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Apresentação
Apresentação
O Gamedesign, os jogos e os jodagores enquanto objeto de estudo, na sua perspectiva de produto, de entretenimento, de "brincar", de cultura e impacto societal. Esta UC, no âmbito de um 2º ciclo é fundamental para que os estudantes possam colocar questões de investigação sobre os jogos e media jogáveis e os seus potenciais jogadores, em particular no contexto do Game Design e responder a essas questões com contributos inovadores para a área. A UC pretende dar um contributo direto para a construção do plano de dissertação do estudante.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6275-22897
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Distinguir conhecimento baseado em senso comum do conhecimento cientiífico
- Pesquisa bibliográfica em bases de dados
- Etapas do processo de investigação científica
- Formulação de objetivos e questões de investigação
- Escrita científica com as normas APA
II. O “brincar” como objeto de investigação
- O ato de brincar como uma função significativa
- Para além dos jogos: brincar com brinquedos, brincar em parques infantis, brincar com o Outro e com tecnologias.
- Jogos como artefatos e atividades
- Jogos como interação social.
III. Os Jogadores como objeto de investigação
- O estudo dos utilizadores de jogos (GUR) como parte do processo de desenvolvimento na indústria dos jogos;
- Planeamento GUR e resultados esperados em jogos triple-A (grandes estúdios) e Indie (produção independente);
- Modelos em camada de avaliação de jogos: Apelo, Compreensão, Usabilidade, Experiência do Jogador e Monetização;
- Métodos qualitativos, quantitativos, e mistos.
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Objetivos
Objetivos
Conhecimento e compreensão
- compreender as diferentes abordagens científicas à investigação do ato de brincar (Play) dos jogos e da experiência de jogo;
- ser capaz de explicar o que caracteriza os jogos dentro das classificações/taxonomias mais comuns;
- ser capaz de reunir evidências da experiência do jogador durante o ciclo de vida de desenvolvimento de um jogo;
- identificar questões éticas associadas ao desenho de jogo e aos jogos
- saber definir questões de investigação
Aptidões e capacidades
- Pesquisa bibliográfica; compreender as regras citação e de redação de acordo com o estilo APA;
- analisar jogos a partir de uma questão de investigação específica;
- analisar jogos com diferentes propósitos;
- ser capaz de criar desenhos de investigação e aplicar métodos de diferentes áreas de pesquisa;
- ser capaz de selecionar e combinar diferentes abordagens académicas para o estudo e desenvolvimento de jogos, em função do contexto
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente:
- Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico.
- Utilização de recursos STEAM.
- Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular;
- Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). Washington, DC: APA.
Drachen, A., Mirza-Babaei, P., Nacke, L. (2018). Games user research. Oxford University Press, New York
Petri Lankoski and Staffan Björk (Eds.). 2015. Game Research Methods. Pittsburgh. ETC Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não