filmeu

Disciplina Ateliers de Especialização I

  • Apresentação

    Apresentação

    Game Design
    Jogos e Cultura

    Desenvolvimento de Jogos

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Seminários sistemáticos do Programa de 1o semestre em Game Design e Medias Jogáveis, abertos à comunidade académica, onde são apresentados e discutidos temas no estado da arte referentes a projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento na área cienti¿fica de Audiovisual e Artes dos Media.

    Em linha com a orientação estratégica da ECATI, os conteúdos programa¿ticos cobertos pelos oradores convidados visam alargar as possibilidades criativas e conceptuais do Game Design a áreas dos novos media, sejam Animação, Cinema, Fotografia, Medias Digitais, Arte e Design, entre outras.

    Sessões de seminários, sobre a forma de masterclasses e workshops, com especial orientac¿a¿o para: - Fundamentos do Jogo

    - Jogos como cultura
    - Jogos expandidos e Media Imersivos (XR, VR e AR) - Jogos híbridos e jogos de Mesa
    - Jogos educativos

  • Objetivos

    Objetivos

    - Potenciar as possibilidades de estudo e aquisic¿a¿o de compete¿ncias auto¿nomos, complementando as a¿reas de atuac¿a¿o das demais UC no semestre (narrativa, cultura, e design de jogos), com a introduc¿a¿o de conteu¿dos no estado da arte por via de professores e especialistas convidados.

    - Complementar o perfil profissional e arti¿stico dos alunos atrave¿s de contacto com realidades diversas da indu¿stria e investigac¿a¿o em jogos, quer atrave¿s da tutoria do docente responsa¿vel, quer atrave¿s de palestras de profissionais e especialistas convidados;

    - Alargar a rede de contactos profissionais e arti¿sticos ao dialogar com o docente da UC e com os convidados sobre projetos em curso e possibilidades de trabalho futuro.

    - Disseminar ferramentas e plataformas de produc¿a¿o digital, eletro¿nica, de impressa¿o 3D, de narrativa, etc., como complemento aos conhecimentos nas demais UC no semestre;

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sendo uma UC de seminários, diferentes casos de estudo serão abordados ao longo da UC, promovendo a discussão e o trabalho de equipa entre os estudantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AA.VV (2019). Handbook of game-based learning in Jan L. Plass, Richard E. Mayer, and Bruce D. Homer (org.) Cambridge: MIT Press.

    Bogost, I. (2007). Persuasive Games. Cambridge: MIT Press.

    Colleen Macklin, C. (2016). Games, Design and Play: A Detailed Approach to Iterative Game Design. Addison-Wesley Ham, E. (2016). Tabletop Game Design for Video Game Designers. New York: Focal Press.

    Kriss, A. (2019). Universal Play: How Videogames Tell Us Who We Are and Show Us Who We Could Be. London: Robinson

    Koven, B. (2020). The Infinite Playground: A Player's Guide to Imagination. Cambridge: MIT Press. Muriel, D. & Crawford, G. (2013). Videogame as culture. New York: Routledge

    Woods, S. (2018). Eurogames : the design, culture and play of modern European board games. Jefferson: McFarland & Company.

    (A Bibliografia será complementada anualmente de acordo com a programação dos docentes e especializados desta UC).

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios