ATENÇÃO: entre os dias 4 e 8 de novembro vão existir condicionamentos no estacionamento no Campus de Lisboa.

filmeu

Disciplina Análise e Gestão de Recursos Turísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente unidade curricular tem como objectivo construir uma base teórica e prática de conhecimentos, de forma a proporcionar não só a identificação das características dos vários produtos turísticos, mas igualmente o seu desenvolvimento adequado às características dos recursos turísticos existentes nos diversos destinos turísticos.

    A literatura em competitividade dos destinos destaca a importância de se desenhar o produto turístico com base nos recursos intrínsecos e características imutáveis do território.

    Neste contexto, torna-se fundamental realizar um inventário de todos os recursos turísticos do destino, bem como diagnosticar o potencial turístico do mesmo, avançando na aplicação de modelos que facilitem a gestão dos recursos e a sua transformação em produto turístico, considerando os factores e as dinâmicas que potenciam a sua sustentabilidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Análise e Gestão de Recursos Turísticos
    2. Inventário de Recursos Turísticos

      2.1.       Métodos de inventário e catalogação de recursos

      2.2.       Identificação de recursos naturais, culturais e sociais

      2.3.       Construção do Inventário de Recursos Turísticos como instrumento

      3.           A Matriz de Avaliação de Recursos Turísticos

      3.1.       Conceito e funcionalidade

      3.2.       Construção e aplicação da Matriz como instrumento para a hierarquização estratégica dos recursos e a priorização

      4.  Desenvolvimento de produtos turísticos

      4.1.       Aplicação da sequência do desenvolvimento do Produto Turístico:

      5.  Análise SWOT do Turismo

      6.  Capacidade de Carga e Impactos no Turismo

      7.  Gestão de Destinos Turísticos

              8.  Boas práticas no Envolvimentos Comunitário, Turismo Sustentável, Certificação de Sustentabilidade, educação e consciencialização para as práticas sustentáveis.

               9.  Tendências e inovações na Gestão de Recursos Turísticos

  • Objetivos

    Objetivos

    Empregar ferramentas e instrumentos para a selecção, inventário e avaliação estratégica de recursos turísticos.

    Perceber a importância da inventariação de recursos e do desenvolvimento dos produtos turísticos no quadro de uma gestão estratégica.

    Identificar os princípios e aplicar as práticas que são essenciais no quadro da gestão estratégica dos destinos turísticos.

    Compreender as dinâmicas do impacto no turismo da Capacidade de Carga e aplicar o modelo de Avaliação de Capacidade de Carga.

    Reconhecer a relevância dos stakeholders, da cooperação e da colaboração, das parcerias e das redes na gestão dos destinos turísticos.

    Compreender e promover as boas práticas no Envolvimentos Comunitário, Turismo Sustentável, Certificação de Sustentabilidade, educação e consciencialização para as práticas sustentáveis.

    Compreender e promover a inovação e o sucesso na Gestão de Recursos e Destinos Turísticos

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Com o objectivo de aproximar as metodologias de aprendizagem às directivas actuais de um ensino centrado no estudante, aplicar-se-ão as seguintes acções:

    Pretende-se a utilização do Moodle para agilizar a troca de informação recolhida e a discussão entre os grupos sobre os temas em análise que serão realizados em ambiente externo ao ambiente de sala. O uso desta plataforma para estes fins corresponde à orientação da A3ES no sentido de dinamizar e promover "comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais" e "aprendizagem cooperativa".

    A Exposição Interactiva será aplicada preferencialmente, conjuntamente com métodos centrados na Indagação e na Cooperação, promovendo uma participação do aluno individual e da sua integração em grupos de trabalho e de pesquisa. Os métodos já utilizados de Problem-Based Learning e de Estudos de Caso serão reforçados na abordagem ao mercado de trabalho, nas visitas guiadas e aulas práticas, cumprindo a orientação da A3ES "Aprender no espaço de trabalho".

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    SILVA, F. e UMBELINO, J. (2017), "Planeamento e Desenvolvimento Turístico", Lidel

    TURISMO DE PORTUGAL (2017), Estratégia Turismo 2027, Turismo Portugal, Lisboa

    UNWTO (2011), "Handbook on Tourism Product Development", UNWTO, Madrid

    EDGELL Sr, D. L. (2019). Managing sustainable tourism: A legacy for the future. Routledge.

    SILVA, S. (2013), Turismo Interno: Uma Visão Integrada. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios