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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular introduz conceitos e princípios de gestão da qualidade voltados ao turismo. Traz as principais competências e conhecimentos técnicos necessários para implementar e manter um sistema de gestão da qualidade de acordo com as normas portuguesas da qualidade para o turismo, ISO 9001:2015 e da Organização Mundial do Turismo (UNWTO). A qualidade nos serviços e produtos turísticos constitui assim um fator de distinção para os destinos turísticos. Pelas razões apontadas, torna-se vital a implementação de sistemas de gestão de qualidade, assim como a certificação das empresas turísticas, através de normas técnicas, aceites internacionalmente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6447-23309
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Conceitos da Qualidade e de qualidade total.
- Sistema Português da Qualidade
- Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001)
Evolução do sistema de normas
Processos diretos e associados
- Ferramentas e técnicas da Qualidade:
Autoavaliação; Diagrama de Ishikawa, Regra de Pareto e ABC; Histogramas, Cartas de Controlo
- Modelo da EFQM e a abordagem RADAR
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os participantes conheçam o conceito, as normas e a importância da qualidade numa gestão empresarial contemporânea, orientada para atender os interesses dos diversos stakeholders na indústria do Turismo. Como objetivos específicos consideram-se:
OE1 Conhecer os princípios da Qualidade Total e o Sistema Português da Qualidade
OE2 Identificar os requisitos normativos da ISO 9001:2015
OE3 Conhecer e aplicar ferramentas da Qualidade no contexto do turismo
OE4 Saber implementar o modelo EFQM e suas implicações no turismo
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular contempla uma abordagem que possibilite a apreensão de conhecimentos práticos que lhes permitam desenvolver estratégias de gestão de qualidade de serviço de recursos turísticos alinhadas com o modelo de desenvolvimento dos respetivos destinos.
Aulas de cariz expositivo e interrogativo (pontos 1 a 2 dos conteúdos programáticos) focar-se-ão na compreensão de conceitos-chave.
Aulas de cariz demonstrativo e de aplicação de conhecimentos (pontos 3 a 5) incluirão a realização de trabalhos visando a gestão de qualidade de um serviço turístico.
A avaliação contínua integrará os seguintes elementos:
- Trabalho de grupo, realizado e entregue em várias etapas ao longo do semestre letivo: 40%.
- Trabalho individual desenvolvido em contexto de aula: 40%;
- Participação e assiduidade: 20%.
Como metodologia inovadora de suporte ao processo ensino aprendizagem, será utilizado o Microlearning e aprendizado colabortivo online.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Assaf, A. G., & Tsionas, E. G. (2015). Incorporating destination quality into the measurement of tourism performance: A Bayesian approach. Tourism Management, 49, 58-71.
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Akroush, M. N., Jraisat, L. E., Kurdieh, D. J., AL-Faouri, R. N., & Qatu, L. T. (2016). Tourism service quality and destination loyalty–the mediating role of destination image from international tourists’ perspectives. Tourism Review.
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David, L. G., Davis, S. Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality, 7th Editions. Pearson. Harlow. (2014).
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não