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Apresentação
Apresentação
Jogos e Cultura
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6275-22894
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Sentido e Interatividade
1.1. Mediação Digital;
1.2. Semiótica e Meios Digitais;
1.3. Media e Textualidade;
1.4. Textos Ergódicos, Agência, Imersão.
2. Media Interativos e Media Jogáveis
2.1. Homo Ludens: Jogar, media e Identidade.
2.2 Tipos de Atividade Lúdica;
2.3. Significação, Instanciação, Representação;
2.4. Jogar, Brincar, Interpretar;
2.5. Panorama de Media Interativos e Jogáveis.
3. Stereo Visual Culture e medias imersivos jogáveis
3.1. VR: da fotografia estereoscópica aos espaços imersivos digitais
3.2. Das viagens VR às experiências mediadas
3.3. Argumento e Design de narrativas imersivas
3.4. Estudos de caso: instalações artísticas, Jogos VR, Parques de diversão e atracções imersivas.
4. Depois do Jogo / Afterplay
4.1. Formas de Jogo de realidade aumentada
4.2. Design de interacções para as possibilidades jogáveis.
4.3. Para uma ludo-sociedade através de jogo e activismo.
4.4. Especulações para o futuro dos jogos.
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Objetivos
Objetivos
Adquirir capacidades de situar os diferentes tipos de experiência lúdica e serão capazes de criar, enquanto designers, obras e ambientes inovadores que não só aproveitam a riqueza dos media jogáveis e media para brincar e experimentar, como também reinventam esses media:
1.compreender como diferentes media operam significação, jogar, brincar, narrativa, e interpretação; conhecer diferentes tipos de media jogável (playable/playful), como instalações, ambientes lúdicos, pervasive games, jogos locativos, Augmented Reality Games, Ficção Interativa, Drama Interativo, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Inter- e Transrealidade (XR), etc.;
alargar a ideia do que são os media jogáveis mais além dos jogos digitais de índole comercial, e alertar para a diversidade e forma destes media;
Interligar media de aparatus visual, para uma cultura de espectáculo jogável.
Especular cenários lúdicos de futuro, no contexto das tendências da contemporaneidade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente:
- Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico.
- Utilização de recursos STEAM.
- Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular;
- Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AA.VV (2018). Playful Disruption of Digital Media in Henry Been-Lirn Duh (org.). Singapore: Springer Nature Singapore. Arnaldi, B., Guitton, P. & Moreau, G. (2018). London: Virtual Reality and Augmented Reality: Myths and Realities. ISTE Ltd and John Wiley & Sons.
Bak, M. (2020). Playful Visions: Optical Toys and the Emergence of Children's Media Culture. MIT Press. Bucher, J. (2018). Storytelling for virtual reality : methods and principles for crafting immersive narratives. Abingdon: Routledge.
Ferrara. J. (2012). Playful Design: Creating Game Experiences in Everyday. New York: Rosenfeld Media. Frissen, V. et.al. (2015). Playful Identities: The Ludification of Digital Media Cultures. Amesterdam: Amsterdam University Press
SALEN, K., ZIMMERMAN, E. (2004). Rules of play: Game Design Fundamentals. MIT Press.
WARDRIP-FRUIN, N. (2004). What Hypertext Is. Proceedings of Hypertext 2004, 15th ACM Conference on Hypertext and Hypermedia, pp.126¿127.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não