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Apresentação
Apresentação
A UC Desenvolvimento de Competências Organizacionais no Turismo representa um pilar fundamental para a compreensão da gestão de Recursos Humanos e pessoas por competências no setor do turismo, em que o aluno desenvolve capacidades técnicas para a elaboração de perfis de competências.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6447-23835
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Gestão estratégica dos Recursos Humanos e Plano Estratégico. CP2: Gestão de Recursos Humanos por competências no turismo. CP3: Conceito e tipologia das competências CP4: Importância da formação profissional no contexto organizacional CP5: Métodos e técnicas de desenvolvimento de perfis de competências CP6: Atração, recrutamento e seleção do Capital Humano CP7: Plano de formação
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Objetivos
Objetivos
OA1: Desenvolver a compreensão dos alunos sobre a importância da gestão estratégica dos Recursos Humanos no setor do turismo; OA2: Consciencializar os alunos sobre os objetivos da gestão dos Recursos Humanos por competências no turismo; OA3: Capacitar os alunos para gerir os diferentes tipos de competências no turismo; OA4: Capacitar os alunos para desenvolver programas de formação e desenvolvimento no turismo; OA5: Capacitar os alunos com técnicas para elaborar perfis com base em referenciais de competências no turismo; OA6: Capacitar os alunos com técnicas para analisar uma entrevista e elaborar perfis de competências no turismo OA7: Capacitar os alunos com técnicas para analisar funções e elaborar perfis de competências no turismo; OA8: Capacitar os alunos com métodos e técnicas para atrair, recrutar e selecionar os candidatos para o turismo; OA9: Capacitar os alunos para elaborar um plano de formação e desenvolvimento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de softwares de GRH
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alis, D., Horts C., Chevalier, F., Fabi, B. & Peretti, J. (2012). Gestão de Recursos Humanos . Lisboa: Edições Piaget. Ceitil, M. (2007). Gestão e desenvolvimento de competências . Lisboa: Edições Sílaba Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C. Marques, C. & Gomes, J. (2012). Manual de gestão de pessoas e do capital humano . Lisboa: Edições Sílabo. Lopes, J. & Silva, H. S. (2012). 50 Técnicas de avaliação formativa . Lisboa: Lidel. Neves, A., & Costa, R. (2012). Gestão de Recursos Humanos . Lisboa: Editora RH. Noe, R. (2020). Employee training & development (8th ed.) NY: McGraw-Hill. Reis, F. (2010). Recrutamento, selecção e integração . Lisboa: RHsditora. Sousa, M. J., Duarte, T., Sanches P. G. & Gomes, J. (2006). Gestão de Recursos Humanos - Métodos e práticas . Lisboa: Lidel
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não