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Disciplina Consumo e Tendências do Turismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (UC) constitui uma das duas etapas da fase analítica do processo de desenvolvimento de um destino, juntamente com a análise dos recursos turísticos. Assim, os conteúdos programáticos e os trabalhos práticos a desenvolver nesta unidade curricular estarão articulados com outras unidades curriculares do Mestrado, tais como Análise e Gestão de Recursos Turísticos. Paralelamente, dado que a análise de padrões de consumo e de tendências do turismo é instrumental para a definição de uma estratégia de comunicação de um destino, esta UC será lecionada em articulação com a de Marketing de Destinos Turísticos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1Tendências do consumo turístico

    1.1. Novos comportamentos do consumidor

    1.2.O papel das experiências turísticas no consumo nos destinos turísticos

    1.3. Fatores inibidores e facilitadores do sistema turístico no consumo.

    2ª integração do consumo turístico

    2.1. Teorias da motivação para o consumo turístico

    2.2. Gestão das dinâmicas dos destinos turísticos

    3 Fundamentos da procura turística

    3.1. Características da procura turística

    3.2. Fundamentos da procura turística

    4. O processo de decisão de consumo

    4.1. Modelos e fatores determinantes no processo de decisão

    4.2. As fases de um processo de decisão

    5A influência da tecnologia na procura do turismo

    5.1. Segmentação de mercado e principais segmentos

    5.2.A influência dos meios tecnológicos como influência na procura dos destinos 

  • Objetivos

    Objetivos

    • Apreender a evolução do consumo turístico;

    • Empreender diagnósticos relativos à procura turística atual de um destino turístico;

    • Saber identificar e caraterizar os segmentos de procura turística num destino;

    • Conhecer as principais teorias e técnicas de análise da procura Turística;

    • Entender a dinâmica nos fatores inibidores e facilitadores ao consumo turístico;

    • Compreender e explorar as novas correntes de tendência no consumo turístico com base nos recursos dos destinos;

    • Avaliar as futuras necessidades e motivações das experiências turísticas criando novos instrumentos que potencializem o destino para novos visitantes.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Durante o decorrer das aulas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através do contacto com os especialistas que desempenham funções em empresas do Turismo e da Hotelaria, quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, serão realizados vários seminários temáticos e visitas de estudo.

    Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cohen, S.A., Prayag, G., & Moital, M. (2014). Consumer behaviour in tourism: Concepts, influences and opportunities.

    Current issues in Tourism, 17(10), 872-909.

    Gallarza, M.G. and Gil Saura, I. (2020) "Consumer value in tourism: a perspective article", Tourism Review, Vol. 75 No.

    1, pp 41-44. https://doi.org/10.1108/TR-06-2019-0227

    Katsoni, V., & Segarra-Oña, M. (2019) Smart Tourism as a Driver for Culture and Sustainability. Cham: Springer

    Kirillova, K., Wang, D., Fu, X., & Lehto, X. (2020). Beyond “culture”: A comparative study of forces structuring tourism

    consumption. Annals of Tourism Research, 83, 102941. doi:10.1016/j.annals2020 102941

    Liang, S., Schuckert, M., Law, R., & Masiero, L. (2017). The relevance of mobile tourism and information technology: an

    analysis of recent trends and future research directions. Journal of Travel & Tourism Marketing, 34(6) 732-748

    Meleddu, M., Paci, R., & Pulina, M. (2015). Repeated behaviour and destination loyalty. Tourism Management, 50 159- 171

     

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