filmeu

Disciplina Produção de Jogos e Métricas

  • Apresentação

    Apresentação

    Game Analytics

    Game development
    Game Design
    Game studies

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Processos e metodologias de desenvolvimento de projectos de jogos
    1.1 Análise de abordagens Waterfall, Spiral, Scrum e Agil/Iterative
    1.2 Problems in design process (pitfalls)
    1.3 Preparação para Métricas
    2. Visão geral da nomenclatura-chave na análise de jogos.
    3. Descoberta e comunicação de padrões de dados aplicados em jogos.
    4. Análise estatística, modelação preditiva, optimização, previsão.
    5. Comparação da análise de marketing, análise de risco, análise da web e análise de jogos.
    6. Telemetria e dados do utilizador.
    7. Análise de jogos Vs Game Analytics Vs Games user Research (GUR)

  • Objetivos

    Objetivos

    Utilizar metodologias ágeis de desenvolvimento de jogos que resultem de uma aplicação
    específica de estudos analíticos.
    - Saber adequar a leitura e adaptar a informação recolhida de um jogo ou de estudos de mercado,
    de modo a definir opções estratégicas nas diversas fases de produção de um jogo, onde se inclui
    necessariamente as artísticas também. - Saber identificar como as analíticas de jogos favorecem
    a análise um jogo como um produto, seja ele na sua performance económica, ecológica,
    emocional (user experience), produtiva, entre outros.
    - Conseguir interligar os resultados da análise de dados analíticos de outros domínios do sector
    das Tecnologias da Informação que estão intrinsecamente associados à investigação ou
    desenvolvimento de jogos. - Aplicar processos de produção de jogos que relacionem dados
    analíticos.
    - Saber relacionar o processo criativo do Game Design com a informação métrica de um
    determinado conjunto de dados.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente:

    - Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico.

    - Utilização de recursos STEAM.

    - Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular;

    - Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fields, T., & Cotton, B. (2011). Social game design: Monetization methods and mechanics .
    Burlington: Morgan Kauffman Publishers.
    Santhosh S., Vaden M. (2013) Telemetry and Analytics Best Practices and Lessons Learned. In
    Seif El-Nasr M., Drachen A., Canossa A. (Org.) Game Analytics. London: Springer, London.
    Swink, S. (2009) Game Feel: A Game Designer¿s Guide to Virtual Sensation. Amsterdam: Morgan
    Kaufmann Publishers Wallner, G. & Kriglsteina, S. (2015). An Introduction to Gameplay Data
    Visualization in Petri Lankoski and Staffan Björk (Org.) Game Research Methods. Pittsburg: ETC
    Press.
    Web Analytics Association. (2007). Web analytics definitions. Web Analytics Association (internet
    link) Zoeller G. (2013) Game Development Telemetry in Production. In Seif El-Nasr M., Drachen A.,
    Canossa A. (Org.) Game Analytics. London: Springer, London.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios