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  • Mestrado em Design de Jogos e Media Jogáveis

Universidade Lusófona

Mestrado em Design de Jogos e Media Jogáveis

Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Candidatar-me a este curso

O estacionamento é gratuito no campus da Universidade Lusófona para todos os alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento do período noturno. Ler mais

Apresentação do Curso

O mestrado em Game Design e Média Jogáveis potencia a criatividade e interesses dos alunos na criação de jogos originais e inovadores - é uma oportunidade de contactar com a diversidade e potencial dos jogos e do jogar, experimentar para desbravar novas fronteiras, criando novas formas de jogar.
O mestrado em Game Design e Média Jogáveis tem como centro a criação do diálogo entre os alunos e os profissionais da indústria de videojogos (nacionais e internacionais).

Este curso foi concebido para preparar os alunos para o futuro dos jogos, aliando os contactos e perícia da indústria dos jogos nacional e internacional, as experiências de investigadores científicos e artistas dos média jogáveis, para que os alunos possam aceder a posições em estúdios de jogos, criar planos de negócios, projectos ou empresas com o apoio da nossa incubadora PLAY, ou procurar um caminho de investigação científica em jogos com o apoio dos nossos centros especializados em Investigação.

No programa de Mestrado cada aluno irá:
- ter contacto regular com profissionais da indústria dos jogos e dos media através de palestras convidadas, seminários, eventos nacionais e internacionais;
- melhorar as suas capacidades de concepção, desenvolvimento e análise de jogos;
- desenvolver conhecimentos avançados em Game Design;
- criar jogos em diferentes formatos ou suporte (digitais, board games, com controlos alternativos, entre outros)
- aprender a desenvolver planos comerciais fortes de jogos/meios de comunicação social, juntamente com competências de liderança e gestão;
- aceder à nossa incubadora criativa e tecnológica - PLAY - Projects Lab Alliance for You;
- ser formado por uma equipa altamente qualificada de professores e convidados da indústria com larga experiência profissional e de investigação;
- ter acesso à mais variada tecnologia para o desenvolvimento de jogos dedicados à concepção, produção, captura de movimento, VR/XR e aos nossos estúdios de Cinema, Animação e Som;

Despacho do curso

Despacho nº 12504/2021 de 22 de dezembro

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado - Deliberação da A3ES

Data da publicação

08/04/2021

Registo

R/A-Cr 180/2021

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS

Direção do Curso

Professor Doutor Filipe Soares Branco da Costa Luz

Coordenação Executiva

Professor Doutor Filipe Soares Branco da Costa Luz

Sub-direção de Curso

Professor Doutor Pedro Pinto Neves

Secretariado

Dra. Inês Teixeira

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% Entrevista

Candidatos sem grau ou sem classificação da habilitação anterior, a entrevista assume a ponderação de 100%.

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS

Objetivos

Os objectivos do programa são:

- Conceber e desenvolver jogos nos mais variados suportes;
- Adquirir os conhecimentos necessários para a sua futura carreira profissional;
- Proporcionar oportunidades de investigar em parceria com a indústria de jogos;
- Oferecer formação especializada em competências essenciais à empregabilidade de setores muito competitivos, promovendo a criação de interfaces entre a investigação académica e a realidade industrial, através de sinergias com profissionais da indústria de Jogos e áreas afins;
- Exponenciar a prática e a investigação em novos média através da área de Game Design;
- Transmitir uma compreensão teórica e contextual do Game Design e dos seus significados no contexto contemporâneo cultural de novos media;
- Integrar conhecimentos multidisciplinares de modo a desenvolver uma cultura de inovação, arte e empreendedorismo em jogos.

Destinatários

- Licenciados em Videojogos, Animação, Engenharia Informática, Multimédia e áreas afins.
- Todos aqueles capazes de trabalhar em equipa, em projetos desafiadores, especulativos e capazes de fazer a diferença para procurarem profissões na indústria de jogos na qual surgem os conceitos que definem ou transformam os jogos e média jogáveis.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- explorar a prática e teoria do game Design no contexto crítico e experimental;
- projetar ambientes interativos individualmente ou em equipa, recorrendo a metodologias de desenvolvimento de jogos de acordo com os padrões do setor;
- reconhecer os processos produtivos de produtos interativos e o seu público (analíticas) e saber iterar o design para melhorar a produção, eficiência, e exequibilidade do desenvolvimento;
- desenvolver competências de investigação em projetos de comunicação interdisciplinar através de colaboração em equipa.
- ser capaz de identificar, definir e analisar jogos nas suas várias formas;
- ser capaz de utilizar criticamente os conceitos e teorias que se relacionam com o carácter fundamental dos jogos e os fenómenos que os rodeiam;
- desenvolver um conhecimento profundo sobre Game Design e sobre os a percepção dos Jogos como fenómenos culturais, sociais, técnicos e comerciais;

