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Disciplina Metodologias de Investigação e Jogos

  • Apresentação

    Apresentação

    O Gamedesign, os jogos e os jodagores enquanto objeto de estudo, na sua perspectiva de produto, de entretenimento, de "brincar", de cultura e impacto societal. Esta UC, no âmbito de um 2º ciclo é fundamental para que os estudantes possam colocar questões de investigação sobre os jogos e media jogáveis e os seus potenciais jogadores, em particular no contexto do Game Design e responder a essas questões com contributos inovadores para a área. A UC pretende dar um contributo direto para a construção do plano de dissertação do estudante.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Distinguir conhecimento baseado em senso comum do conhecimento cientiífico
    2. Pesquisa bibliográfica em bases de dados
    3. Etapas do processo de investigação científica
    4. Formulação de objetivos e questões de investigação
    5. Escrita científica com as normas APA

    II.  O “brincar” como objeto de investigação

    1. O ato de brincar como uma função significativa
    2. Para além dos jogos: brincar com brinquedos, brincar em parques infantis, brincar com o Outro e com tecnologias.
    3. Jogos como artefatos e atividades
    4. Jogos como interação social.

    III.        Os Jogadores como objeto de investigação

    1. O estudo dos utilizadores de jogos (GUR) como parte do processo de desenvolvimento na indústria dos jogos;
    2. Planeamento GUR e resultados esperados em jogos triple-A (grandes estúdios) e  Indie (produção independente);
    3. Modelos em camada de avaliação de jogos: Apelo, Compreensão, Usabilidade, Experiência do Jogador e Monetização;
    4. Métodos qualitativos, quantitativos, e mistos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimento e compreensão

    1. compreender as diferentes abordagens científicas à investigação do ato de brincar (Play) dos jogos e da experiência de jogo;
    2. ser capaz de explicar o que caracteriza os jogos dentro das classificações/taxonomias mais comuns;
    3. ser capaz de reunir evidências da experiência do jogador durante o ciclo de vida de desenvolvimento de um jogo;
    4. identificar questões éticas associadas ao desenho de jogo e aos jogos
    5. saber definir questões de investigação

    Aptidões e capacidades

    1. Pesquisa bibliográfica; compreender as regras citação e de redação de acordo com o estilo APA;
    2. analisar jogos a partir de uma questão de investigação específica;
    3. analisar jogos com diferentes propósitos;
    4. ser capaz de criar desenhos de investigação e aplicar métodos de diferentes áreas de pesquisa;
    5. ser capaz de selecionar e combinar diferentes abordagens académicas para o estudo e desenvolvimento de jogos, em função do contexto
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente:

    - Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico.

    - Utilização de recursos STEAM.

    - Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular;

    - Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). Washington, DC: APA.

    Drachen, A., Mirza-Babaei, P., Nacke, L. (2018). Games user research. Oxford University Press, New York

    Petri Lankoski and Staffan Björk (Eds.). 2015. Game Research Methods. Pittsburgh. ETC Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
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