
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não