filmeu

Disciplina Análise e Gestão de Recursos Turísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente unidade curricular tem como objectivo construir uma base teórica e prática de conhecimentos, de forma a proporcionar não só a identificação das características dos vários produtos turísticos, mas igualmente o seu desenvolvimento adequado às características dos recursos turísticos existentes nos diversos destinos turísticos.

    A literatura em competitividade dos destinos destaca a importância de se desenhar o produto turístico com base nos recursos intrínsecos e características imutáveis do território.

    Neste contexto, torna-se fundamental realizar um inventário de todos os recursos turísticos do destino, bem como diagnosticar o potencial turístico do mesmo, avançando na aplicação de modelos que facilitem a gestão dos recursos e a sua transformação em produto turístico, considerando os factores e as dinâmicas que potenciam a sua sustentabilidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Análise e Gestão de Recursos Turísticos
    2. Inventário de Recursos Turísticos

      2.1.       Métodos de inventário e catalogação de recursos

      2.2.       Identificação de recursos naturais, culturais e sociais

      2.3.       Construção do Inventário de Recursos Turísticos como instrumento

      3.           A Matriz de Avaliação de Recursos Turísticos

      3.1.       Conceito e funcionalidade

      3.2.       Construção e aplicação da Matriz como instrumento para a hierarquização estratégica dos recursos e a priorização

      4.  Desenvolvimento de produtos turísticos

      4.1.       Aplicação da sequência do desenvolvimento do Produto Turístico:

      5.  Análise SWOT do Turismo

      6.  Capacidade de Carga e Impactos no Turismo

      7.  Gestão de Destinos Turísticos

              8.  Boas práticas no Envolvimentos Comunitário, Turismo Sustentável, Certificação de Sustentabilidade, educação e consciencialização para as práticas sustentáveis.

               9.  Tendências e inovações na Gestão de Recursos Turísticos

  • Objetivos

    Objetivos

    Empregar ferramentas e instrumentos para a selecção, inventário e avaliação estratégica de recursos turísticos.

    Perceber a importância da inventariação de recursos e do desenvolvimento dos produtos turísticos no quadro de uma gestão estratégica.

    Identificar os princípios e aplicar as práticas que são essenciais no quadro da gestão estratégica dos destinos turísticos.

    Compreender as dinâmicas do impacto no turismo da Capacidade de Carga e aplicar o modelo de Avaliação de Capacidade de Carga.

    Reconhecer a relevância dos stakeholders, da cooperação e da colaboração, das parcerias e das redes na gestão dos destinos turísticos.

    Compreender e promover as boas práticas no Envolvimentos Comunitário, Turismo Sustentável, Certificação de Sustentabilidade, educação e consciencialização para as práticas sustentáveis.

    Compreender e promover a inovação e o sucesso na Gestão de Recursos e Destinos Turísticos

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Com o objectivo de aproximar as metodologias de aprendizagem às directivas actuais de um ensino centrado no estudante, aplicar-se-ão as seguintes acções:

    Pretende-se a utilização do Moodle para agilizar a troca de informação recolhida e a discussão entre os grupos sobre os temas em análise que serão realizados em ambiente externo ao ambiente de sala. O uso desta plataforma para estes fins corresponde à orientação da A3ES no sentido de dinamizar e promover "comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais" e "aprendizagem cooperativa".

    A Exposição Interactiva será aplicada preferencialmente, conjuntamente com métodos centrados na Indagação e na Cooperação, promovendo uma participação do aluno individual e da sua integração em grupos de trabalho e de pesquisa. Os métodos já utilizados de Problem-Based Learning e de Estudos de Caso serão reforçados na abordagem ao mercado de trabalho, nas visitas guiadas e aulas práticas, cumprindo a orientação da A3ES "Aprender no espaço de trabalho".

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    SILVA, F. e UMBELINO, J. (2017), "Planeamento e Desenvolvimento Turístico", Lidel

    TURISMO DE PORTUGAL (2017), Estratégia Turismo 2027, Turismo Portugal, Lisboa

    UNWTO (2011), "Handbook on Tourism Product Development", UNWTO, Madrid

    EDGELL Sr, D. L. (2019). Managing sustainable tourism: A legacy for the future. Routledge.

    SILVA, S. (2013), Turismo Interno: Uma Visão Integrada. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios