Apresentação do Curso
O mestrado em Game Design e Média Jogáveis potencia a criatividade e interesses dos alunos na criação de jogos originais e inovadores - é uma oportunidade de contactar com a diversidade e potencial dos jogos e do jogar, experimentar para desbravar novas fronteiras, criando novas formas de jogar.
O mestrado em Game Design e Média Jogáveis tem como centro a criação do diálogo entre os alunos e os profissionais da indústria de videojogos (nacionais e internacionais).
Este curso foi concebido para preparar os alunos para o futuro dos jogos, aliando os contactos e perícia da indústria dos jogos nacional e internacional, as experiências de investigadores científicos e artistas dos média jogáveis, para que os alunos possam aceder a posições em estúdios de jogos, criar planos de negócios, projectos ou empresas com o apoio da nossa incubadora PLAY, ou procurar um caminho de investigação científica em jogos com o apoio dos nossos centros especializados em Investigação.
No programa de Mestrado cada aluno irá:
- ter contacto regular com profissionais da indústria dos jogos e dos media através de palestras convidadas, seminários, eventos nacionais e internacionais;
- melhorar as suas capacidades de concepção, desenvolvimento e análise de jogos;
- desenvolver conhecimentos avançados em Game Design;
- criar jogos em diferentes formatos ou suporte (digitais, board games, com controlos alternativos, entre outros)
- aprender a desenvolver planos comerciais fortes de jogos/meios de comunicação social, juntamente com competências de liderança e gestão;
- aceder à nossa incubadora criativa e tecnológica - PLAY - Projects Lab Alliance for You;
- ser formado por uma equipa altamente qualificada de professores e convidados da indústria com larga experiência profissional e de investigação;
- ter acesso à mais variada tecnologia para o desenvolvimento de jogos dedicados à concepção, produção, captura de movimento, VR/XR e aos nossos estúdios de Cinema, Animação e Som;
Despacho do curso
Despacho n.º 12504/2021, de 22 de dezembro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
08/04/2021
Registo
R/A-Cr 180/2021
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Professor Doutor Filipe Soares Branco da Costa Luz
Coordenação Executiva
Professor Doutor Filipe Soares Branco da Costa Luz
Sub-direção de Curso
Professor Doutor Pedro Pinto Neves
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% Entrevista
Candidatos sem grau ou sem classificação da habilitação anterior, a entrevista assume a ponderação de 100%.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
Os objectivos do programa são:
- Conceber e desenvolver jogos nos mais variados suportes;
- Adquirir os conhecimentos necessários para a sua futura carreira profissional;
- Proporcionar oportunidades de investigar em parceria com a indústria de jogos;
- Oferecer formação especializada em competências essenciais à empregabilidade de setores muito competitivos, promovendo a criação de interfaces entre a investigação académica e a realidade industrial, através de sinergias com profissionais da indústria de Jogos e áreas afins;
- Exponenciar a prática e a investigação em novos média através da área de Game Design;
- Transmitir uma compreensão teórica e contextual do Game Design e dos seus significados no contexto contemporâneo cultural de novos media;
- Integrar conhecimentos multidisciplinares de modo a desenvolver uma cultura de inovação, arte e empreendedorismo em jogos.
Destinatários
- Licenciados em Videojogos, Animação, Engenharia Informática, Multimédia e áreas afins.
- Todos aqueles capazes de trabalhar em equipa, em projetos desafiadores, especulativos e capazes de fazer a diferença para procurarem profissões na indústria de jogos na qual surgem os conceitos que definem ou transformam os jogos e média jogáveis.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- explorar a prática e teoria do game Design no contexto crítico e experimental;
- projetar ambientes interativos individualmente ou em equipa, recorrendo a metodologias de desenvolvimento de jogos de acordo com os padrões do setor;
- reconhecer os processos produtivos de produtos interativos e o seu público (analíticas) e saber iterar o design para melhorar a produção, eficiência, e exequibilidade do desenvolvimento;
- desenvolver competências de investigação em projetos de comunicação interdisciplinar através de colaboração em equipa.
- ser capaz de identificar, definir e analisar jogos nas suas várias formas;
- ser capaz de utilizar criticamente os conceitos e teorias que se relacionam com o carácter fundamental dos jogos e os fenómenos que os rodeiam;
- desenvolver um conhecimento profundo sobre Game Design e sobre os a percepção dos Jogos como fenómenos culturais, sociais, técnicos e comerciais;
Equipamentos e Instalações
Estudará no Campus da Universidade Lusófona, localizado no centro de Lisboa, no Campo Grande. A universidade está equipada com os mais modernos laboratórios e equipamentos, podendo-se destacar as tecnologias de VR, Motion Capture, Labs de Jogos e de animação 2D/3D, Impressão 3D, estúdios de Som e Cinema.
Estudos Futuros
Programas doutorais;
Cursos de especialização em Jogos;
Continuação de estudos aplicados em centros de investigação;
Saídas Profissionais
Profissões na Indústria de Jogos que requerem elevado domínio na concepção ou design de jogos por via de conhecimento especializado Game Design, nomeadamente:
- Game Designer
- Level Designer
- Creative Game Director
- Game Marketer
- Game Public Relations
- Game Analyst
- Game Producer
- Outras áreas relacionadas com a concepção de jogos, média jogáveis e espaços imersivos (XR)
Investigação
Além das ligações à indústria com a participação de inúmeros convidados do sector, o corpo docente especializado fomenta também as oportunidades de fazer investigação científica com jogos, aproveitando os mais variados centros de Investigação da Universidade Lusófona, com destaque para:
- Hei-Lab - https://hei-lab.ulusofona.pt/
- CICANT - https://cicant.ulusofona.pt/
- COPLABS - http://copelabs.ulusofona.pt/
Observações
Data de início prevista: 27 de setembro de 2021.
Regime Pós-Laboral (3ª, 4ª e 5ª das 18h30-22h)
Docentes Convidados
João Cabral (Independent Game Programmer)
José Carlos Rola (Board Games Game Designer)
Jules Baculard (Game Producer / Homa Games)
Nélio Codices (Game Dev / BattleSheep)
Nuno Folhadela (CEO at ONTOP Studios)
Marco Bettencourt (Game Dev / RedCatPig Studio)
Marco Cesteiro (Game Dev / Camel 101)
Mafalda Duarte (Game Producer / Nerd Monkeys)
Micael Fonseca (Researcher)
Ricardo Flores (Game Producer / Lockwood Pub)
Tatiana Vilela dos Santos (Independent Game Designer)
Weberson Santiago (Independent Game Artist)
Diogo de Andrade (Independent Game Programmer)
Wilson Almeida (Game Designer at OnTop Studios)
Áreas Científicas
Áudio-visuais e produção dos media | Jornalismo e reportagem