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Apresentação
Apresentação
Game Analytics
Game development
Game Design
Game studies
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6275-22898
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Processos e metodologias de desenvolvimento de projectos de jogos
1.1 Análise de abordagens Waterfall, Spiral, Scrum e Agil/Iterative
1.2 Problems in design process (pitfalls)
1.3 Preparação para Métricas
2. Visão geral da nomenclatura-chave na análise de jogos.
3. Descoberta e comunicação de padrões de dados aplicados em jogos.
4. Análise estatística, modelação preditiva, optimização, previsão.
5. Comparação da análise de marketing, análise de risco, análise da web e análise de jogos.
6. Telemetria e dados do utilizador.
7. Análise de jogos Vs Game Analytics Vs Games user Research (GUR)
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Objetivos
Objetivos
Utilizar metodologias ágeis de desenvolvimento de jogos que resultem de uma aplicação
específica de estudos analíticos.
- Saber adequar a leitura e adaptar a informação recolhida de um jogo ou de estudos de mercado,
de modo a definir opções estratégicas nas diversas fases de produção de um jogo, onde se inclui
necessariamente as artísticas também. - Saber identificar como as analíticas de jogos favorecem
a análise um jogo como um produto, seja ele na sua performance económica, ecológica,
emocional (user experience), produtiva, entre outros.
- Conseguir interligar os resultados da análise de dados analíticos de outros domínios do sector
das Tecnologias da Informação que estão intrinsecamente associados à investigação ou
desenvolvimento de jogos. - Aplicar processos de produção de jogos que relacionem dados
analíticos.
- Saber relacionar o processo criativo do Game Design com a informação métrica de um
determinado conjunto de dados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente:
- Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico.
- Utilização de recursos STEAM.
- Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular;
- Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fields, T., & Cotton, B. (2011). Social game design: Monetization methods and mechanics .
Burlington: Morgan Kauffman Publishers.
Santhosh S., Vaden M. (2013) Telemetry and Analytics Best Practices and Lessons Learned. In
Seif El-Nasr M., Drachen A., Canossa A. (Org.) Game Analytics. London: Springer, London.
Swink, S. (2009) Game Feel: A Game Designer¿s Guide to Virtual Sensation. Amsterdam: Morgan
Kaufmann Publishers Wallner, G. & Kriglsteina, S. (2015). An Introduction to Gameplay Data
Visualization in Petri Lankoski and Staffan Björk (Org.) Game Research Methods. Pittsburg: ETC
Press.
Web Analytics Association. (2007). Web analytics definitions. Web Analytics Association (internet
link) Zoeller G. (2013) Game Development Telemetry in Production. In Seif El-Nasr M., Drachen A.,
Canossa A. (Org.) Game Analytics. London: Springer, London.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não