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Disciplina Produção de Jogos e Métricas

  • Apresentação

    Apresentação

    Game Analytics

    Game development
    Game Design
    Game studies

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Processos e metodologias de desenvolvimento de projectos de jogos
    1.1 Análise de abordagens Waterfall, Spiral, Scrum e Agil/Iterative
    1.2 Problems in design process (pitfalls)
    1.3 Preparação para Métricas
    2. Visão geral da nomenclatura-chave na análise de jogos.
    3. Descoberta e comunicação de padrões de dados aplicados em jogos.
    4. Análise estatística, modelação preditiva, optimização, previsão.
    5. Comparação da análise de marketing, análise de risco, análise da web e análise de jogos.
    6. Telemetria e dados do utilizador.
    7. Análise de jogos Vs Game Analytics Vs Games user Research (GUR)

  • Objetivos

    Objetivos

    Utilizar metodologias ágeis de desenvolvimento de jogos que resultem de uma aplicação
    específica de estudos analíticos.
    - Saber adequar a leitura e adaptar a informação recolhida de um jogo ou de estudos de mercado,
    de modo a definir opções estratégicas nas diversas fases de produção de um jogo, onde se inclui
    necessariamente as artísticas também. - Saber identificar como as analíticas de jogos favorecem
    a análise um jogo como um produto, seja ele na sua performance económica, ecológica,
    emocional (user experience), produtiva, entre outros.
    - Conseguir interligar os resultados da análise de dados analíticos de outros domínios do sector
    das Tecnologias da Informação que estão intrinsecamente associados à investigação ou
    desenvolvimento de jogos. - Aplicar processos de produção de jogos que relacionem dados
    analíticos.
    - Saber relacionar o processo criativo do Game Design com a informação métrica de um
    determinado conjunto de dados.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente:

    - Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico.

    - Utilização de recursos STEAM.

    - Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular;

    - Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fields, T., & Cotton, B. (2011). Social game design: Monetization methods and mechanics .
    Burlington: Morgan Kauffman Publishers.
    Santhosh S., Vaden M. (2013) Telemetry and Analytics Best Practices and Lessons Learned. In
    Seif El-Nasr M., Drachen A., Canossa A. (Org.) Game Analytics. London: Springer, London.
    Swink, S. (2009) Game Feel: A Game Designer¿s Guide to Virtual Sensation. Amsterdam: Morgan
    Kaufmann Publishers Wallner, G. & Kriglsteina, S. (2015). An Introduction to Gameplay Data
    Visualization in Petri Lankoski and Staffan Björk (Org.) Game Research Methods. Pittsburg: ETC
    Press.
    Web Analytics Association. (2007). Web analytics definitions. Web Analytics Association (internet
    link) Zoeller G. (2013) Game Development Telemetry in Production. In Seif El-Nasr M., Drachen A.,
    Canossa A. (Org.) Game Analytics. London: Springer, London.

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