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Mestrado Design de Jogos e Média Jogáveis

Lisboa
O mestrado em Game Design e Média Jogáveis potencia a criatividade e interesses dos alunos na criação de jogos originais e inovadores - é uma oportunidade de contactar com a diversidade e potencial dos jogos e do jogar, experimentar para desbravar novas fr... Ler mais

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Bolsas de Estudo PRR - 2023
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR 2023 - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de Estudo.
GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O mestrado em Game Design e Média Jogáveis potencia a criatividade e interesses dos alunos na criação de jogos originais e inovadores - é uma oportunidade de contactar com a diversidade e potencial dos jogos e do jogar, experimentar para desbravar novas fronteiras, criando novas formas de jogar. O mestrado em Game Design e Média Jogáveis tem como centro a criação do diálogo entre os alunos e os profissionais da indústria de videojogos (nacionais e internacionais). Este curso foi concebido para preparar os alunos para o futuro dos jogos, aliando os contactos e perícia da indústria dos jogos nacional e internacional, as experiências de investigadores científicos e artistas dos média jogáveis, para que os alunos possam aceder a posições em estúdios de jogos, criar planos de negócios, projetos ou empresas com o apoio da nossa incubadora PLAY, ou procurar um caminho de investigação científica em jogos com o apoio dos nossos centros especializados em Investigação. No programa de Mestrado cada aluno irá: - ter contacto regular com profissionais da indústria dos jogos e dos media através de palestras convidadas, seminários, eventos nacionais e internacionais; - melhorar as suas capacidades de conceção, desenvolvimento e análise de jogos; - desenvolver conhecimentos avançados em Game Design; - criar jogos em diferentes formatos ou suporte (digitais, board games, com controlos alternativos, entre outros) - aprender a desenvolver planos comerciais fortes de jogos/meios de comunicação social, juntamente com competências de liderança e gestão; - aceder à nossa incubadora criativa e tecnológica - PLAY - Projects Lab Alliance for You; - ser formado por uma equipa altamente qualificada de professores e convidados da indústria com larga experiência profissional e de investigação; - ter acesso à mais variada tecnologia para o desenvolvimento de jogos dedicados à concepção, produção, captura de movimento, VR/XR e aos nossos estúdios de Cinema, Animação e Som;
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente do CUL como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação: - 50% nota da habilitação anterior - 50% Entrevista Candidatos sem grau ou sem classificação da habilitação anterior, a entrevista assume a ponderação de 100%.
  • Destinatários

    Destinatários

    - Licenciados em Videojogos, Animação, Engenharia Informática, Multimédia e áreas afins. - Todos aqueles capazes de trabalhar em equipa, em projetos desafiadores, especulativos e capazes de fazer a diferença para procurarem profissões na indústria de jogos na qual surgem os conceitos que definem ou transformam os jogos e média jogáveis.
  • Competências

    Competências

    - explorar a prática e teoria do game Design no contexto crítico e experimental; - projetar ambientes interativos individualmente ou em equipa, recorrendo a metodologias de desenvolvimento de jogos de acordo com os padrões do setor; - reconhecer os processos produtivos de produtos interativos e o seu público (analíticas) e saber iterar o design para melhorar a produção, eficiência, e exequibilidade do desenvolvimento; - desenvolver competências de investigação em projetos de comunicação interdisciplinar através de colaboração em equipa; - ser capaz de identificar, definir e analisar jogos nas suas várias formas; - ser capaz de utilizar criticamente os conceitos e teorias que se relacionam com o carácter fundamental dos jogos e os fenómenos que os rodeiam; - desenvolver um conhecimento profundo sobre Game Design e sobre os a perceção dos Jogos como fenómenos culturais, sociais, técnicos e comerciais.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos do programa são: - Conceber e desenvolver jogos nos mais variados suportes; - Adquirir os conhecimentos necessários para a sua futura carreira profissional; - Proporcionar oportunidades de investigar em parceria com a indústria de jogos; - Oferecer formação especializada em competências essenciais à empregabilidade de setores muito competitivos, promovendo a criação de interfaces entre a investigação académica e a realidade industrial, através de sinergias com profissionais da indústria de Jogos e áreas afins; - Exponenciar a prática e a investigação em novos média através da área de Game Design; - Transmitir uma compreensão teórica e contextual do Game Design e dos seus significados no contexto contemporâneo cultural de novos media; - Integrar conhecimentos multidisciplinares de modo a desenvolver uma cultura de inovação, arte e empreendedorismo em jogos.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    David Filipe (Game Programmer / Resolution Games) Diogo de Andrade (Independent Game Programmer) João Monteiro (Game Data Analyst) José Carlos Rola (Board Games Game Designer) José Castanheira (Game Developer) Jules Baculard (Game Producer / Homa Games) Nélio Codices (Game Dev / BattleSheep) Nuno Folhadela (CEO at ONTOP Studios) Mafalda Duarte (Game Producer / Nerd Monkeys) Marco Bettencourt (Game Dev / RedCatPig Studio) Marco Cesteiro (Game Dev / Camel 101) Mariana Henriques (Miniclip) Micael Sousa (BoardGames Researcher) Miguel Correia (Game entrepreneur /mission to escape) Ricardo Flores (Game Producer) Ricardo Zacarias (Senior Product Analyst) Tatiana Vilela dos Santos (Independent Game Designer) Weberson Santiago (Independent Game Artist)
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Profissões na Indústria de Jogos que requerem elevado domínio na concepção ou design de jogos por via de conhecimento especializado Game Design, nomeadamente: - Game Designer - Level Designer - Creative Game Director - Game Marketer - Game Public Relations - Game Analyst - Game Producer - Outras áreas relacionadas com a conceção de jogos, média jogáveis e espaços imersivos (XR)
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    Programas doutorais; Cursos de especialização em Jogos; Continuação de estudos aplicados em centros de investigação.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    Estudará no Centro Universitário de Lisboa, localizado no centro de Lisboa, no Campo Grande. A universidade está equipada com os mais modernos laboratórios e equipamentos, podendo-se destacar as tecnologias de VR, Motion Capture, Labs de Jogos e de animação 2D/3D, Impressão 3D, estúdios de Som e Cinema.
  • Investigação

    Investigação

    Além das ligações à indústria com a participação de inúmeros convidados do sector, o corpo docente especializado fomenta também as oportunidades de fazer investigação científica com jogos, aproveitando os mais variados centros de Investigação da Universidade Lusófona, com destaque para: - Hei-Lab - https://hei-lab.ulusofona.pt/ - CICANT - https://cicant.ulusofona.pt/ - COPLABS - http://copelabs.ulusofona.pt/
  • Observações

    Observações

    Regime Pós-Laboral (2ª a 5ª das 18h30-22h00)

Centro Universitário

Lisboa | Esc.Comunicação, Arquitetura, Artes e TI
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Subdireção do Curso

Pedro Pinto Neves

Secretariado

Daniela Resende

  • Extensão Telefónica
    686
  • Local de atendimento
    Sala F.1.12
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 13h e das 15h às 17h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 180/2021

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.

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