Equipamentos e Instalações

Estudará no Campus da Universidade Lusófona, localizado no centro de Lisboa, no Campo Grande. A universidade está equipada com os mais modernos laboratórios e equipamentos, podendo-se destacar as tecnologias de VR, Motion Capture, Labs de Jogos e de animação 2D/3D, Impressão 3D, estúdios de Som e Cinema.

Estudos Futuros

Programas doutorais;
Cursos de especialização em Jogos;
Continuação de estudos aplicados em centros de investigação;

Saídas Profissionais

Profissões na Indústria de Jogos que requerem elevado domínio na concepção ou design de jogos por via de conhecimento especializado Game Design, nomeadamente:
- Game Designer
- Level Designer
- Creative Game Director
- Game Marketer
- Game Public Relations
- Game Analyst
- Game Producer
- Outras áreas relacionadas com a concepção de jogos, média jogáveis e espaços imersivos (XR)

Investigação

Além das ligações à indústria com a participação de inúmeros convidados do sector, o corpo docente especializado fomenta também as oportunidades de fazer investigação científica com jogos, aproveitando os mais variados centros de Investigação da Universidade Lusófona, com destaque para:
- Hei-Lab - https://hei-lab.ulusofona.pt/
- CICANT - https://cicant.ulusofona.pt/
- COPLABS - http://copelabs.ulusofona.pt/

Observações

Data de início prevista: 27 de setembro de 2021.
Regime Pós-Laboral (3ª, 4ª e 5ª das 18h30-22h)


Docentes Convidados

João Cabral (Independent Game Programmer)
José Carlos Rola (Board Games Game Designer)
Jules Baculard (Game Producer / Homa Games)
Nélio Codices (Game Dev / BattleSheep)
Nuno Folhadela (CEO at ONTOP Studios)
Marco Bettencourt (Game Dev / RedCatPig Studio)
Marco Cesteiro (Game Dev / Camel 101)
Mafalda Duarte (Game Producer / Nerd Monkeys)
Micael Fonseca (Researcher)
Ricardo Flores (Game Producer / Lockwood Pub)
Tatiana Vilela dos Santos (Independent Game Designer)
Weberson Santiago (Independent Game Artist)
Diogo de Andrade (Independent Game Programmer)
Wilson Almeida (Game Designer at OnTop Studios)

Áreas Científicas

Áudio-visuais e produção dos media | Jornalismo e reportagem

Plano de Estudos

Despacho nº 12504/2021 de 22 de dezembro
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Ateliers de Especialização I1º Semestre8
Game Design e Prototipagem1º Semestre10
Jogos e Cultura1º Semestre6
Media Jogáveis1º Semestre6
Ateliers de Especialização II2º Semestre8
Game Design Crítico2º Semestre10
Metodologias de Investigação e Jogos2º Semestre4
Produção de Jogos e Métricas2º Semestre8
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Ateliers de Especialização III1º Semestre4
Game Design Experimental1º Semestre6
Projeto e Dissertação I1º Semestre20
Projeto e Dissertação II2º Semestre30

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Filipe Soares Branco Da Costa LuzDoutoramentoTempo Integral
Hugo Miguel Marques Das Neves BarataDoutoramentoTempo Integral
Ivan Lopes BarrosoLicenciaturaTempo Parcial
Jocopo WassermannMestradoTempo Parcial
Louis Philippe Simões Castelo Branco LopesDoutoramentoTempo Parcial
Maria Da Conceição Gonçalves CostaDoutoramentoTempo Integral
Maria Micaela Leal Da FonsecaDoutoramentoTempo Integral
Pedro Pinto NevesDoutoramentoTempo Integral
Wilson Rodrigues De AlmeidaLicenciaturaTempo Parcial

Valores

Candidatura

2022/23
Titular de curso superior 150 €
Titulares de Curso Superior Estrangeiro 350 €

Matrícula e Inscrição

2022/23
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Inscrição230 €

Propinas

2022/23
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 278,4 €
Valor por ECTS 9,28 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona para o presente ano letivo

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